Forrar forras das portas

Boas, apesar de não ser num Audi também pode ser útil e servir para muitos modelos.
Já é meu hábito tentar fazer muitas coisas para as quais não estou “habilitado” e esta foi mais uma aventura a que me propus sem saber bem o resultado final.
Forrar as portas de um Seat Córdoba vario a pele sintética pode-se aplicar também nos ibizas que são exactamente iguais, este foi o carro que comprei para a minha mulher e pelo que vi sofrem todos do mesmo mal.
As forras estão descoladas, rotas, e os puxadores que têm uma pelicula aborrachada de origem está arranhada e ligeiramente peganhenta.




Comecei por desmontar as forras, como a ideia era forrar apenas a parte central e para ficar bem feito teria de separar a parte cartonada do plástico. Comecei por cortar a parte derretida do plástico com a ajuda de um xis-ato, depois de soltar o pano apenas é necessário limpar bem os restos de espuma com uma escova rija.





Comprei cola de contacto forte e dei uma primeira camada em todo o cartão que deixei secar de um dia para o outro, esta primeira camada vai funcionar como primário.



A parte da colagem já foi bem mais complicada pois a profundidade era muita e a elasticidade da pele sintética não é assim tanta… A paciência é o principal segredo para um trabalho bem feito, pois temos de começar a colar deixar secar e ir avançando muito devagar. Quanto a colar as duas partes é necessário aplicar cola em ambos os lados e deixar secar bem (30 minutos no mínimo) para que quando unirmos duas partes em tensão não levantar.
Junto à zona do puxador não tive hipótese pois era necessário transformar 10 cm de material em 14cm o que era impossível. Foi então que me lembrei de colocar um pedaço de pele sintética dobrada e colada com uma falsa costura para rematar.




Para prender novamente o cartão na porta inicialmente pensei em parafusos mas como tinha aqui em casa buchas de plástico com uma cabeça larga cortei-as à medida e colei-as com cola quente.





Neste momento falta-me tratar dos puxadores, assim que tiver avançado mais coloco aqui.
 
Forrar as da minha audi é muito simples, pois não é necessário esticar tanto o tecido como aqui.

Quanto aos puxadores eles já estão quase prontos, por acaso usei o primario da motip para plasticos e uma outra tinta da motip para pintar parachoques (preto mate), quanto ao verniz não gosto de ver, prefiro o mais discreto possivel.
Inicialmente tive algumas duvidas que com as unhas fosse possivel tirar a tinta, mas tive de fazer algumas correções e mesmo com lixa não sai facilmente...
 
Back
Top