O fumo é branco ou tem uma tonalidade azulada? vê o nível da água, podes ter a junta queimada
eu apontava para o mesmo...
O fumo é branco ou tem uma tonalidade azulada? vê o nível da água, podes ter a junta queimada
Fumo preto=gasóleo
Fumo Branco=Água ou humidade no escape
Fumo Branco Azulado=Óleo
Esse fumo branco que descreves, penso que será devido aos percursos serem curtos o escape está constantemente a aquecer e arrefecer e cria bastante condensação no escape, logo quando o pões a trabalhar a frio, sai esse fumo branco. Muitas vezes, principalmente nos carros a gasolina que as amplitudes térmicas são superiores o escape até pinga...
Tal como já disseram caso seja fumo branco significa que o motor está a "queimar" óleo ou seja que há passagem de óleo para o interior da câmara de combustão... neste caso deve ser o turbo que está a fazer "passagem" de óleo o que poderá significar que está com folga sendo que é possível mandar repará-lo
Quanto aos trajectos pequenos, aconselhava-te a dares uma esticadela em auto-estrada em 4ª velocidade até às 4000 rpm durante um bom bocado para ela largar o carvão que concerteza deverá ter acumulado uma vez que só fazes trajetos curtos... é o método que utilizo na A4 B7 2.0TDI de 170cv cá de casa que tem FAP e durante a semana faz tb trajectos curtos, e quando pego na carrinha ao fim-de-semana faço o que disse anteriormente para "limpar" o FAP e quando "carrego" a primeira vez sai uma fumarada consideravel e depois de uns km's a andar assim abrando o ritmo (ou seja troco para uma mudança mais alta para reduzir as rpm's)...depois volto a "carregar" e a verdade é que o fumo que deita é quase imperceptível.... até agora tem resultado muito bem porque a luz do FAP nunca acendeu