Erro Audi A3 Sportback 2.0TDI 170cv

Boas pessoal.

Hoje em viagem, o carro do meu velhote entrou perdeu potencia e ficou com a luz da resistencia a piscar, penso que entrou em safe (eu não ia com ele no carro).
Desligamos o carro e voltamos a ligar, tudo normal.

Após isso, fizemos mais uns 150km sempre sem problemas.

Entretanto ja lhe liguei o VAG-COM e acusou:

Address 01: Engine Labels: 03G-906-018-BMN.clb
Part No SW: 03G 906 018 DH HW: 03G 906 018 DH
Component: R4 2.0l PPD1.2 2968
Revision: --H52--- Serial number: AUX7Z0G3FNB0XI
Coding: 0000072
Shop #: WSC 00116 261 89348
VCID: 6ED328337962DE6E76F-803B

1 Fault Found:
000665 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 006 - Control Range Not Reached - Intermittent

Freeze Frame:
Fault Status: 00000001
Fault Priority: 5
Fault Frequency: 1
Reset counter: 39
Mileage: 95044 km
Time Indication: 0
Date: 2016.08.21
Time: 08:47:14

Freeze Frame:
RPM: 2112 /min
Torque: 344.0 Nm
Speed: 112.0 km/h
87.75 %
Voltage: 14.24 V
Pressure: 2492.1 mbar
Pressure: 2044.8 mbar

Readiness: N/A

Fiz Auto-Scan, limpei os erros, voltei a fazer Auto-Scan e o erro mantinha-se.
Procurei Fault Codes directamente no modulo (Engine) e apaguei, já não voltou a aparecer, quer em Auto-Scan, quer directamente no modulo.

Entretanto já não andei mais com o carro.

Após pesquisa aqui pelo forum, não fiquei muito elucidado, pois para além de não estar muito dentro dos "turbos" (leia-se pressões "normais" e isso), sei que pode ser diversas coisas (tubos de vácuo, N75, etc.)

Agradecia uma opinião vossa :)

O carro não é carro de dia-a-dia (para isso o meu velhote tem o Golf Mk2 :twisted: ) e nem faz muitos km's por ano - só mesmo agora mais no Verão.

Um abraço, Bruno. :beer:
 
Amigo vick_79 (como sempre dos primeiros não é!?) foi a primeira pagina que acessei logo após ter o codigo de erro! 8)
Então baseia-te por ai amigo ;) se o carro já conta com muitos kilometros, e o turbo nunca foi revisionado, pode ser muito bem dai o problema..
 
Quilometros "a mais" não devera ser... Embora não consiga aceder aos km's pelo Vag/Centralina (é dos timidos :p ), como esta no log em cima, conta com

Mileage: 95044 km

Entretanto vamos ver se entra novamente em safe... Claro que vou dar uma vista de olhos assim que possa ;)
 
Quilometros "a mais" não devera ser... Embora não consiga aceder aos km's pelo Vag/Centralina (é dos timidos :p ), como esta no log em cima, conta com



Entretanto vamos ver se entra novamente em safe... Claro que vou dar uma vista de olhos assim que possa ;)
Já tem quase 100mil, e se faz muito trajeto urbano, e se não é esticada muita vez em AE, pior..
 
Boas pessoal.

Hoje mais uma voltinha até ao Algarve no Sportback, mais um safe mode à vinda para cima...

Novamente o mesmo erro:

Address 01: Engine Labels: 03G-906-018-BMN.clb
Control Module Part Number: 03G 906 018 DH HW: 03G 906 018 DH
Component and/or Version: R4 2.0l PPD1.2 2968
Software Coding: 0000072
Work Shop Code: WSC 00116 261 89348
VCID: 6ED328337962DE6E76F-803B
1 Fault Found:

000665 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 006 - Control Range Not Reached - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00000001
Fault Priority: 5
Fault Frequency: 1
Reset counter: 40
Mileage: 95340 km
Time Indication: 0
Date: 2016.08.27
Time: 16:31:49

Freeze Frame:
RPM: 2144 /min
Torque: 264.0 Nm
Speed: 96.0 km/h
94.38 %
Voltage: 13.90 V
Pressure: 2428.2 mbar
Pressure: 1576.2 mbar


Readiness: N/A

Da outra vez não fiz nada, limitei-me a apagar o erro...
O carro anda bastante pouco, por vezes nem ao fim de semana :D

O meu pai comprou-o há cerca de 2 anos com 82.000km aproximadamente, sendo que desconheço o seu histórico de viagens (AE, percurso urbano, misto, etc.)
Desde que está nas "nossas" mãos, é carro para viagens longas, faz muito pouco percurso urbano - tirando quando sai de vez em quando, ou nessas ditas viagens.

Por onde me aconselham a começar? Tubos de vácuo? O que me dizem dos valores de pressão apresentados nos log's?
Qualquer opinião/ajuda é sempre bem vinda!

Nota: o meu pai utiliza gasóleo de marca branca... alguma coisa relacionada? Este carro teve uma OR da Audi para trocar os injectores (antes de ele o comprar, está anotado no Livro de Revisões).

Abraço! ;)
 
Boa noite!

Pessoal, voltando a este tópico, e aproveitando o facto de ter uma N75 nova no meu 8L, a causa deste safemode no A3 SportBack do meu pai, não poderá também passar pela dita N75?

16683/P0299/000665 - Boost Pressure Regulation: Control Range Not Reached

Possible Causes
Charger Pressure Control defective

É relacionado?

Ainda não tive oportunidade de verificar o PN da N75 que está montada, porém em busca por aqui julgo ser 1K0906627A ou seja, é "equivalente" à nova que tenho?

Abraço :)
 
Last edited:
Boas pessoal.

Após ter substituido a N75, eis que há alguns dias atrás numa viagem de 1000km (em dois dias diferentes) o A3 Sportback voltou a fazer-me dois safes, dando o mesmo erro:

1 Fault Found:

000665 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 006 - Control Range Not Reached - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00000001
Fault Priority: 5
Fault Frequency: 2
Reset counter: 40
Mileage: 101604 km
Time Indication: 0
Date: 2018.08.26
Time: 13:49:18

Freeze Frame:
RPM: 2112 /min
Torque: 264.0 Nm
Speed: 113.0 km/h
69.03 %
Voltage: 13.79 V
Pressure: 2066.1 mbar
Pressure: 1576.2 mbar


Readiness: N/A

Após mais umas pesquisas pela net, deparei-me com este video:

Ainda não o vi em detalhe, porém será uma boa ajuda para eventualmente detectar uma fuga num tubo de vacuo?
Qual o valor de pressão que deverá existir no circuito quando a N75 é activada nos testes?
 
Tenho o mesmo problema, e verifiquei n75, actuador, fugas de vácuo e. Tudo ok.
Falta verificar a geometria e a maf. É trabalhoso chegar lá, mas la tem que ser. Boa sorte e segue os procedimentos acima do vick.
 
Tenho o mesmo problema, e verifiquei n75, actuador, fugas de vácuo e. Tudo ok.
Falta verificar a geometria e a maf. É trabalhoso chegar lá, mas la tem que ser. Boa sorte e segue os procedimentos acima do vick.
Boas madlima29.
No teu caso, faz-te com frequência?
No meu nem tanto, ou seja, não consegui ainda "apanhar a manha" para que entre em safe...
Estes 2 últimos safes foram em AE e era eu quem ia a conduzir, em ambos foram a carregar suavemente o pé (não a fundo) em pequenas subidas de forma a manter velocidade (113km/h como está no log)...
 
Boas madlima29.
No teu caso, faz-te com frequência?
No meu nem tanto, ou seja, não consegui ainda "apanhar a manha" para que entre em safe...
Estes 2 últimos safes foram em AE e era eu quem ia a conduzir, em ambos foram a carregar suavemente o pé (não a fundo) em pequenas subidas de forma a manter velocidade (113km/h como está no log)...
É muitissimo raro, e só faz a velocidade constante em 5a a 120/125km/h, tipo 2150rpm.
Ultimamente nem tem feito.
 
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