Olá,
antes de mais não estranhem pois criei conta à imenso tempo e nunca mais parei por aqui.
Aparte disso, resolvi fazer este DIY pois acredito que possa ajudar malta que pretenda fazer também. O carro tem cerca de 135k e já andava com o coração no peito pois deveria ter feito isto as 120k ou 5 anos ( creio ) mas a falta de tempo levou a que assim fosse. Lembro que isto é um dos componentes mais importantes pelo que não se deve brincar com a sua manutenção.
Motivações:
Antes de mais, deixem-me apenas dizer, que o que me motiva nestes trabalhos não é a falta de eventual disponibilidade financeira para mandar fazer o trabalho, mas sim a vontade de o fazer por mim mesmo, tentando recorrer ás ferramentas próprias para fazer o trabalho com confiança. A minha profissão é engenheiro de software pelo que desculpem possíveis pressupostos.
Notas: desculpem a falta de exactidão nas fotografias, mas quando as resolvi tirar já tinha feito parte do trabalho.
Ferramentas necessárias:
10, 13, 15, 16 para chaves de caixa ( no meu caso, 1/4" e 1/2" )
cobertura inferior do motor T25 e T30 torx
chave de 19 bi-hexagonal
chave de 10 ( parafusos polia cambota - correia de acessórios )
(chaves de tranca de motor.. )
- polia da cambota
- pinos polias arvore/cams
- tensor correia de acessórios ( opcional )
1) Levantar confortávelmente nos apoios correctos e colocar em descanso o mesmo em segurança. ( nunca é tarde dizer para não se colocarem debaixo de um carro suspenso pelo macaco hidráulico ).
2) ( Parte inferior do carro ) Remover a proteção inferior do motor e a parte frontal inferior da cave de rodas ( T25 / T30 )
3) ( Parte superior ) Começar por remover a tomada da sonda do liquido de refrigeração do reservatório. Posteriormente remover dois parufusos do reservatório deixando o mesmo completamente solto.
Soltar o depósito do filtro de gasóleo, retirando dois parafusos e uma porca que vai ao parafuso do batente do motor.
Soltar os dois parafusos das condutas de água/combústivel para ganhar mais manobra.
Feito isto conseguimos com jeitinho ter mais espaço para trabalhar na troca da correia de distribuição. NOTA: a tentativa aqui é não retirar os tubos do combústivel que dariam sem dúvida mais espaço, mas depois haveria a possibilidade de ganharem ar tendo nós de via VCDS activar a bomba para retirar o mesmo ( desculpem se me engano ).
4) Tensionar o tensor da correcta de acessórios de forma a podermos retirar a correia ( não é necessário prender o mesmo já. Ter em atenção apenas a firmeza da chave de 15 de forma a não se soltar e causar algum dano a voçês própios )
4) Retirar os parafusos da polia da correia de acessórios ( cambota ) ( 4parafusos )
5) Retirar cobertura inferior da correia de distribuição. Divide-se em três capas.. inferior ( chapa), central ( chapa) superior ( plástico ). Para remover a central será preciso retirar o tensionador da correia de acessórios prendendo o mesmo na posição tensionada.. necessário para remover os dois parafusos que o seguram. Podem retirar também já a capa superior segura apenas por três molas automáticas
Aproveito também para aconselhar o uso de uma base magnética de forma a manter junto os parafusos por tipo de forma a ser obvia a sua montagem posterior evitando também perdas.
Continuação..
Bem, tive que parar o serviço pois não encontrei a minha chave de 19 bi-hexagonal que preciso para rodar a cambota e colocar a tranca na polia desta. O suporte do motor terá de ser retirado também mas irei primeiro rodar o mesmo e só depois retirar o suporte quando tiver trancado em baixo... "mais estabilidade".
( Não finalizado ...)
Motivos:
não tenho o kit de distribuição comprado.. Recomendam Gates ou Continental ( ambos kits ).
Bomba de água ( recomendam alguma marca ?)
Parafusos de suporte de motor ( deverão ser trocados ?, penso que há pessoas que dizem que deve ser mudados, mas duvido que as oficinas o façam.. )
Falta de anticongelante ( farei DIY na mudança do mesmo se possível )
E é isto.. Não é de todo o DIY mais exemplificativo mas para quem se quer aventurar penso que já poderá tirar umas ideias. Lembro que por não segui nenhum manual ( não os tenho ), pelo que fui fazendo segundo o bom senso com todo o cuidado possível. Qualquer dúvida ou sugestão digam pois estou aqui para ajudar e aprender também.
Cumprimentos,
David Rodrigues.
antes de mais não estranhem pois criei conta à imenso tempo e nunca mais parei por aqui.
Aparte disso, resolvi fazer este DIY pois acredito que possa ajudar malta que pretenda fazer também. O carro tem cerca de 135k e já andava com o coração no peito pois deveria ter feito isto as 120k ou 5 anos ( creio ) mas a falta de tempo levou a que assim fosse. Lembro que isto é um dos componentes mais importantes pelo que não se deve brincar com a sua manutenção.
Motivações:
Antes de mais, deixem-me apenas dizer, que o que me motiva nestes trabalhos não é a falta de eventual disponibilidade financeira para mandar fazer o trabalho, mas sim a vontade de o fazer por mim mesmo, tentando recorrer ás ferramentas próprias para fazer o trabalho com confiança. A minha profissão é engenheiro de software pelo que desculpem possíveis pressupostos.
Notas: desculpem a falta de exactidão nas fotografias, mas quando as resolvi tirar já tinha feito parte do trabalho.
Ferramentas necessárias:
10, 13, 15, 16 para chaves de caixa ( no meu caso, 1/4" e 1/2" )
cobertura inferior do motor T25 e T30 torx
chave de 19 bi-hexagonal
chave de 10 ( parafusos polia cambota - correia de acessórios )
(chaves de tranca de motor.. )
- polia da cambota
- pinos polias arvore/cams
- tensor correia de acessórios ( opcional )
1) Levantar confortávelmente nos apoios correctos e colocar em descanso o mesmo em segurança. ( nunca é tarde dizer para não se colocarem debaixo de um carro suspenso pelo macaco hidráulico ).
2) ( Parte inferior do carro ) Remover a proteção inferior do motor e a parte frontal inferior da cave de rodas ( T25 / T30 )
3) ( Parte superior ) Começar por remover a tomada da sonda do liquido de refrigeração do reservatório. Posteriormente remover dois parufusos do reservatório deixando o mesmo completamente solto.
Soltar o depósito do filtro de gasóleo, retirando dois parafusos e uma porca que vai ao parafuso do batente do motor.
Soltar os dois parafusos das condutas de água/combústivel para ganhar mais manobra.
Feito isto conseguimos com jeitinho ter mais espaço para trabalhar na troca da correia de distribuição. NOTA: a tentativa aqui é não retirar os tubos do combústivel que dariam sem dúvida mais espaço, mas depois haveria a possibilidade de ganharem ar tendo nós de via VCDS activar a bomba para retirar o mesmo ( desculpem se me engano ).
4) Tensionar o tensor da correcta de acessórios de forma a podermos retirar a correia ( não é necessário prender o mesmo já. Ter em atenção apenas a firmeza da chave de 15 de forma a não se soltar e causar algum dano a voçês própios )
4) Retirar os parafusos da polia da correia de acessórios ( cambota ) ( 4parafusos )
5) Retirar cobertura inferior da correia de distribuição. Divide-se em três capas.. inferior ( chapa), central ( chapa) superior ( plástico ). Para remover a central será preciso retirar o tensionador da correia de acessórios prendendo o mesmo na posição tensionada.. necessário para remover os dois parafusos que o seguram. Podem retirar também já a capa superior segura apenas por três molas automáticas
Aproveito também para aconselhar o uso de uma base magnética de forma a manter junto os parafusos por tipo de forma a ser obvia a sua montagem posterior evitando também perdas.
Continuação..
Bem, tive que parar o serviço pois não encontrei a minha chave de 19 bi-hexagonal que preciso para rodar a cambota e colocar a tranca na polia desta. O suporte do motor terá de ser retirado também mas irei primeiro rodar o mesmo e só depois retirar o suporte quando tiver trancado em baixo... "mais estabilidade".
( Não finalizado ...)
Motivos:
não tenho o kit de distribuição comprado.. Recomendam Gates ou Continental ( ambos kits ).
Bomba de água ( recomendam alguma marca ?)
Parafusos de suporte de motor ( deverão ser trocados ?, penso que há pessoas que dizem que deve ser mudados, mas duvido que as oficinas o façam.. )
Falta de anticongelante ( farei DIY na mudança do mesmo se possível )
E é isto.. Não é de todo o DIY mais exemplificativo mas para quem se quer aventurar penso que já poderá tirar umas ideias. Lembro que por não segui nenhum manual ( não os tenho ), pelo que fui fazendo segundo o bom senso com todo o cuidado possível. Qualquer dúvida ou sugestão digam pois estou aqui para ajudar e aprender também.
Cumprimentos,
David Rodrigues.