Boas. Já venho um pouco atrasado mas espero contribuir com algumas dicas. Também existe um argolas desses cá por casa com 235 mk. É de Dezembro de 2000. Como dicas vou enumerar aquilo que acho que deve ser feito, ou algumas das coisas que devem ser feitas:
- A correia de distribuição deve ser mudada de 90mk em 90mk;
- atenção ao óleo que se usa. o de casa usa 5w40. Pode achar-se exagero e desperdício de dinheiro, mas com os apertos que ele leva, prefiro óleo que aguente altas temperaturas. Ah e não toca no óleo de muda a muda. è feita de 15mk em 15mk.
- podem por-se pneus 205/60 r15, se as jantes forem de 15. Sempre dá para o "baixar" mais um pouco;
- quanto a consumos, só consegui fazer 6.6l, com cálculos efectuados quase à lupa, mas com velocidades entre os 80 e 90km/h. o consumo normal varia entre os 7 e os 7.5l aos 100. Se apertares o pé direito, facilmente te chega aos 9l. Este motor é um bocado guloso comparado com outros 1.6;
- o ralentim instável resolve-se em parte com a mudança as velas (parece mentira, mas é verdade. quando fui mudar as velas aos 160mk ou 170mk, o mecânico disse-me que as velas do meio nunca tinham sido mudadas. Quando olhei pra elas ate me assustei. O polo estava mesmo comido. o que pode ajudar também a esta história do ralentim instável, é a limpeza do corpo da borboleta de admissão, mas com muito cuidado, pois aquilo é tudo electrónico e parte-se com facilidade; o meu foi agora para a oficina mudar o corpo. estava mesmo uma lástima. mas parece que é um mal que estes carros padece das borboletas;
- um defeito que encontrei, e não sei se será apenas do meu carro, é a situação dos termostatos. já levou 3 termostatos. o último estava completamente desfeito. à pala de sobreaquecimento, lixou a sonda lambda que está antes do catalisador e empenou a cabeça do motor. rectificado e ficou a andar;
è tudo o que te posso dizer sobre o argolas cá de casa. É bom ter muita atenção ao aquecimento. São carros que aquecem bastante depressa. E se aquilo apita por causa de temperatura, é bom que se pare mesmo aquilo e quase de certeza, ou é termostato ou sensor de temperatura.
Se for necessário responder a algo mais, estarei disponível para tal, se souber a resposta.
Boas curvas e tira o carvão de vez em quando.
P.S. Se souber fazer algum tpo de mecânica, poupa-se algum dinheiro na montagem e desmontagem de componentes. E vale a pena ir à concorrência comprar peças de desgaste, se estas forem da mesma marca ou superiores, às que equipam o carro de origem. Conseguem-se poupar uns bons euros.