Resolvi postar este DIY aqui pois já vi que no forum existem alguns users a utilizar este tipo de filtro e tem-se criado algumas dúvidas.
Baseado no procedimento recomendado pela K&N: http://www.knfilters.com/clningins.htm
Executar este procedimento em local aberto, de preferencia com luvas.
1º: Ler com atenção as instruções e indicações que se encontram na embalagem do kit de limpeza e filtro.
2º: Limpeza superficial:
Agita-lo suavemente de maneira a largar a maior sujidade (carvão, insectos, areia, etc) Se necessário, utilizar, com precaução para não danificar o filtro, uma pinça para remover alguma desta sujidade.
3º: Pré-lavagem:
Aplicar o spray de limpeza ao longo do filtro SEMPRE primeiro no lado "limpo" (que fica virado para o motor) e só depois no lado "sujo" (que fica virado para o exterior), ou seja, na ordem inversa ao qual passa o fluxo de ar pelo filtro. Aguardar entre 10 a 15 minutos para que o produto penetre. NÃO DEIXAR SECAR!
Após aplicar spray de limpeza:
Alguns minutos depois, a sujidade a começar de se soltar:
4º: Lavagem e Secagem:
Usando água corrente fria, SEM PRESSÃO, lavar o filtro EXCLUSIVAMENTE do lado limpo.
Repetir o 3º e 4º passo se necessário para remover toda a sujidade.
Lavagem o filtro:
Depois de lavado:
Após bem lavado, o filtro passa a esbranquiçado.
A secar:
Reparem na diferença de côr entre o filtro e a caixa. Após seco e oleado, deverá ficar vermelho-carnim como a caixa.
Deixar secar o filtro naturalmente pelo menos 24h, sem pistolas de ar, compressores, secadores ou exposto ao sol.
5º: Olear
Para olear o filtro existem 2 métodos: spray ou bisnaga. (neste DIY usou-se bisnaga)
Para saber ao certo a quantidade de oleo a aplicar e outras especificações por modelo de filtro e veículo, visitar: http://www.knfilters.com/search/appsearch.aspx
Aplicar o óleo EXCLUSIVAMENTE no lado "sujo" e nos vértices dos ondulados. Dar uma pequena camada e aguardar 20 a 25 minutos para que o filtro absorva esta 1ª dose. Ir aplicando pouco a pouco até que não hajam zonas "esbranquiçadas" quer do lado "limpo" quer do "sujo". Aguardar 20 a 25 minutos entre aplicações. Nem que seja só uma gota! É de evitar saturar o filtro pois diminui a sua performance e longevidade.
Oleado e pronto a usar:
Aguardar algumas horas após olear para deixar repousar o filtro, colocando-o na posição em que irá ficar no compartimento do motor, de modo a escorrer algum excesso e homogeneizar o óleo nas fibras do filtro.
in TOL, by ReDaLeRt
Baseado no procedimento recomendado pela K&N: http://www.knfilters.com/clningins.htm
Executar este procedimento em local aberto, de preferencia com luvas.
1º: Ler com atenção as instruções e indicações que se encontram na embalagem do kit de limpeza e filtro.
2º: Limpeza superficial:
Agita-lo suavemente de maneira a largar a maior sujidade (carvão, insectos, areia, etc) Se necessário, utilizar, com precaução para não danificar o filtro, uma pinça para remover alguma desta sujidade.
3º: Pré-lavagem:
Aplicar o spray de limpeza ao longo do filtro SEMPRE primeiro no lado "limpo" (que fica virado para o motor) e só depois no lado "sujo" (que fica virado para o exterior), ou seja, na ordem inversa ao qual passa o fluxo de ar pelo filtro. Aguardar entre 10 a 15 minutos para que o produto penetre. NÃO DEIXAR SECAR!
Após aplicar spray de limpeza:
Alguns minutos depois, a sujidade a começar de se soltar:
4º: Lavagem e Secagem:
Usando água corrente fria, SEM PRESSÃO, lavar o filtro EXCLUSIVAMENTE do lado limpo.
Repetir o 3º e 4º passo se necessário para remover toda a sujidade.
Lavagem o filtro:
Depois de lavado:
Após bem lavado, o filtro passa a esbranquiçado.
A secar:
Reparem na diferença de côr entre o filtro e a caixa. Após seco e oleado, deverá ficar vermelho-carnim como a caixa.
Deixar secar o filtro naturalmente pelo menos 24h, sem pistolas de ar, compressores, secadores ou exposto ao sol.
5º: Olear
Para olear o filtro existem 2 métodos: spray ou bisnaga. (neste DIY usou-se bisnaga)
Para saber ao certo a quantidade de oleo a aplicar e outras especificações por modelo de filtro e veículo, visitar: http://www.knfilters.com/search/appsearch.aspx
Aplicar o óleo EXCLUSIVAMENTE no lado "sujo" e nos vértices dos ondulados. Dar uma pequena camada e aguardar 20 a 25 minutos para que o filtro absorva esta 1ª dose. Ir aplicando pouco a pouco até que não hajam zonas "esbranquiçadas" quer do lado "limpo" quer do "sujo". Aguardar 20 a 25 minutos entre aplicações. Nem que seja só uma gota! É de evitar saturar o filtro pois diminui a sua performance e longevidade.
Oleado e pronto a usar:
Aguardar algumas horas após olear para deixar repousar o filtro, colocando-o na posição em que irá ficar no compartimento do motor, de modo a escorrer algum excesso e homogeneizar o óleo nas fibras do filtro.
in TOL, by ReDaLeRt