Boas,
Após detectar uma fuga que que parecia de ser de óleo, verifiquei que bomba de alta pressão estava a verter.
Pesquisei na net e este problema é recorrente nas bombas da Luk.
O kit de reparação da bomba de alta pressão da LUK, apesar de viável, a reincidência das fugas era grande e com um custo na ordem dos 50€ desse kit, optei avançar para bomba (Bosch) que veio substituir a original e que neste momento é vendida para os nossos carros pela marca, comprei uma usada (de uma caddy) custo aproximado 100€.
Aqui está a processo utilizado por mim para instalar a bomba de alta pressão, numa A4 B6 1.9 TDI AVF
Tempo Necessário:
2h (Nas calmas)
Material necessário:
:arrow: Bomba de Alta pressão Bosch - 038 145 209 Q
:arrow: Junta de vedação - 038 145 215 (Custo na marca +- 10€)
:arrow: Braçadeira de metal 15mm/22mm
Ferramenta necessária
:arrow: Chaves de roquete e respectivo conjunto.
:arrow: Chaves sextavadas
:arrow: Chaves de estrela
:arrow: Chave de fendas
:arrow: Alicate de Pontas
- Remover a blindagem superior do motor, 3 porcas 10mm.
- Desapertar o parafuso do tubo que vai do intercooler até a EGR , 10mm
- Desencaixar a ficha do sensor Map, os tubos de combustível dos encaixes, as duas molas dos dois extremos do tubo.
- Remover o tubo na sua totalidade para melhore acesso.
- No meu caso tenho uma braçadeira do motor ao tubo, fazendo com que fique devidamente alinhado com a EGR e o outro extremo do tubo evitando fugas de óleo.
- Desapertar a ficha dos injectores, cuidado para não ir impurezas para a ficha ou encaixe.
- Desencaixar as 2 braçadeiras inferiores usando um alicate de pontas.
- Cortar a ultima braçadeira de metal do lado esquerdo com um alicate de corte.
- A bomba de alta pressão tem 2 parafusos de um buraco 6mm do lado esquerdo e outros dois 5mm na parte inferior do lado direito.
- Remover a bomba de pressão .
- Aspecto após a remoção da bomba
- Limpar a área de contacto com um pano.
- Encaixar o vedante na bomba de pressão nova.
- Girar o ponto da bomba para encaixar no bloco do motor no mesmo ângulo.
- Colocar a braçadeira nova e recolocar as outras no respectivo lugar.
- Agora inverter o processo para colocar tudo no sítio.
- Sangrar a bomba, no meu caso como aproveitei o dia para fazer a mudança do filtro de gasóleo coloquei tudo no sitio e soltei a válvula anti-retorno a cada 2 vezes que ligava a ignição sem arrancar com o motor.
Isto fez sair a maior parte do ar do circuito de combustível, quando o filtro ficou cheio encaixei-o e liguei o carro, engasgou-se uma vez ou outra (ar ainda na linha de combustível), ficando a funcionar correctamente em seguida.
- Trabalho finalizado

Este tópico serve apenas como ilustração do processo que utilizei, não me responsabilizo por aplicações efectuadas por terceiros.
Espero ter ajudado nas vossas duvidas, qualquer outra questão estou por cá…
Link de outro projecto:
https://translate.google.pt/trans...ej-podcisnienia-i-paliwa/&edit-text=&act=url
Após detectar uma fuga que que parecia de ser de óleo, verifiquei que bomba de alta pressão estava a verter.
Pesquisei na net e este problema é recorrente nas bombas da Luk.
O kit de reparação da bomba de alta pressão da LUK, apesar de viável, a reincidência das fugas era grande e com um custo na ordem dos 50€ desse kit, optei avançar para bomba (Bosch) que veio substituir a original e que neste momento é vendida para os nossos carros pela marca, comprei uma usada (de uma caddy) custo aproximado 100€.
Aqui está a processo utilizado por mim para instalar a bomba de alta pressão, numa A4 B6 1.9 TDI AVF
Tempo Necessário:
2h (Nas calmas)
Material necessário:
:arrow: Bomba de Alta pressão Bosch - 038 145 209 Q
:arrow: Junta de vedação - 038 145 215 (Custo na marca +- 10€)
:arrow: Braçadeira de metal 15mm/22mm
Ferramenta necessária
:arrow: Chaves de roquete e respectivo conjunto.
:arrow: Chaves sextavadas
:arrow: Chaves de estrela
:arrow: Chave de fendas
:arrow: Alicate de Pontas
- Remover a blindagem superior do motor, 3 porcas 10mm.

- Desapertar o parafuso do tubo que vai do intercooler até a EGR , 10mm
- Desencaixar a ficha do sensor Map, os tubos de combustível dos encaixes, as duas molas dos dois extremos do tubo.
- Remover o tubo na sua totalidade para melhore acesso.
- No meu caso tenho uma braçadeira do motor ao tubo, fazendo com que fique devidamente alinhado com a EGR e o outro extremo do tubo evitando fugas de óleo.

- Desapertar a ficha dos injectores, cuidado para não ir impurezas para a ficha ou encaixe.
- Desencaixar as 2 braçadeiras inferiores usando um alicate de pontas.
- Cortar a ultima braçadeira de metal do lado esquerdo com um alicate de corte.
- A bomba de alta pressão tem 2 parafusos de um buraco 6mm do lado esquerdo e outros dois 5mm na parte inferior do lado direito.

- Remover a bomba de pressão .

- Aspecto após a remoção da bomba

- Limpar a área de contacto com um pano.
- Encaixar o vedante na bomba de pressão nova.
- Girar o ponto da bomba para encaixar no bloco do motor no mesmo ângulo.
- Colocar a braçadeira nova e recolocar as outras no respectivo lugar.

- Agora inverter o processo para colocar tudo no sítio.
- Sangrar a bomba, no meu caso como aproveitei o dia para fazer a mudança do filtro de gasóleo coloquei tudo no sitio e soltei a válvula anti-retorno a cada 2 vezes que ligava a ignição sem arrancar com o motor.
Isto fez sair a maior parte do ar do circuito de combustível, quando o filtro ficou cheio encaixei-o e liguei o carro, engasgou-se uma vez ou outra (ar ainda na linha de combustível), ficando a funcionar correctamente em seguida.
- Trabalho finalizado

Este tópico serve apenas como ilustração do processo que utilizei, não me responsabilizo por aplicações efectuadas por terceiros.
Espero ter ajudado nas vossas duvidas, qualquer outra questão estou por cá…

Link de outro projecto:
https://translate.google.pt/trans...ej-podcisnienia-i-paliwa/&edit-text=&act=url