Dúvida Fuga de óleo A3 8L 90cv

Boa noite, desde já peço desculpa por abrir este tópico.
Já efectuei várias pesquisas e até publiquei o problema em questão no meu projecto mas como não obtive nenhum comentário, optei por expor aqui.
Já à um tempo que descobri que o meu carro anda a pingar óleo (coisa mínima, imperceptível no nível) e até na ultima mudança do mesmo, o mecânico alertou para uma mínima fuga possivelmente (não tinha a certeza) no vedante junto à correia de distribuição.
Como o pingar de óleo nunca é bom sinal, então hoje decidi retirar a forra de baixo do carro e verificar a tal fuga. Limpei tudo muito bem com um pano e deixei carro em repouso durante algumas horas.
Passado esse tempo fui confirmar se já existia vestígios de óleo e foi então que reparei num tubo perto da vareta do óleo já com algum óleo. Apertei para ver se saia ar ou óleo mas nada.
Alguém "expert" me consegue dizer ao certo de onde virá a fuga? Não queria estar a ir a um mecânico e ele enganar me dizendo que a fuga pode ser de um sitio que não o correcto.
Seguem- se algumas fotos (o tubo está assinalado com seta vermelha):







Esta ultima é tirada por baixo do carro




Agradecia se me puderem ajudar
 
Esse tubo parece-me um pouco dilatado
exprimenta cortar um pouco e chegar para a frente isto se der
e troca a braçadeira que essas com o tempo perde força
 
nem tinha reparado..
como disse o pedro esse tubo é de agua e se é dessa zona que o oleo pinga quase certo que é do retentor da cambota..
o meu tambem vertia e ninguem sabia de onde era e quando mudei a distribuição tinha o retentor da cambota e arvore de cames nas couves..
levou tudo novo e ficou impec..
para veres mais facilmente, basta abrires a tampa da distribuição e se a correia estiver com oleo é quase garantido que é mesmo disso..

conselho se for mesmo o retentor da cambota..
não metas de origem.. mete de concorrencia..
sei que tas a achar estranhio..
eu tambem achei estranho mas o mecanico disse que os de concorrencia eram melhores, visto que costuma ganhar calo nessa zona e os OEM como são muito moles ao fim de cerca de 5mil km começam a ceder e a verter novamente, e os de concorrencia são mais duros e não deixam verter..
eu não me acreditava e ele mostrou-me os dois e realmente no sitio o OEM ficava com pouca força e facilemnte rodava, já o de concorrência depois de entrar não mexeu mais.. ;)
 
Desculpem só responder agora mas obrigado a todos.
A fuga ainda não foi descoberta mas ontem fui lavar o motor para tentar descobrir de onde vem o óleo.
Existem duas hipóteses: ou é realmente o vedante da cambota a necessitar trocar ou tenho fuga na cabeça do motor.
O estranho é aparecer óleo no chão e não desaparecer no nível do carro. Tenho verificado sempre e o nível mantém se igual.
Será possível?
Já pedi orçamento para trocar distribuição e vedante da cambota numa oficina Bosh Car Service
 
Back
Top