Boa tarde
Ontem tinha planeado uma viagem mais longa, aqui á volta da ilha, decidi libertar um pouco mais o carro e abri mais o gasoleo para ter também mais pressão de turbo.
O carro em andamento normal anda sempre com máximas estaveis de 0.9 bar, ontem com mais debito, andava a fazer máxima de 1.3 (mas como o motor é sem modificações, não convém ultrapassar 1 bar neste motor que senão ele deita-se). Como tenho manómetro de turbo visivel, nunca puxei muito por ele, nem me aproximei muito sequer da pressão de 1 bar, no entanto o carro derreteu a embraiagem.
Pelos sintomas que noto, é de facto embraiagem nas couves, há o tal patinar nas mudanças de caixa rápidas, e um patinar descomunal nas mudanças altas (4ª e 5ª) quando se vai com o pedal a fundo, para alem de que já so pega muito em cima no pedal.
As minhas duvidas são:
Será que isso é normal acontecer, visto que em 5 anos que tenho o carro ele nunca se queixou nadinha da embraiagem, e num unico dia a embraiagem pifou?
Será que era um problema que estava escondido ou e foi apenas revelado com o aumento de potência?
Que potência acham que estas embraiagens OEM aguentam?
E por ultimo, que marca recomendam para a nova compra?
Obrigado desde já. Abraço
Ontem tinha planeado uma viagem mais longa, aqui á volta da ilha, decidi libertar um pouco mais o carro e abri mais o gasoleo para ter também mais pressão de turbo.
O carro em andamento normal anda sempre com máximas estaveis de 0.9 bar, ontem com mais debito, andava a fazer máxima de 1.3 (mas como o motor é sem modificações, não convém ultrapassar 1 bar neste motor que senão ele deita-se). Como tenho manómetro de turbo visivel, nunca puxei muito por ele, nem me aproximei muito sequer da pressão de 1 bar, no entanto o carro derreteu a embraiagem.
Pelos sintomas que noto, é de facto embraiagem nas couves, há o tal patinar nas mudanças de caixa rápidas, e um patinar descomunal nas mudanças altas (4ª e 5ª) quando se vai com o pedal a fundo, para alem de que já so pega muito em cima no pedal.
As minhas duvidas são:
Será que isso é normal acontecer, visto que em 5 anos que tenho o carro ele nunca se queixou nadinha da embraiagem, e num unico dia a embraiagem pifou?
Será que era um problema que estava escondido ou e foi apenas revelado com o aumento de potência?
Que potência acham que estas embraiagens OEM aguentam?
E por ultimo, que marca recomendam para a nova compra?
Obrigado desde já. Abraço
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