Fumarada...

Ontem á noite aconteceu-me uma coisa inédita e bastante estranha.
Ia a andar normal, e tive de parar num semaforo. Ao parar, começo a ver pelo espelho uma fumarada pelo escape, e a seguir pelo capot...
Encostei de imediato, desliguei o carro, abri o capot, e o fumo puff... desapareceu...
Voltei a ligá-la para ver se onde vinha o fumo e não fez mais. Dei umas aceleradelas, a ver se ele saía, mas... nada...
A temp. nem aos 90º chegava... a água no nivel...
Por descargo de consciencia voltei para trás, e com o mesmo andamento que estava e não voltou a fazer.
Hoje de manhã, voltei a ligá-la e... nada de fumo...
No entanto, para ver o que se passava, abri o capot, tirei a capa do motor... e vejo que tenho algumas (grandes) babadas de oleo, e da EGR.
Pergunto, pode ter sido esta a causa do Fumo "misterioso" ?
De facto ela anda a beber oleo a mais para o habitual...

Deixo algumas fotos para verem as babadas....

20120129112855.jpg


20120129112840.jpg


20120129112830.jpg


20120129114218.jpg


Inclusivé do tubo que sai da EGR para baixo... IC ??? , na junção tb está tudo cheio de oleo.

20120129112906.jpg


Será que é mesmo da EGR, ou posso começar-me a preparar para uma "ripada" valente ?
 
Last edited:
boas!
antes de gastar euros... gasta um pouco de tempo se perceberes da coisa e saca a egr e colectores fora e limpa a porcaria que la deve ter dentro, as tubagens e junções também.. tem ai mt nhanha acumulada lol
 
David,
Quando ao resto não sei, mas essa EGR, era mudada urgentemente...

O gajo da Bosch por acaso disse-me isso por outras palavras... Do Tipo: "Essa EGR, vamos tentar limpá-la o melhor possivel, mas é melhor começar a preparar para a trocar."

boas!
antes de gastar euros... gasta um pouco de tempo se perceberes da coisa e saca a egr e colectores fora e limpa a porcaria que la deve ter dentro, as tubagens e junções também.. tem ai mt nhanha acumulada lol

Já foi limpo na penultima revisão... á cerca de 20.000kms atrás.
Foi limpa a EGR, Colectores de admissão, injectores, Intercooler, etc. Foi feita a revisão ao turbo (descarbonizar).

Fumo branco?... Se sim... Óleo!

Não posso garantir que fosse branco, porque era de noite. Preto não era. Também não tinha qualquer tipo de Odor.
 
a minha egr tb estava a babar oleo, e o mecanico deu-lhe uma limpeza, mas avisou q só dá pra limpar até um ponto, depois tem q ser substituida...
quanto ao fumo, se reparares a egr baba oleo q cai em cima dos colectores de escape... se os colectores tiverem umas pingas de oleo em cima, quando aquecerem bem pode causar o fumo d q falas... mas neste caso tem um odor especial q provavelmente só se nota junto ao motor (fora do habitaculo)... mas assim q o oleo babado se evapora com o calor dos colectores deixa de fazer o fumo/odor...
 
a minha egr tb estava a babar oleo, e o mecanico deu-lhe uma limpeza, mas avisou q só dá pra limpar até um ponto, depois tem q ser substituida...
quanto ao fumo, se reparares a egr baba oleo q cai em cima dos colectores de escape... se os colectores tiverem umas pingas de oleo em cima, quando aquecerem bem pode causar o fumo d q falas... mas neste caso tem um odor especial q provavelmente só se nota junto ao motor (fora do habitaculo)... mas assim q o oleo babado se evapora com o calor dos colectores deixa de fazer o fumo/odor...


Era exactamente a isso que me referia! ;)
 
...na minha maneira de ver....o ppl tem mt o vicio de "menosprezar" o estado de "saúde" das EGR's...
...ora uns limpam, ora um "eliminam"...
...na minha maneira de ver, é, substituir assim que dá sinais...foi o que fiz.
...tinha a opção de a fechar...mas o meu filho, não tem que pagar no futuro, a minha burrice...


Por isso, David, muda isso e assunto resolvido :)
 
...na minha maneira de ver....o ppl tem mt o vicio de "menosprezar" o estado de "saúde" das EGR's...
...ora uns limpam, ora um "eliminam"...
...na minha maneira de ver, é, substituir assim que dá sinais...foi o que fiz.
...tinha a opção de a fechar...mas o meu filho, não tem que pagar no futuro, a minha burrice...


Por isso, David, muda isso e assunto resolvido :)

finalmente alguem que pensa como eu estava a ver que nao tinhamos aqui mais ninguem assim
olha daqui a nada vem ai uns quantos a dizer que falas como quem ganha a vida a vender egr,s e a levar o dinheiro dos outros
e que es mau etc etc isso sim é mentalidade

abraços
 
concordo q devemos preocupar com o ambiente, mas se a egr dá para limpar e continua a desempenhar o seu papel, não vejo porq se tenha q mudar ao 1º sinal...
por essa lógica se todos fizessem isso, vendiam-se 5 vezes mais egr, e fabricar 5x mais egr tb ia produzir mais co2 ao fabricá-las, transportá-las, etc :D
é como o e-mail, se não se imprimir poupa-se papel, se comprar menos papel vai-se fabricar menos papel, e poupam-se as arvores, pena é q o impacto q isso tem pra quem produz papel é tão pouco, q nem tem expressão...

tapar egr's pra mim não é nada de grave, agora falem em tirar os cats, e aí sim, concordo q pra dar 1cv psicologico, prejudica-se e muito o nosso planeta...
 
Back
Top