Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6)
Fazendo uma actualização da resolução, já substitui a caixa de direcção por uma reconstruída.
O mês de Agosto é mau para este tipo de coisas, pois estão alguns mecânicos e empresas de férias, o que deixa pouca margem para falhas.
Mandei vir inicialmente uma caixa reconstruida de Espanha (que ficaria abaixo dos 290€ com 2 anos de garantia), mas os atrasos sucessivos e ausência de respostas e incumprimento consecutivo do prometido fizeram com que tivesse perdido a altura em que um mecanico de confiança estaria disponível.
Assim, acabei por meter eu as mãos à obra, tirar a caixa estragada, trazer outra (o plano nem era bem esse, mas enfim :roll
, e montar tudo de novo na carrinha.
O processo em si não é complicado, apesar de ter tido uma cotação de um mecanico que pedia valores perfeitamente desajustados para a operação (mas cada um pede o que quer, claro).
Em termos práticos, e para futura referencia para outros users do fórum, os custos envolvidos foram:
- caixa reconstruída com um ano de garantia: ~340€
- 2 litros de óleo de direcção Audi (nem precisava ter comprado tanto) + anilhas novas e um parafuso/válvula que preferi trocar: ~34€
- alinhamento de direcção: ~30,5€ (4 rodas)
Em termos de m.o. foi zero, mas percebi que valores de 100€ já com óleo (sem alinhamento e extras Audi) seriam possíveis, e por quem conhece bem estes carros.
Aliás, não fossem os atrasos mencionados atrás, e tinha entregue o trabalho a um mecanico como previsto.
Uma curiosidade interessante:
- estes carros podem trazer de origem caixas KOYO (Made in France como a minha), ou ZF (a que tem agora). A própria Audi dava-me um partnumber hoje para uma ZF, como substituta da Koyo (que nem sei se a marca ainda compra hoje).
- Não sei até que ponto isto seja fiável, mas em alguns fóruns estrangeiros existe uma ligação mais óbvia desta falha (fuga) às caixas Koyo do que às ZF. Sendo ambas "exigentes" em só levar
óleo mineral OEM, poderá existir alguma propensão maior num dos fabricantesn(Koyo)..
Não consigo naturalmente confirmar isto, mas a minha carrinha é nacional com 114.000 km reais e passa a semana parada na garagem, fazendo habitualmente pouca cidade.
Mas também pode ser coincidência e vale o que vale, pois a enorme quantidade de carros destes que fizeram dietas de km marcados é enorme, e lá se vão as referencias...
Aproveitando ter o carro sem resguardos, lá fiz a revisão com os filtros todos. Mãos e dedos todos esmurrados...
Em todo o caso, obrigado a todos os que ajudaram, quer no tópico, quer em Pm, quer por telefone e pessoalmente.