Comissão Europeia
Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna
"Os automóveis de passageiros e os veículos de entregas novos têm, a partir de hoje, de estar equipados com luzes de circulação diurnas, uma medida que a Comissão Europeia considera muito importante para reduzir os acidentes.
As luzes de circulação diurnas -- conhecidas pela sigla DRL (Daytime Running Lights) em inglês - são lâmpadas especiais que se acendem automaticamente quando se liga o motor dos automóveis. Espera-se que a utilização destas luzes permita uma diminuição da sinistralidade nas estradas europeias visto que elas aumentam muito a visibilidade dos automóveis.
"As luzes de circulação diurnas darão uma contribuição importante para o nosso objectivo de reduzir o número de acidentes nas estradas europeias", disse o comissário europeu da Indústria. Para Antonio Tajani a utilização deste tipo de luzes especiais também significa "boas notícias" para a protecção do ambiente porque reduz o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono. Os novos camiões e autocarros também serão obrigados a utilizar este tipo de luzes daqui a 18 meses.
De acordo com as estatísticas europeias, em 2009 mais de 35 mil pessoas morreram em acidentes nas estradas dos 27 e por cada morto há ainda quatro pessoas com lesões incapacitantes permanentes, 10 com lesões graves e 40 com contusões menos graves.
Nalguns Estados-membros, nomeadamente nos países nórdicos, já é obrigatório a utilização destas luzes há algum tempo, o que não era o caso em Portugal."
in http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1777800&seccao=Europa
Alegrem-se....Não é preciso Homologar €€€! será?
Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna
"Os automóveis de passageiros e os veículos de entregas novos têm, a partir de hoje, de estar equipados com luzes de circulação diurnas, uma medida que a Comissão Europeia considera muito importante para reduzir os acidentes.
As luzes de circulação diurnas -- conhecidas pela sigla DRL (Daytime Running Lights) em inglês - são lâmpadas especiais que se acendem automaticamente quando se liga o motor dos automóveis. Espera-se que a utilização destas luzes permita uma diminuição da sinistralidade nas estradas europeias visto que elas aumentam muito a visibilidade dos automóveis.
"As luzes de circulação diurnas darão uma contribuição importante para o nosso objectivo de reduzir o número de acidentes nas estradas europeias", disse o comissário europeu da Indústria. Para Antonio Tajani a utilização deste tipo de luzes especiais também significa "boas notícias" para a protecção do ambiente porque reduz o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono. Os novos camiões e autocarros também serão obrigados a utilizar este tipo de luzes daqui a 18 meses.
De acordo com as estatísticas europeias, em 2009 mais de 35 mil pessoas morreram em acidentes nas estradas dos 27 e por cada morto há ainda quatro pessoas com lesões incapacitantes permanentes, 10 com lesões graves e 40 com contusões menos graves.
Nalguns Estados-membros, nomeadamente nos países nórdicos, já é obrigatório a utilização destas luzes há algum tempo, o que não era o caso em Portugal."
in http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1777800&seccao=Europa
Alegrem-se....Não é preciso Homologar €€€! será?