[DIY] Instalação de Mínimos de leds (Sem erros no CB)

Olá a todos...

Para começar, vou explicar rapidamente como é possível eliminar o erro no CB.

Normalmente os mínimos usam lâmpadas de 5W. Ora:

Corrente = Potência / Tensão = 5w / 12v = 417 mA

Ou seja, uma lâmpada de mínimo consome sensivelmente 417mA.

Para igualar esse consumo com uma resistência de modo a que o CB não dê erro, tínhamos:

Resistência = Tensão / Corrente = 12v / 417mA = 28.8 ohms

Ou seja, tínhamos de usar uma resistência de 28.8 ohms de 5W.

Como esse consumo é bastante elevado (aumentando a temperatura na resistência), decidi experimentar uma resistência de 100 ohms @ 5w:

Com essa resistência de 100 ohms, temos:

Corrente = Tensão / Resistência = 12v / 100 ohms = 120mA

Potencia = Tensão * Corrente = 12v * 120mA = 1,44w

Conclui assim que:

Usando uma resistência de 100ohms @ 5W, vamos ter um consumo de 120mA que é suficiente para que o CB não dê erro. E como terei uma potencia de 1.44w... Esta resistência de 5w é suficiente e não irá aquecer muito.

Depois desta explicação, vamos à instalação:

Material necessário:

2x Lâmpadas leds brancas tipo W5W
2x Resistência de 100ohms @ 5W
4x abraçadeiras de plástico
10cm de fio eléctrico

dscf001.jpg


Vamos começar por descarnar o cabo eléctrico e usar esse isolamento para isolar os terminais das resistências:

dscf002.jpg


Depois eu optei por não soldar nada. Se repararem no casquilho da lâmpada de mínimos têm dois terminais onde os dois fios estão gravados. Com algum cuidado é possível encaixar os terminais da resistência juntos dos cabos de alimentação da lâmpada. Não sendo necessário cortar nem soldar nada.
Por fim optei por fixar os terminais da resistência aos fios de alimentação com abraçadeiras de plástico, para que com a vibração, a resistência não se solte.

dscf003.jpg


dscf004.jpg


Por fim, vamos encaixar as lâmpadas de leds nas ópticas. Como se pode verificar, a resistência fica numa posição muito boa sem estar em contacto com nenhum cabo. E como a parte de cerâmica fica "no ar" permite uma maior dissipação de calor.

dscf005.jpg


Resultado final:

dscf006.jpg


E se por algum motivo for necessário retirar estes mínimos de leds, basta cortar as abraçadeiras e desencaixar as resistências.

Espero que vos seja útil.

ABC
tEaM
 
Olá a todos...

Para começar, vou explicar rapidamente como é possível eliminar o erro no CB.

Normalmente os mínimos usam lâmpadas de 5W. Ora:

Corrente = Potência / Tensão = 5w / 12v = 417 mA

Ou seja, uma lâmpada de mínimo consome sensivelmente 417mA.

Para igualar esse consumo com uma resistência de modo a que o CB não dê erro, tínhamos:

Resistência = Tensão / Corrente = 12v / 417mA = 28.8 ohms

Ou seja, tínhamos de usar uma resistência de 28.8 ohms de 5W.

Como esse consumo é bastante elevado (aumentando a temperatura na resistência), decidi experimentar uma resistência de 100 ohms @ 5w:

Com essa resistência de 100 ohms, temos:

Corrente = Tensão / Resistência = 12v / 100 ohms = 120mA

Potencia = Tensão * Corrente = 12v * 120mA = 1,44w

Conclui assim que:

Usando uma resistência de 100ohms @ 5W, vamos ter um consumo de 120mA que é suficiente para que o CB não dê erro. E como terei uma potencia de 1.44w... Esta resistência de 5w é suficiente e não irá aquecer muito.

Depois desta explicação, vamos à instalação:

Material necessário:

2x Lâmpadas leds brancas tipo W5W
2x Resistência de 100ohms @ 5W
4x abraçadeiras de plástico
10cm de fio eléctrico

dscf001.jpg


Vamos começar por descarnar o cabo eléctrico e usar esse isolamento para isolar os terminais das resistências:

dscf002.jpg


Depois eu optei por não soldar nada. Se repararem no casquilho da lâmpada de mínimos têm dois terminais onde os dois fios estão gravados. Com algum cuidado é possível encaixar os terminais da resistência juntos dos cabos de alimentação da lâmpada. Não sendo necessário cortar nem soldar nada.
Por fim optei por fixar os terminais da resistência aos fios de alimentação com abraçadeiras de plástico, para que com a vibração, a resistência não se solte.

dscf003.jpg


dscf004.jpg


Por fim, vamos encaixar as lâmpadas de leds nas ópticas. Como se pode verificar, a resistência fica numa posição muito boa sem estar em contacto com nenhum cabo. E como a parte de cerâmica fica "no ar" permite uma maior dissipação de calor.

dscf005.jpg


Resultado final:

dscf006.jpg


E se por algum motivo for necessário retirar estes mínimos de leds, basta cortar as abraçadeiras e desencaixar as resistências.

Espero que vos seja útil.

ABC
tEaM

Ola amigo.. vi o teu tópico e lembrei-me q ja coloquei minimos de led na minha B6 e não deu Erro no CB..
 
Não é bem assim, porque acho esses feios.
Não gosto de ver esses que já não dão erro. Acho muito feito esses com a placa à vista.

Prefiro este tipo:
img_12002289_1259187120_abig.jpg


São brancos e são mais parecidos com as lâmpadas normais.
E depois com esta alteração, posso por qualquer um... :)
 
Sim com a resistencia,podes por qualquer um...
Estes parcem feios mas no sitio ficam porreiros,e como tem Led de alta intencidade dos dois lados da placa,ate nem ficam mal....

E o teu DIY,está muito prreiro para quem queira por dos normais,e tambem serve para o pessoal das B7 para a luz de matricula,que dá erro tambem..
 
Last edited:
Olá a todos...

Para começar, vou explicar rapidamente como é possível eliminar o erro no CB.

Normalmente os mínimos usam lâmpadas de 5W. Ora:

Corrente = Potência / Tensão = 5w / 12v = 417 mA

Ou seja, uma lâmpada de mínimo consome sensivelmente 417mA.

Para igualar esse consumo com uma resistência de modo a que o CB não dê erro, tínhamos:

Resistência = Tensão / Corrente = 12v / 417mA = 28.8 ohms

Ou seja, tínhamos de usar uma resistência de 28.8 ohms de 5W.

Como esse consumo é bastante elevado (aumentando a temperatura na resistência), decidi experimentar uma resistência de 100 ohms @ 5w:

Com essa resistência de 100 ohms, temos:

Corrente = Tensão / Resistência = 12v / 100 ohms = 120mA

Potencia = Tensão * Corrente = 12v * 120mA = 1,44w

Conclui assim que:

Usando uma resistência de 100ohms @ 5W, vamos ter um consumo de 120mA que é suficiente para que o CB não dê erro. E como terei uma potencia de 1.44w... Esta resistência de 5w é suficiente e não irá aquecer muito.

Depois desta explicação, vamos à instalação:

Material necessário:

2x Lâmpadas leds brancas tipo W5W
2x Resistência de 100ohms @ 5W
4x abraçadeiras de plástico
10cm de fio eléctrico

dscf001.jpg


Vamos começar por descarnar o cabo eléctrico e usar esse isolamento para isolar os terminais das resistências:

dscf002.jpg


Depois eu optei por não soldar nada. Se repararem no casquilho da lâmpada de mínimos têm dois terminais onde os dois fios estão gravados. Com algum cuidado é possível encaixar os terminais da resistência juntos dos cabos de alimentação da lâmpada. Não sendo necessário cortar nem soldar nada.
Por fim optei por fixar os terminais da resistência aos fios de alimentação com abraçadeiras de plástico, para que com a vibração, a resistência não se solte.

dscf003.jpg


dscf004.jpg


Por fim, vamos encaixar as lâmpadas de leds nas ópticas. Como se pode verificar, a resistência fica numa posição muito boa sem estar em contacto com nenhum cabo. E como a parte de cerâmica fica "no ar" permite uma maior dissipação de calor.

dscf005.jpg


Resultado final:

dscf006.jpg


E se por algum motivo for necessário retirar estes mínimos de leds, basta cortar as abraçadeiras e desencaixar as resistências.

Espero que vos seja útil.

ABC
tEaM

boas amigo
muito bom trabalho. É preciso que a resistencia colocada dessa forma não derreta os leds. Eu já é o 2º par que coloco dessa forma. estes têm-se aguentado mais tempo, só que os arames da resistencia encaixados no casquilho do led aquecem muito.

abraço
 
Boas.

Alguém sabe se eu colocar leds no minimos, na matricula e interior da minha b7 na inspecção dizem alguma coisa??


Cumps
 
Boas.

Alguém sabe se eu colocar leds no minimos, na matricula e interior da minha b7 na inspecção dizem alguma coisa??


Cumps

Desde que os leds emitam luz branca à partida não haverá problema.

Quanto à iluminação do interior, julgo que possas por as cores que quiseres ;)
 
eu também keria inventar isso era para as luzes de presença/stop mas não imagino nenhuma forma de meter la as resistencias... se alguém já meteu nestas lampadas que me diga como fez :p
 
Era mesmo isto que eu andava à procura, Leds brancos mas que parecessem lâmpadas transparentes normas para ficarem discretos na minha b5.
Onde os posso comprar e já agora tEaM, tens uma foto que mostre melhor os leds?
 
Boas.

Alguém sabe se eu colocar leds no minimos, na matricula e interior da minha b7 na inspecção dizem alguma coisa??


Cumps

Boas.

Por experiencia propria, LEDs na matricula não passam na inspeção, pois eles dizem que as opticas não estão amologadas para os mesmos.


Cumps
 
Back
Top