Boas Malta! Como prometido no tópico mais antigo deste forum sobre este assunto eu disse que iria colocar aqui o meu projeto de como mudei a minha consola de 1Din para 2Din e instalei o RNS-E!
Foi cá uma lavoura, que nem vos passa pela cabeça! Deixo aqui algumas fotografias para quem se quiser guiar!
1. Foto do interior antes da desmontagem:
(Sim, aquilo ali à direita era uma cradle original e converti para carregamento de indução. Aqui já tinha tirado o rádio)
2. Após a desmontagem do rádio:
3. Para retirar o climatronic é só puxar por ele:
4. Como podem ver o climatronic estava cheio de pó. Claro que aproveitei para lhe dar uma limpeza antes da montagem final.
5. Consola de 2DIN para verificação da dimensão do Climatronic, como devem calcular, foi necessário cortar as laterais, algo que vou mostrar mais à frente.
6. Após isso foi necessário tirar o plástico da manete de velocidades, como podem abaixo na foto:
7. Remoção do Cinzeiro: Para remover o cinzeiro, basta desapertar os dois parafusos da frente por baixo da manete de velocidades, e puxar de modo a que ele saia. O resultado será semelhante a este:
8. Desmontagem do Porta-Luvas: A desmontagem é simples, tiram o tampo da lateral, como podem ver na foto, depois dentro do porta-luvas desapertam os 3 parafusos superiores e fora do porta-luvas, na parte de baixo, os dois parafusos inferiores:
9. Continuação, agora com o porta-luvas já retirado:
10. Voltando novamente à consola, no topo da parte inferior, também existe outro tampo que deve ser removido. Posteriormente, certamente que não servirá para nada. Vão obter um resultado semelhante a este:
11. Agora chega a parte de retirar a tampa da caixa de fusíveis, o que é relativamente simples.
12. Após isso, deverá remover-se a tampa inferior, onde estão os restantes relés. No final o resultado será semelhante a este:
13. Para remover os paineis laterais, para além dos parafusos quer no fundo da consola, quer por baixo do plástico na manete de velocidades, existem estes parafusos no na parte inferior da barra.
14. Como podem ver o parafuso é deste tipo, é pena que a camera não focou a 100%
15. Bem, esta foi a parte mais difícil.
Existem vários parafusos que devem ser removidos, nomeadamente, 4 em cima, 2 nas laterais e 4 em baixo. Após a remoção de todos os parafusos a consola sai com algum esforço e bastante jeito. Eu aproveitei e limpei tudo por dentro com redex para tabliers (aquele meio azul)
Eis o resultado:
16. Deixo aqui as duas molduras para vossa comparação e para identificarem onde são os parafusos:
17. Como podem ver, limpei tudo, incluindo no lado do porta-luvas
18. Eis a primeira foto do resultado final, sem o climatronic cortado. Demorei das 14:00h até às 22:00h, pois não tinha nenhum guia porreiro.
19. Para cortar o módulo do A/C, após muita pesquisa encontrei um molde, que irei colocar aqui para download. Têm de imprimir com escala a 100% pois caso contrário vão fazer asneiras. Eu imprimi em papel autocolante. Mesmo assim não colou bem e eu usei fita-cola para reforçar.
20. Aplicado no climatronic
21. Utilizei um drill do nosso amigo Lidl para cortar, eu não cortei exatamente pelo molde para depois com uma lima e uma lixa fina ajustar o painel. Aproveito para dizer que o desmontei todo para só usar a parte de plástico frontal para o corte.
22. Eis o resultado QUASE final!
Tenho de colocar um botão para o ESP, pois o que tenho na moldura não serve.
Tenho também de arranjar o Knob
23. Para o upgrade do RNS-E para o novo FW do pcbbc que trás muitas funcionalidades novas, gravei o fw num CD-R. Para instalar, liguei o carro, inseri o CD e carreguei na tecla NAV.
Esperei cerca de 5min e ele instalou tudo.
24. A atualização que coloquei foi a 0300:
25. Para verificarmos se foi tudo instalado corretamente, tem de aparecer o site do autor do firmware, carregando na tecla CAR:
26. O Botão ESP estava com um pinout diferente, então eu tive de fazer o pinout desta forma:
Barra ESP com o Auto Start e Airbag:
Pin 1 - Fio Castanho
Pin 3 - Azul ou Azul/Cinzento
Pin 5 - Preto or Preto/Roxo
Pin 7 - Amarelo/Roxo
Pin 8 - Verde/Vermelho
Atenção, o meu não tinha o Pin 8, eram só 4 Fios.
Depois de tudo ligado, eis o resultado 99.9% Final (Ainda tenho de ligar o micro ao SDS do RNS-E):
Foi cá uma lavoura, que nem vos passa pela cabeça! Deixo aqui algumas fotografias para quem se quiser guiar!
1. Foto do interior antes da desmontagem:
(Sim, aquilo ali à direita era uma cradle original e converti para carregamento de indução. Aqui já tinha tirado o rádio)
2. Após a desmontagem do rádio:
3. Para retirar o climatronic é só puxar por ele:
4. Como podem ver o climatronic estava cheio de pó. Claro que aproveitei para lhe dar uma limpeza antes da montagem final.
5. Consola de 2DIN para verificação da dimensão do Climatronic, como devem calcular, foi necessário cortar as laterais, algo que vou mostrar mais à frente.
6. Após isso foi necessário tirar o plástico da manete de velocidades, como podem abaixo na foto:
7. Remoção do Cinzeiro: Para remover o cinzeiro, basta desapertar os dois parafusos da frente por baixo da manete de velocidades, e puxar de modo a que ele saia. O resultado será semelhante a este:
8. Desmontagem do Porta-Luvas: A desmontagem é simples, tiram o tampo da lateral, como podem ver na foto, depois dentro do porta-luvas desapertam os 3 parafusos superiores e fora do porta-luvas, na parte de baixo, os dois parafusos inferiores:
9. Continuação, agora com o porta-luvas já retirado:
10. Voltando novamente à consola, no topo da parte inferior, também existe outro tampo que deve ser removido. Posteriormente, certamente que não servirá para nada. Vão obter um resultado semelhante a este:
11. Agora chega a parte de retirar a tampa da caixa de fusíveis, o que é relativamente simples.
12. Após isso, deverá remover-se a tampa inferior, onde estão os restantes relés. No final o resultado será semelhante a este:
13. Para remover os paineis laterais, para além dos parafusos quer no fundo da consola, quer por baixo do plástico na manete de velocidades, existem estes parafusos no na parte inferior da barra.
14. Como podem ver o parafuso é deste tipo, é pena que a camera não focou a 100%
15. Bem, esta foi a parte mais difícil.
Existem vários parafusos que devem ser removidos, nomeadamente, 4 em cima, 2 nas laterais e 4 em baixo. Após a remoção de todos os parafusos a consola sai com algum esforço e bastante jeito. Eu aproveitei e limpei tudo por dentro com redex para tabliers (aquele meio azul)
Eis o resultado:
16. Deixo aqui as duas molduras para vossa comparação e para identificarem onde são os parafusos:
17. Como podem ver, limpei tudo, incluindo no lado do porta-luvas
18. Eis a primeira foto do resultado final, sem o climatronic cortado. Demorei das 14:00h até às 22:00h, pois não tinha nenhum guia porreiro.
19. Para cortar o módulo do A/C, após muita pesquisa encontrei um molde, que irei colocar aqui para download. Têm de imprimir com escala a 100% pois caso contrário vão fazer asneiras. Eu imprimi em papel autocolante. Mesmo assim não colou bem e eu usei fita-cola para reforçar.
20. Aplicado no climatronic
21. Utilizei um drill do nosso amigo Lidl para cortar, eu não cortei exatamente pelo molde para depois com uma lima e uma lixa fina ajustar o painel. Aproveito para dizer que o desmontei todo para só usar a parte de plástico frontal para o corte.
22. Eis o resultado QUASE final!
Tenho de colocar um botão para o ESP, pois o que tenho na moldura não serve.
Tenho também de arranjar o Knob
23. Para o upgrade do RNS-E para o novo FW do pcbbc que trás muitas funcionalidades novas, gravei o fw num CD-R. Para instalar, liguei o carro, inseri o CD e carreguei na tecla NAV.
Esperei cerca de 5min e ele instalou tudo.
24. A atualização que coloquei foi a 0300:
25. Para verificarmos se foi tudo instalado corretamente, tem de aparecer o site do autor do firmware, carregando na tecla CAR:
26. O Botão ESP estava com um pinout diferente, então eu tive de fazer o pinout desta forma:
Barra ESP com o Auto Start e Airbag:
Pin 1 - Fio Castanho
Pin 3 - Azul ou Azul/Cinzento
Pin 5 - Preto or Preto/Roxo
Pin 7 - Amarelo/Roxo
Pin 8 - Verde/Vermelho
Atenção, o meu não tinha o Pin 8, eram só 4 Fios.
Depois de tudo ligado, eis o resultado 99.9% Final (Ainda tenho de ligar o micro ao SDS do RNS-E):
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