Dicas Audi A3 1.6 1998!

Pessoal, adquiri um A3 de 1998, o 1.6 com 50.000km

Alguém que tenha o mesmo carro poderia dar-me umas dicas sobre o motor, consumos etc?
Tambem agradecia que mencionassem problemas que tenham tido com o mesmo...
Este carro não é para fazer muito km's, é para o trabalho-casa-trabalho somente...

Abraços e bons Km's!
 
Pessoal, adquiri um A3 de 1998, o 1.6 com 50.000km

Alguém que tenha o mesmo carro poderia dar-me umas dicas sobre o motor, consumos etc?
Tambem agradecia que mencionassem problemas que tenham tido com o mesmo...
Este carro não é para fazer muito km's, é para o trabalho-casa-trabalho somente...

Abraços e bons Km's!

Boas.

Amigo não sou muito da area do 1.6, so me chamou á atenção uma coisa, um veiculo de 1998 com 50.000km's?

Abraços
 
Eu tenho um 8l 1.6 e dou-lhe uso diário... em termos de consumos, a carregar jante 18" em cidade, e sem me preocupar com isso anda na casa dos 8 e 9litros aos 100km...

O unico problema persistente que tenho é o relantim irregular.... mas isso acho que é comum nestes carros... É um motor bom, não te dá velocidades nem acelerações estonteantes, mas apartir das 3mil rotações ganha alma... até agora estou contente ;)
 
Bom carro, e muito bom motor, um poço de fiabilidade...
De 98 e com 50 mil kms... convinha verificar/mudar as correias.

(a de distribuição muda a cada 120 mil, mas a tua se não foi mudado, já tem 12 anos!!)
 
Sim, já foi mudada agora no Stand bem como a Bomba de àgua e extensores... Ele era de uma pessoa que o tinha na garagem como 3 º ou 4 º carro..hehe..por isso só tem 50 000 Km's!
Eu vendi um BMW 318 TDS e não gastava quanse nada..por isso tou preocupado com o consumo, mas como é para fazer cerca ce 15 km's / Dia...
Obrigado a todos..

Bons Km's1
 
Conta com algo na casa dos 7,2L a 7,5L.
Obviamente não é científico, depende dos tamanho dos pneus, pressão dos mesmos, trajectos e estilo de condução, mas os 7,2L é um valor realista.
 
Sim, já foi mudada agora no Stand bem como a Bomba de àgua e extensores... Ele era de uma pessoa que o tinha na garagem como 3 º ou 4 º carro..hehe..por isso só tem 50 000 Km's!
Eu vendi um BMW 318 TDS e não gastava quanse nada..por isso tou preocupado com o consumo, mas como é para fazer cerca ce 15 km's / Dia...
Obrigado a todos..

Bons Km's1

Sendo assim é uma boa compra :)

Continuações colega.
Abraços
 
Boas, sou proprietario de um A3 1.6l sport 5portas de 99 desde setembro de 2008.
Comprei com 82000km c/ livro de revisões de um concessionáro oficial, um carro de cidade basicamente.

Deixa-me contar-te a minha experiencia com este carro:

É um carro confortavel e que, apesar de não ser um carro de corridas, chega aos 190km/h sem qualquer esforço e deve passar esta marca.
Não tem barulhos parasitas apesar dos anos, o couro do volante e manete impecaveis

Os consumos no 1º ano: 7.5 não andando no para arranca centro da cidade e 6.5 em estrada 110km/h max
Cuidados a ter que eu não tive(já explico porque digo isto):
Este motor não se dá muito bem com periodos prolongados de tempo a andar pouco de cada vez. é necessário puxá-lo na AE mais do que uma vez todas as semanas

Eu poupei gas durante um ano e agora tenho alguns problemas que puderão advir disso:
Relanti oscilante ( gosta de acelar sozinho) embora não o faça sempre que saio
Com muita frequencia abaixo das 2000rpm quando vou a vel constante (50-60) e tiro o pé do acelarador, parece um cavalo selvagem. Começa aos soluços e solavancos mal acelero novamente passa tudo.
Se eu fizer AE ou uma viagem 100 - 200km anda certinho uns dias

Pode ser coincidencia mas pensei que estava a poupar no 1º ano e agora aparece isto.É pena, pois gosto muito do carro. Evitei até agora referir isto na oficina pois tenho medo da conta.

Outras características:
Consumo de oleo: Uso 5w40 sintetico da galp e faz 15000km e preciso de acrescentar quase um litro entre revisões
Em condução descontraída faz médias de 8L em circuito misto. Já fez 9L uma vez em cidade

Gosto da sensação de segurança que transmite, uma execente estabilidade em curva e travagem.
Ainda não tem EGR's para entupir e tem um motor relativamente simples e fiavel com 8valv

Bom não me estendo mais pois daqui a nada parece um diario de bordo. Fizeste uma boa compra , mas tira-lhe o carvão com regularidade senão tens chatices.
 
Esse problema do relantin oscilante não é consequência do "andar devagar" mas sim um problema no motor de relantin que é comum acontecer nos A3 e Golf IV com acelerador eléctrico
 
Olá armageddon, realmente já li nalguns sitios relatos de um problema com um motor de relanti. Como os sintomas não estavam bem descritos eu não consegui relaciona-los com o meu caso. Já tive oportunidade de observar o corpo onde liga o cabo do acelarador e quando o relanti oscila parece que aquilo tem vontade própria. Mesmo que eu tente segurar o motor que comanda a "borboleta" (penso eu que é isso) ele anda sozinho e parece que tem pulsações. Se for isso é necessário trocar todo o corpo, não? É caro?

O segundo problema que falei aparece sempre ao mesmo tempo que o primeiro, já sei se oscilar o relanti também tenho os solavancos quando tiro o pé do acel. . É sistemático e podem estar relacionados, não sei.

Obrigado pela tua ajuda e comentários. Como o carro tem sido fiavel até agora , não tinha pesquisado que avarias estão no histórico deste motor.
 
E não é por isso que deixa de ser fiável, cá em em casa temos dois 1.6 8v, o meu A4 de 96 e o Golf IV do meu irmão, no meu não tive problemas desses o acelerador ainda é de cabo, no do meu irmão já teve de levar o motor relantim(75 euros se não me falha a memória) e limpou-se a borboleta de admissão e ficou impecável, caso a limpeza não resolva tem de levar o corpo de admissão completo que são cerca de 250euros
 


Pois agora é que fiquei confuso. Pode ver-se que tenho um cabo de acelarador que vai até ao corpo da borboleta e mesmo assim tenho o tal motor de relanti? Do lado esquerdo (2ªfoto) tenho o que parace ser o comando que faz rodar a borboleta será este o motor que falas?

Quando o relanti oscila vejo rodar a mola mais pequena que está no interior junto à polía do cabo do acelarador(1ªfoto) , alguma coisa faz rodar a borboleta para ele acelarar. Não tenho como saber se o motor do relanti roda por vontade própria ou se é a centralina que recebe alguma informação errada e faz isto. Só um diagnóstico numa oficina tirará esta dúvida.
 
Last edited:
Boas. Já venho um pouco atrasado mas espero contribuir com algumas dicas. Também existe um argolas desses cá por casa com 235 mk. É de Dezembro de 2000. Como dicas vou enumerar aquilo que acho que deve ser feito, ou algumas das coisas que devem ser feitas:

- A correia de distribuição deve ser mudada de 90mk em 90mk;
- atenção ao óleo que se usa. o de casa usa 5w40. Pode achar-se exagero e desperdício de dinheiro, mas com os apertos que ele leva, prefiro óleo que aguente altas temperaturas. Ah e não toca no óleo de muda a muda. è feita de 15mk em 15mk.
- podem por-se pneus 205/60 r15, se as jantes forem de 15. Sempre dá para o "baixar" mais um pouco;
- quanto a consumos, só consegui fazer 6.6l, com cálculos efectuados quase à lupa, mas com velocidades entre os 80 e 90km/h. o consumo normal varia entre os 7 e os 7.5l aos 100. Se apertares o pé direito, facilmente te chega aos 9l. Este motor é um bocado guloso comparado com outros 1.6;
- o ralentim instável resolve-se em parte com a mudança as velas (parece mentira, mas é verdade. quando fui mudar as velas aos 160mk ou 170mk, o mecânico disse-me que as velas do meio nunca tinham sido mudadas. Quando olhei pra elas ate me assustei. O polo estava mesmo comido. o que pode ajudar também a esta história do ralentim instável, é a limpeza do corpo da borboleta de admissão, mas com muito cuidado, pois aquilo é tudo electrónico e parte-se com facilidade; o meu foi agora para a oficina mudar o corpo. estava mesmo uma lástima. mas parece que é um mal que estes carros padece das borboletas;
- um defeito que encontrei, e não sei se será apenas do meu carro, é a situação dos termostatos. já levou 3 termostatos. o último estava completamente desfeito. à pala de sobreaquecimento, lixou a sonda lambda que está antes do catalisador e empenou a cabeça do motor. rectificado e ficou a andar;


è tudo o que te posso dizer sobre o argolas cá de casa. É bom ter muita atenção ao aquecimento. São carros que aquecem bastante depressa. E se aquilo apita por causa de temperatura, é bom que se pare mesmo aquilo e quase de certeza, ou é termostato ou sensor de temperatura.

Se for necessário responder a algo mais, estarei disponível para tal, se souber a resposta.

Boas curvas e tira o carvão de vez em quando.


P.S. Se souber fazer algum tpo de mecânica, poupa-se algum dinheiro na montagem e desmontagem de componentes. E vale a pena ir à concorrência comprar peças de desgaste, se estas forem da mesma marca ou superiores, às que equipam o carro de origem. Conseguem-se poupar uns bons euros.
 
Last edited:
Boas..
aproveito para expor o problema do meu A3 1.6i de 98 com 210mil km; levou recentemente segmentos (estavam bastante gastos num dos cilindros), capas de biela, vedantes de válvulas etc..isto tudo por aparecer bastante vapor de gasolina na tampa das válvulas onde tem o tampão do oleo, concentrando-se algum óleo junto da admissao pelo tubo de reaproveitamento de gases.
levou também kit de distribuição, velas e até os fios dos cachimbos por ter um em mau estado.(isto tudo feito pelo mecânico)
Falando no problema do corpo de admissão (borboleta) passa-se o mesmo com o meu... altera o relantim de tal forma que por vezes vai quase até ás 4mil descendo e voltando a subir novamente e sempre com um imenso cheiro a gasolina que por vezes o carro vai-se abaixo ficando mesmo encharcado, sem pegar de imediato novamente. para alem disso continua a aparecer vapor e acumulação de algum oleo junto ao corpo de admissão.
Já troquei o corpo de admissão completo (por um da concorrência) e agora em vez de aumentar a aceleração não tem relantim. Sinceramente já não sei o que fazer..
Alguma sugestão?
 
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