Boas...
Finalmente hoje, 20/04/2012, eu lá consegui por os vidros eléctricos nas portas de trás
Tive a ajuda do user Kraven69 que me facultou um esquema dos vidros, o que veio comprovar que o esquema que eu tinha feito anteriormente estava correcto.
Resumindo o que é necessário:
2 Motores para as portas traseiras.
O motor porta do condutor no meu caso serviu o mesmo.
2 Cablagens completas das portas interiores traseiras, preparadas param os vidros eléctricos.
1 Trim da porta do condutor com respectivos 4 botões
2 trims das portas traseiras com respectivos botões
O ideal seria arranjar 2 conetores, com +/- 20cm de fio, que ligam ao pilar B de um carro com vidros elétricos.
Todo o material em troca de umas cervejas... Bom preço
1 Cablagem home-made com 8 (4+4, 4 para cada porta traseira) fios mais 4 (2+2, 2 para cada porta traseira) fios de secção +/- 2.5 para a alimentação, para os 8 fios utilizei um cabo de rede que tem 8 fios. Os fios para a alimentação foram retirados de um cabo eléctrico 2.5.
No final codificar com o vag-com no módulo 46, adaptation, canal 61. Alterar o valor de 1 para 0.
A cablagem home-made é muito fácil de fazer, terá de ser uma cablagem que vá do conector da porta do condutor até às 2 portas traseiras, eu passeia por baixo da alcatifa mesmo junto á porta, bastou levantar os plásticos, até á porta traseira esquerda e continuou por baixo do banco traseiro até á porta traseira direita.
Para a cablagem usei como disse um cabo de rede e fio eléctrico de secção 2.5 de cores diferentes, eu usei castanho (massa) e azul (positivo).
Para a porta traseira esquerda, +/- 1.70mts de cabo e para a porta traseira direita uns 3mts, mas se for um bocado a mais depois corta-se.
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Em primeiro lugar tirar as forras das 3 portas, condutor e das duas traseiras.
Retirar toda a cablagem existente das portas traseiras e forras, bem como o trim e a manivela dos vidros e trocar pelo trim novo, já com botão e apertar o motor no sítio.
Na porta do condutor basta trocar o trim para o de 4 botões.
Manivela elevatoria dos vidros traseiros
Como se pode verificar o encaixe da manivela e do motor é igual, por isso basta só trocar.
Colocar a nova cablagem nas portas traseiras, são duas por porta, 1 que liga ao motor e fecho central e outra que liga no motor e vai às forras das portas, depois ligar os conectores no fecho central, motor, botão, colunas e twiters.
Nova cablagem que liga o pilar B ao interior da porta:
Cablagem antiga que liga o pilar B ao interior da porta:
Cablagem interior montada na forra:
Tirar os plásticos do pilar A (condutor) até ao pilar B (porta traseira) e desengatar as fichas que ligam ao pilar A e aos 2 pilares B.
Depois dos conectores desengatados vamos começar a ligar a cablagem home-made e começamos pelo conector do pilar A.
No meu caso ele tem as ligações como mostra na imagem abaixo, são diferentes das dos conectores da nova cablagem, mas não faz mal.
Descarnei um bocado os fios originais que ligam ao conector e soldei os da nova cablagem home-made, os 8 do cabo de rede e os 4 de alimentação, 4+4+2+2.
Ter em atenção as cores dos fios a ligar e a que cores vão ligar.
Eu utilizei as cores castanho, castanho/branco, laranja e laranja/branco, por esta ordem, para a alimentação o cabo castanho liga á massa (castanho) e o Azul ao positivo (vermelho/branco).
Passar a cablagem home-made até ao pilar B esquerdo.
O conector deste pilar tem a disposição dos fios diferente da cablagem interior das portas, como mostra a imagem abaixo, falta um fio na posição 6.
Aqui podia entrar o tal conetor de um carro já com vidros elétricos e que tivesse a mesma disposição dos fios do conetor interior da porta, mas como não tinha usei o de origem...
Passei um fio da carreira de baixo para a posição 6, para ficar com a pinagem igual ao conector interior das portas, como se pode ver nesta imagem.
Conector interior da porta que liga aoconector pilar B:
Neste pilar eu cortei os fios originais, deixando uns 15cm de comprimento, menos os das colunas posição 2 e 12, pois já não são necessários, sendo assim soldei os fios da cablagem home-made nas pontas dos fios originais, respeitando a cor a que foram ligados no pilar A com a cor dos fios da cablagem interior. Ou seja, a cor dos fios a que a cablagem home-made foi ligada no pilar A, tem de ser respeitada na ligação ao conector do pilar B, tem de coincidir com o nº do polo do conector da porta interior, como mostra a imagem abaixo:
Esquema de ligações - Meu A4 B6 2003
A cor dos fios do conector onde se vai soldar os fios da cablagem H-M é diferente, mas não faz mal, o que interessa é a sua disposição dos fios ser igual ao conector interior e soldar os fios na posição certa.
As cores de onde provêm do pilar A têm de coincidir com as do conector interior da porta:
A alimentação também se liga nos fios existentes apesar de serem de secção menor, mas não deve haver problema.
O fio castanho liga ao fio da posição 1 (massa) e o fio azul ao fio da posição 11 (positivo).
Depois de tudo ligado colocar o conector no sitio e avançar com a cablagem H-M para a porta direita e fazer tudo igual ao conector da porta esquerda.
Quando terminar as ligações e para testar, colocar as forras das 3 portas no sitio (só apontes) e fazer as ligações á porta. Depois temos de ligar o vag-com e codificar no modulo 46, adaptation, canal 61 e alterar o valor de 1 para 0 ou de 3 para 2.
Se tudo estiver bem montado já deve funcionar e então começar a esconder a cablagem H-M por baixo da carpete junto às portas.
Para passar a cablagem da porta direita para a esquerda, eu passeia por debaixo do banco traseiro
Depois é começar a montar os plásticos todos e apertar as forras das portas.
Falta inda arranjar 2 tampas para tapar os furos que ficaram das manetes.
Espero que este DIY seja útil a alguém e qualquer dúvida estou aqui para esclarecer.
cumps
Finalmente hoje, 20/04/2012, eu lá consegui por os vidros eléctricos nas portas de trás
Tive a ajuda do user Kraven69 que me facultou um esquema dos vidros, o que veio comprovar que o esquema que eu tinha feito anteriormente estava correcto.
Resumindo o que é necessário:
2 Motores para as portas traseiras.
O motor porta do condutor no meu caso serviu o mesmo.
2 Cablagens completas das portas interiores traseiras, preparadas param os vidros eléctricos.
1 Trim da porta do condutor com respectivos 4 botões
2 trims das portas traseiras com respectivos botões
O ideal seria arranjar 2 conetores, com +/- 20cm de fio, que ligam ao pilar B de um carro com vidros elétricos.
Todo o material em troca de umas cervejas... Bom preço
1 Cablagem home-made com 8 (4+4, 4 para cada porta traseira) fios mais 4 (2+2, 2 para cada porta traseira) fios de secção +/- 2.5 para a alimentação, para os 8 fios utilizei um cabo de rede que tem 8 fios. Os fios para a alimentação foram retirados de um cabo eléctrico 2.5.
No final codificar com o vag-com no módulo 46, adaptation, canal 61. Alterar o valor de 1 para 0.
A cablagem home-made é muito fácil de fazer, terá de ser uma cablagem que vá do conector da porta do condutor até às 2 portas traseiras, eu passeia por baixo da alcatifa mesmo junto á porta, bastou levantar os plásticos, até á porta traseira esquerda e continuou por baixo do banco traseiro até á porta traseira direita.
Para a cablagem usei como disse um cabo de rede e fio eléctrico de secção 2.5 de cores diferentes, eu usei castanho (massa) e azul (positivo).
Para a porta traseira esquerda, +/- 1.70mts de cabo e para a porta traseira direita uns 3mts, mas se for um bocado a mais depois corta-se.
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Em primeiro lugar tirar as forras das 3 portas, condutor e das duas traseiras.
Retirar toda a cablagem existente das portas traseiras e forras, bem como o trim e a manivela dos vidros e trocar pelo trim novo, já com botão e apertar o motor no sítio.
Na porta do condutor basta trocar o trim para o de 4 botões.
Manivela elevatoria dos vidros traseiros
Como se pode verificar o encaixe da manivela e do motor é igual, por isso basta só trocar.
Colocar a nova cablagem nas portas traseiras, são duas por porta, 1 que liga ao motor e fecho central e outra que liga no motor e vai às forras das portas, depois ligar os conectores no fecho central, motor, botão, colunas e twiters.
Nova cablagem que liga o pilar B ao interior da porta:
Cablagem antiga que liga o pilar B ao interior da porta:
Cablagem interior montada na forra:
Tirar os plásticos do pilar A (condutor) até ao pilar B (porta traseira) e desengatar as fichas que ligam ao pilar A e aos 2 pilares B.
Depois dos conectores desengatados vamos começar a ligar a cablagem home-made e começamos pelo conector do pilar A.
No meu caso ele tem as ligações como mostra na imagem abaixo, são diferentes das dos conectores da nova cablagem, mas não faz mal.
Descarnei um bocado os fios originais que ligam ao conector e soldei os da nova cablagem home-made, os 8 do cabo de rede e os 4 de alimentação, 4+4+2+2.
Ter em atenção as cores dos fios a ligar e a que cores vão ligar.
Eu utilizei as cores castanho, castanho/branco, laranja e laranja/branco, por esta ordem, para a alimentação o cabo castanho liga á massa (castanho) e o Azul ao positivo (vermelho/branco).
Passar a cablagem home-made até ao pilar B esquerdo.
O conector deste pilar tem a disposição dos fios diferente da cablagem interior das portas, como mostra a imagem abaixo, falta um fio na posição 6.
Aqui podia entrar o tal conetor de um carro já com vidros elétricos e que tivesse a mesma disposição dos fios do conetor interior da porta, mas como não tinha usei o de origem...
Passei um fio da carreira de baixo para a posição 6, para ficar com a pinagem igual ao conector interior das portas, como se pode ver nesta imagem.
Conector interior da porta que liga aoconector pilar B:
Neste pilar eu cortei os fios originais, deixando uns 15cm de comprimento, menos os das colunas posição 2 e 12, pois já não são necessários, sendo assim soldei os fios da cablagem home-made nas pontas dos fios originais, respeitando a cor a que foram ligados no pilar A com a cor dos fios da cablagem interior. Ou seja, a cor dos fios a que a cablagem home-made foi ligada no pilar A, tem de ser respeitada na ligação ao conector do pilar B, tem de coincidir com o nº do polo do conector da porta interior, como mostra a imagem abaixo:
Esquema de ligações - Meu A4 B6 2003
A cor dos fios do conector onde se vai soldar os fios da cablagem H-M é diferente, mas não faz mal, o que interessa é a sua disposição dos fios ser igual ao conector interior e soldar os fios na posição certa.
As cores de onde provêm do pilar A têm de coincidir com as do conector interior da porta:
A alimentação também se liga nos fios existentes apesar de serem de secção menor, mas não deve haver problema.
O fio castanho liga ao fio da posição 1 (massa) e o fio azul ao fio da posição 11 (positivo).
Depois de tudo ligado colocar o conector no sitio e avançar com a cablagem H-M para a porta direita e fazer tudo igual ao conector da porta esquerda.
Quando terminar as ligações e para testar, colocar as forras das 3 portas no sitio (só apontes) e fazer as ligações á porta. Depois temos de ligar o vag-com e codificar no modulo 46, adaptation, canal 61 e alterar o valor de 1 para 0 ou de 3 para 2.
[Select]
[46 - Central Convenience]
[Adaptation - 10]
[Channel 061: Variant Reduction]
+1 = Mechanical Window Regulators in Rear (PR-4R5)
+2 = Footwell Lights (PR-QQ1
Note: Adaptation value is the sum of the individual options.
Se tudo estiver bem montado já deve funcionar e então começar a esconder a cablagem H-M por baixo da carpete junto às portas.
Para passar a cablagem da porta direita para a esquerda, eu passeia por debaixo do banco traseiro
Depois é começar a montar os plásticos todos e apertar as forras das portas.
Falta inda arranjar 2 tampas para tapar os furos que ficaram das manetes.
Espero que este DIY seja útil a alguém e qualquer dúvida estou aqui para esclarecer.
cumps
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