Ora vamos lá começar a minha participação neste fórum
Como já o disse na minha apresentação, tenho um Leon FR TDi que sofre do mesmo "mal" que todos os motores diesel actuais, que reenviam os vapores de óleo da tampa das válvulas para a admissão, no caso os motores TDI PD.
Após muita pesquisa de como anular, ou pelo menos diminuir a quantidade de óleo que vai da tampa das válvulas para a admissão, cheguei a algumas conclusões, algumas delas após pôr em prática três ou quatro versões de uma ccv home made:
- o que circula no tubo que fica entre a tampa das válvulas e o tubo da admissão é vapor de óleo, que ao entrar no tubo da admissão e entrar em contacto com ar mais frio do que aquele a que esse vapor se encontra, passa do estado gasoso de novo ao estado líquido, ou em inglês "coalescenc". O que não volta ao estado líquido ao entrar na admissão, acaba por sofrer essa transformação no intercooler ao ser arrefecido, daí por muitas vezes as juntas do tubos parecerem babadas (alías, o intercooler é o melhor ccv bypass que se pode ter);
-por muito que se queira, nunca se vai conseguir eliminar por completo a passagem desses vapores para a admissão, a não ser que se coloque o tubo virado para o chão ( o que eu não concordo);
- das várias pesquisas que fiz, por exemplo no TDIClub, e que depois pude comprovar, o recipiente usado para servir de depósito convém ser feito num material que não permita fugas de pressão, devido a funcionamento inerente ao sistema original. Se o motor estiver ao ralenti, a pressão existente dentro da tampa das válvulas é pouco significativa, pelo que os vapores entram na admissão com pouco pressão (comprovado com uma engenhoca caseira a pressão feita com o sistema de origem). Quando o motor sobe de rotação, o efeito de aspiração do turbo faz o resto, ao sugar todo o vapor que se encontra dentro da tampa das válvulas, levando assim a que não existam pressões que seriam prejudiciais aos retentores e componentes internos de todo o motor. Os sistemas em que colocam a mangueira para o chão perdem este auxiliar no alivio da pressão na tampa das válvulas;
- dos vários materiais que testei, (plásticos e de metal), o que se revela mais apropriado é o aço inox, de preferência de pouca espessura, de modo a que permita que o depósito onde entram os vapores esteja a uma temperatura mais baixa que aquela a que esses vapores saem da tampa das válvulas. Convém que o depósito seja colocado num local o mais arejado possível, de modo a que sejam arrefecido o vapor no seu interior. Se bem que por vezes, e em dias de muito calor, com o próprio calor do motor, as temperaturas sejam idênticas...;
- as tubagens que fazem a ligação entre a tampa das válvulas e o depósito e depois entre o depósito e o tubo da admissão, se forem de metal (aço inox) tanto melhor. Eu na minha CCV usei tubo de aço inox utilizado para a ligação do gás a esquentadores e cilindros de aquecimento de água a gás, se bem que no retorno de momento anda um tubo de borracha (o tempo não tem sido muito para completar essa parte...)
Para não tornar este post demasiado pesado, dêm uma vista de olhos em http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=2802&highlight=ccv
Qualquer dúvida vão colocando por aqui ou no Leon Club, que assim que possa deixo resposta
Como já o disse na minha apresentação, tenho um Leon FR TDi que sofre do mesmo "mal" que todos os motores diesel actuais, que reenviam os vapores de óleo da tampa das válvulas para a admissão, no caso os motores TDI PD.
Após muita pesquisa de como anular, ou pelo menos diminuir a quantidade de óleo que vai da tampa das válvulas para a admissão, cheguei a algumas conclusões, algumas delas após pôr em prática três ou quatro versões de uma ccv home made:
- o que circula no tubo que fica entre a tampa das válvulas e o tubo da admissão é vapor de óleo, que ao entrar no tubo da admissão e entrar em contacto com ar mais frio do que aquele a que esse vapor se encontra, passa do estado gasoso de novo ao estado líquido, ou em inglês "coalescenc". O que não volta ao estado líquido ao entrar na admissão, acaba por sofrer essa transformação no intercooler ao ser arrefecido, daí por muitas vezes as juntas do tubos parecerem babadas (alías, o intercooler é o melhor ccv bypass que se pode ter);
-por muito que se queira, nunca se vai conseguir eliminar por completo a passagem desses vapores para a admissão, a não ser que se coloque o tubo virado para o chão ( o que eu não concordo);
- das várias pesquisas que fiz, por exemplo no TDIClub, e que depois pude comprovar, o recipiente usado para servir de depósito convém ser feito num material que não permita fugas de pressão, devido a funcionamento inerente ao sistema original. Se o motor estiver ao ralenti, a pressão existente dentro da tampa das válvulas é pouco significativa, pelo que os vapores entram na admissão com pouco pressão (comprovado com uma engenhoca caseira a pressão feita com o sistema de origem). Quando o motor sobe de rotação, o efeito de aspiração do turbo faz o resto, ao sugar todo o vapor que se encontra dentro da tampa das válvulas, levando assim a que não existam pressões que seriam prejudiciais aos retentores e componentes internos de todo o motor. Os sistemas em que colocam a mangueira para o chão perdem este auxiliar no alivio da pressão na tampa das válvulas;
- dos vários materiais que testei, (plásticos e de metal), o que se revela mais apropriado é o aço inox, de preferência de pouca espessura, de modo a que permita que o depósito onde entram os vapores esteja a uma temperatura mais baixa que aquela a que esses vapores saem da tampa das válvulas. Convém que o depósito seja colocado num local o mais arejado possível, de modo a que sejam arrefecido o vapor no seu interior. Se bem que por vezes, e em dias de muito calor, com o próprio calor do motor, as temperaturas sejam idênticas...;
- as tubagens que fazem a ligação entre a tampa das válvulas e o depósito e depois entre o depósito e o tubo da admissão, se forem de metal (aço inox) tanto melhor. Eu na minha CCV usei tubo de aço inox utilizado para a ligação do gás a esquentadores e cilindros de aquecimento de água a gás, se bem que no retorno de momento anda um tubo de borracha (o tempo não tem sido muito para completar essa parte...)
Para não tornar este post demasiado pesado, dêm uma vista de olhos em http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=2802&highlight=ccv
Qualquer dúvida vão colocando por aqui ou no Leon Club, que assim que possa deixo resposta