Fuga oleo por baixo da caixa

Falta uma tampa em plástico/borracha por ai dá para acertar o "ponto do motor"

Para tirar o carter não é preciso tirar a caixa, e esse carter não leva junta só silicone
 
Falta uma tampa em plástico/borracha por ai dá para acertar o "ponto do motor"

Para tirar o carter não é preciso tirar a caixa, e esse carter não leva junta só silicone

Pois , essa tampinha para arranjar só na marca não ?

Pois o mecânico disse que devia ser a junta do cárter ...neste caso é só silicone. Estou a ver que o mecânico pouco percebe disto !

Para tirar o cárter e trocar o silicone não é preciso desapertar três parafusos que estão na caixa ?

Por acaso algum user da zona de Viseu , mecânico?
 
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Eu acho que ha 3 parafusos que so tens acesso se recuares a caixa (a menos que haja uma chave especial) em relacao o retentor a MINHA opiniao é, se tiras-te a embriagem fora, o retentor devia ter sido mudado quer tivesse humidade, quer nao tivesse... como por exemplo quando se muda a distribuicao, muda-se a bomba de agua, quer tenha fuga, quer nao tenha fuga,e se possível o retentor da cambota do lado da distribuicao... pra que evitar gastar 40euros da bomba de agua ou 15 do retentor se depois gastas 300 ou 400 a tirar tudo fora novamente??
Mas isto e apenas a MINHA opiniao... ja para nao falar na embriagem nova que meteste que ta a mamar o oleo todo do motor....eu tive uma passat que partiu a bomba de agua n parti o motor todo ainda nao sei bem como, porque quem tinha mudado a distribuicao mudou tudo menos a bomba de agua, esse animal poupou 50 euros, eu ia perdendo 1000....
 
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Eu acho que ha 3 parafusos que so tens acesso se recuares a caixa (a menos que haja uma chave especial) em relacao o retentor a MINHA opiniao é, se tiras-te a embriagem fora, o retentor devia ter sido mudado quer tivesse humidade, quer nao tivesse... como por exemplo quando se muda a distribuicao, muda-se a bomba de agua, quer tenha fuga, quer nao tenha fuga,e se possível o retentor da cambota do lado da distribuicao... pra que evitar gastar 40euros da bomba de agua ou 15 do retentor se depois gastas 300 ou 400 a tirar tudo fora novamente??
Mas isto e apenas a MINHA opiniao... ja para nao falar na embriagem nova que meteste que ta a mamar o oleo todo do motor....eu tive uma passat que partiu a bomba de agua n parti o motor todo ainda nao sei bem como, porque quem tinha mudado a distribuicao mudou tudo menos a bomba de agua, esse animal poupou 50 euros, eu ia perdendo 1000....

Pois foi exatamente o que expliquei, mas parece que para ele trocar esse retentor aquando da troca da embraiagem nao é dado adquirido,o que parece ser a opinião geral de todos vocês e parece me muito bem .

Porém ele afirma que o problema não é dali mas sim da tal junta, que pelos vistos e só silicone, do cárter ...que a meu ver também devia ter sido verificado !!

Se ele abrir a caixa e for o retentor não pago mão de obra,se por acaso não for lá tenho que pagar a mão de obra e ver então o silicone do cárter...parece me ser a opção ...começando primeiro pelo cárter,como este da para abir sem tirar o cárter ao contrario do que ele diz...
 
Tu podes refazer a junta do carter (silicone), sem tirar o caixa, mas para ter acesso as parafusos que estão do lado da caixa que são 4 salvo erro é preciso uma ferramenta especial (não me lembro da ref da chave VW).

Para esse trabalho até 3 horas chega e sobra.

Só que é como dizes ele devia ter visto isso quando desmontou. E esses parafusos do carter tem um certo aperto. Espero bem que se ele não se meteu apertar de mais e lixou o passo de parafuso.

Mas também te digo, se ele desmontar a caixa acompanha o trabalho a ver porque tas sujeito a ele dizer que não era do retentor.

Para seja retentor seja do carter, tinha uma fuga naquele local. O que ele tinha de ter feito era informar o cliente se queria substituir a peça ou não ou refazer a junta.

E se a fuga vem so entre o carter e o retentor, trocava o retentor sem precisar de tirar o carter.
 
Tu podes refazer a junta do carter (silicone), sem tirar o caixa, mas para ter acesso as parafusos que estão do lado da caixa que são 4 salvo erro é preciso uma ferramenta especial (não me lembro da ref da chave VW).

Para esse trabalho até 3 horas chega e sobra.

Só que é como dizes ele devia ter visto isso quando desmontou. E esses parafusos do carter tem um certo aperto. Espero bem que se ele não se meteu apertar de mais e lixou o passo de parafuso.

Mas também te digo, se ele desmontar a caixa acompanha o trabalho a ver porque tas sujeito a ele dizer que não era do retentor.

Para seja retentor seja do carter, tinha uma fuga naquele local. O que ele tinha de ter feito era informar o cliente se queria substituir a peça ou não ou refazer a junta.

E se a fuga vem só entre o cárter e o retentor, trocava o retentor sem precisar de tirar o cárter.

Pois bem, hoje fui falar com o dono da oficina...la tive que me chatear que acho que ele não entendia ou não queria entender!Jura a pés juntos que não e do retentor pois este não tinha pinga de óleo nem humidade,e quando assim é não se troca.
Não me parece um trabalho completo o facto de apertar os parafusos do cárter pois estavam a verter e não trocar, ou pelo menos informar, de que, seria melhor trocar o silicone do cárter para depois não ter o carro parado mais uns dias...simplesmente estava muito complicado de entender...para ele tinha sido um trabalho 5 estrelas o não trocar vedantes do cárter quando existe uma fuga em tal com fonte desconhecida..enfim.

Final de contas, ficou combinado se eu quiser, ir me buscar c carro ao trabalho abrir o cárter ver por onde verte trocar o silicone e voltar a por o carro no local de trabalho, visto que devido aos meus horários não tenho tempo par tal.
Claro que não aceitei. Desta feita vou continuar a controlar a fuga..e vou solucionar noutro lugar.Se porventura se vier a verificar que é mesmo do retentor ai já é diferente.
 
Pois bem, hoje fui falar com o dono da oficina...la tive que me chatear que acho que ele não entendia ou não queria entender!Jura a pés juntos que não e do retentor pois este não tinha pinga de óleo nem humidade,e quando assim é não se troca.
Não me parece um trabalho completo o facto de apertar os parafusos do cárter pois estavam a verter e não trocar, ou pelo menos informar, de que, seria melhor trocar o silicone do cárter para depois não ter o carro parado mais uns dias...simplesmente estava muito complicado de entender...para ele tinha sido um trabalho 5 estrelas o não trocar vedantes do cárter quando existe uma fuga em tal com fonte desconhecida..enfim.

Final de contas, ficou combinado se eu quiser, ir me buscar c carro ao trabalho abrir o cárter ver por onde verte trocar o silicone e voltar a por o carro no local de trabalho, visto que devido aos meus horários não tenho tempo par tal.
Claro que não aceitei. Desta feita vou continuar a controlar a fuga..e vou solucionar noutro lugar.Se porventura se vier a verificar que é mesmo do retentor ai já é diferente.

São situações chatas. Sendo ou não do retentor o oleo está lá presente. E se havia humidade de oleo visivel sendo do retentor ou do carter era de avisar o cliente. Se já estava lá a fuga não é ao apertar que vai resolver. Não me lembro e ainda por cima varia de carro para carro. Mas os parafusos do cartar acho que tem aperto por volta de 15Nm salvo erro. Não é muito aperto.

Espero bem que resolvas isso rapido e no bom sentido. Mas não andes muito com o carro assim para evitar cair oleo no disco embraiagem. É pena porque depois tens que voltar a entrar em despesas.
 
São situações chatas. Sendo ou não do retentor o oleo está lá presente. E se havia humidade de oleo visivel sendo do retentor ou do carter era de avisar o cliente. Se já estava lá a fuga não é ao apertar que vai resolver. Não me lembro e ainda por cima varia de carro para carro. Mas os parafusos do cartar acho que tem aperto por volta de 15Nm salvo erro. Não é muito aperto.

Espero bem que resolvas isso rapido e no bom sentido. Mas não andes muito com o carro assim para evitar cair oleo no disco embraiagem. É pena porque depois tens que voltar a entrar em despesas.

Exatamente , é chato ainda para mais quem mexeu no carro é um amigo ..mas como se diz amigos amigos negócios à parte ! Enfim ,vou tentar resolver a bem, se ele abrir o cárter a minha frente tudo bem se não vai a outro sítio ! É coisa para 3/4 horas de trabalho a correr mal diz ele, e vou reaproveitar o óleo uma vez que tem mês e meio !

Em relação aos parafusos ele diz que os três deram aperto mas podem porventura ter folga e não dão aperto suficiente ..vamos a ver.

Pois o chato é que é o carro de dia a dia...e por mês ainda são uns 1200km em circuito urbano e pouco nacional!

O dono ainda me disse que a fuga não é nada de mais que podia fazer viagens a vontade convinha era andar com 1l de óleo atrás...algo que já faço! A meu ver é considerável a fuga..mas não sou expert !
Obrigado pela ajuda,e assim que estiver solucionado ponho aqui a resolução .
 
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Exatamente , é chato ainda para mais quem mexeu no carro é um amigo ..mas como se diz amigos amigos negócios à parte ! Enfim ,vou tentar resolver a bem, se ele abrir o cárter a minha frente tudo bem se não vai a outro sítio ! É coisa para 3/4 horas de trabalho a correr mal diz ele, e vou reaproveitar o óleo uma vez que tem mês e meio !

Em relação aos parafusos ele diz que os três deram aperto mas podem porventura ter folga e não dão aperto suficiente ..vamos a ver.

Pois o chato é que é o carro de dia a dia...e por mês ainda são uns 1200km em circuito urbano e pouco nacional!

O dono ainda me disse que a fuga não é nada de mais que podia fazer viagens a vontade convinha era andar com 1l de óleo atrás...algo que já faço! A meu ver é considerável a fuga..mas não sou expert !
Obrigado pela ajuda,e assim que estiver solucionado ponho aqui a resolução .

vindo aqui desenterrar um pouco o caos
O silicone do cárter consegues tu substituir em casa é facil chave 10mm de tubos fininhas ou chave sextavada nr5mm em condições, caso não querias ter intimidades com o óleo recorre a um experiente e paciente conhecedor da pratica! não é necessário nenhuma chave especial xpto de fabrico unico para uso uso único e exclusivo, existem 2 parafusos escondidos do cárter que vão apertar a base do tal retentor da cambota que tem a sua base em téflon e o tal oring no meio, por isso são 4 parafusos escondidos 2 com facil acesso na caixa mais as pontas e 2 no meio da caixa, ou seja o volante do motor esta parcialmente a tapar esses 2 parafusos, se o sistema de embraiagem for bimassa estas com com sorte, pois o volante tem 2 fendas em sentidos opostos de costas para o motor, ou seja tens de fazer com que o volante do motor rode manualmente devagar ate que essa fenda coincida com parafuso, depois rodas mais uns graus até que o volante atinja a posição do outro parafuso, se for sistema mono massa de volante fino, esses volantes geralmente são maciços e não tem a tal fenda de passagem, ai para removeres o cárter para ser reparada a vedação tens de tirar a caixa e o sistema da embraiagem, visto que o espaço que sobra entre o mono massa e a folga de acesso a cabeça do parafuso fica impossível que la caiba uma chave, só possivelmente uma sextavada especial fininha com cabeça de 5mm e as pontas meio arredondadas!!
o retentor que o mecânico não trocou foi por incompetência ou falta de conhecimento, visto que secalhar é a 2ª embraiagem que o teu carro leva após fabrico, ou seja esse retentor apartida tem os mesmos klm e esquentamentos que essa embraiagem não iria durar mais 10 15 anos na certa :/
 
vindo aqui desenterrar um pouco o caos
O silicone do cárter consegues tu substituir em casa é facil chave 10mm de tubos fininhas ou chave sextavada nr5mm em condições, caso não querias ter intimidades com o óleo recorre a um experiente e paciente conhecedor da pratica! não é necessário nenhuma chave especial xpto de fabrico unico para uso uso único e exclusivo, existem 2 parafusos escondidos do cárter que vão apertar a base do tal retentor da cambota que tem a sua base em téflon e o tal oring no meio, por isso são 4 parafusos escondidos 2 com facil acesso na caixa mais as pontas e 2 no meio da caixa, ou seja o volante do motor esta parcialmente a tapar esses 2 parafusos, se o sistema de embraiagem for bimassa estas com com sorte, pois o volante tem 2 fendas em sentidos opostos de costas para o motor, ou seja tens de fazer com que o volante do motor rode manualmente devagar ate que essa fenda coincida com parafuso, depois rodas mais uns graus até que o volante atinja a posição do outro parafuso, se for sistema mono massa de volante fino, esses volantes geralmente são maciços e não tem a tal fenda de passagem, ai para removeres o cárter para ser reparada a vedação tens de tirar a caixa e o sistema da embraiagem, visto que o espaço que sobra entre o mono massa e a folga de acesso a cabeça do parafuso fica impossível que la caiba uma chave, só possivelmente uma sextavada especial fininha com cabeça de 5mm e as pontas meio arredondadas!!
o retentor que o mecânico não trocou foi por incompetência ou falta de conhecimento, visto que secalhar é a 2ª embraiagem que o teu carro leva após fabrico, ou seja esse retentor apartida tem os mesmos klm e esquentamentos que essa embraiagem não iria durar mais 10 15 anos na certa :/

Obrigado pela explicação, entretanto o problema ficou resolvido , actualizei no projecto e não aqui, trocada a junta do cárter e melhorou bastante, ha ainda uma antiga soldadura no cárter que esta mal feita e passa um pouco por la.. um dia tenho que levar aquilo a soldar melhor ;)
 
Boa, isso é que é preciso haja saúde :D se o teu cárter for igual ao meu é em alumínio e não leva junta é só silicone acho eu, e hoje em dia já arranjas bons negócios na net de cárteres novos ou em excelentes condições, boas curvas :D
 
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