Garantias- trocas-devoluções -SUCATEIRAS

Boas ppl

ainda estou por dentro do que se chama compras normais....mas em relação ás sucateiras alguém me sabe dizer como funciona em termos de legislação?
Coloco esta questão porque comprei uma bomba (gasosa)para o carro da maria (TD100 bravo) numa sucata e está avariada...e como tal tenho de a devolver...mas os "gajos" estão a dizer que só tinha 5 dias uteis para reclamar a peça...o que acho que não vai de encontro á lei....e mesmo que fosse essa mesma peça teria sempre e obrigatóriamente garantia..
alguém por dentro das leis de sucatas...sei que existem ecepções nas sucatas...mas n até que ponto...
abraço e thanks

;)
 
sim tenho tudo.....aminha questão nãoé garantia mas sim devolução pois está avariada a peça...porque se invocar garantia ainda lhes fica mais caro...o kit de reparação é mais caro em 1/3 que o total da peça....
 
Peças usadas tem por norma 1 ano de garantia, penso eu de que.
Já ouvi falar em exeçoes de peças de desgaste terem apenas 90 dias.
Só no departamento juridico é que te podem ajudar...
Oh da casa!!
 
ja trabalhei numa sucata e era tudo sem papeis, ou seja.. levas a peça se nao funcionar trocas por outra se nao funcionar na mesma nao te devolvia o dinheiro mas ficavas com o valor para gastar noutra peça/material...mas isto tudo nao declarado...agora declarado nao tou por dentro das leis... ja agora foi em que sucata?
 
Tens sempre garantia!... A peça não te foi oferecida! Foi comprada! Qualquer bem novo ou usado que tenha sido vendido tem que ter sempre garantia!...

Agora em termos de devolução, ou te dão uma outra bomba, ou reparam essa, ou trocas por outra coisa qualquer!...
A devolução dos €€€ podem não fazer!
O facto da bomba estar avariada não dá o direito ao consumidor de pedir os €€€ de volta, pois isso é um risco que se corre quando se compra alguma coisa numa sucateira! ...
 
Last edited:
se for de acordo com a lei geral sei que são obrigados a repor a conformidade do bem adquirido...ou seja reparar substituir....em caso que n conseguirem é mesmo €€ para a mão...
sim foi com garantia e para que a malta saiba onde não .comprar foi na PRESTIPEÇAS em FAFE...

atenção que a resposta deles foi apenas e passo a citar:

"
BOM DIA

APÓS DATA DA FATURA SÓ DAMOS 5 DIAS UTEIS PARA EXTRIMENTAR, NESTE CASO JÁ PASSARAM 10

CPTS"

fiz mesmo paste e copy...

mas terça estou lá pessoalmente ;)
 
Bom, agora depende de quanto te queres chatear.

A lei está do teu lado, desde que a compra tenha sido feita entre um comerciante e um consumidor (não sei se o compraste nesta qualidade mas estou a presumir que sim).

No caso de compra de bens móveis usados o que a lei diz é "Tratando-se de coisa móvel usada, o prazo previsto no número anterior pode ser reduzido a um ano, por acordo das partes." - Art.º 5º, n.º 2, do Dl. 67/2003, de 08/04, republicado pelo DL. 84/2008, de 21/05. Logo, é ilegal o estipular de uma garantia inferior a 1 ano (ver o art.º 10º do mesmo diploma).

De resto, a solução já foi aqui dita, reparar substituir por igual e no limite devolver o dinheiro.
 
Boa Noite....

Bem quanto a devolução do equipamento se nao perguntaste quanto tempo terias para devolver, devias ter perguntado! para te precaveres deste tipo de situações porque nao ha nada na lei que diga período de devolução isso vai tudo depender da cortesia de cada estabelecimento/insígnia.

Agora em relação a garantia isso já é outra coisa se tens 1 ano de garantia so tem que aceitar a peça e mandar arranja-la. Ponto final. Se nao "ameaça" com livro de reclamações ou se for necessário escreve mesmo...



Ps: isto é um conselho para sempre que comprem algo em algum artigo ou bem perguntem sempre a condiçoes de devoluçao pelo insígnia/loja





Sem, Outro assunto, Nuno Prata
 
Last edited:
Boas

na verdade vou reclamar no livro de qualquer forma....pois a peça está avariada...foi vendida assim e a resposta que me deram indicia que a mesma não tem garantia...pensam que por estar a 200km de distância não me coloco lá...porque gasto €€...mas a verdade é que não aceitaram a devolução da peça que teria um custo para mim de ctt €8 e agora vão levar com todos os custos...
quanto a vender peças avariadas....mesmo que usadas..é crime...e a desresponsabilização pior ainda...
tratei tudo por email´s e por isso tenho tudo registado assim como a factura...já nem falo dos custos de montar a peça e desmontar....
;) thanks ppl
 
Uma peça usada é sempre uma peça usada podes comprar hoje, montar daqui a 50 km dar o prego. O gajo que ta vendeu nao adivinha quando ela vai avariar, tal como tu nao adivinhaste quando a tua ia avariar. Ao comprar peça usada tem de se ter isso em conta.

Exigir € de volta e sempre complicado porque o € entra tambem sai. Agora podes e pedir uma outra bomba dessas mal eles tenham. ai acredito que chegues a um acordo.
 
Uma peça usada é sempre uma peça usada podes comprar hoje, montar daqui a 50 km dar o prego. O gajo que ta vendeu nao adivinha quando ela vai avariar, tal como tu nao adivinhaste quando a tua ia avariar. Ao comprar peça usada tem de se ter isso em conta.

Exigir € de volta e sempre complicado porque o € entra tambem sai. Agora podes e pedir uma outra bomba dessas mal eles tenham. ai acredito que chegues a um acordo.

Tens toda a razão...mas quando comprei não era como avariada...e vender avariado ou sequer dizer que não sabe o que vende ainda é pior....cá em tuga estamos habituados a ser "enganados" com o xico espertismo de outros...só que a malta que se aprecebe deixa andar...easituação é concreta...não avariou em andamento...a peça logo que foi montada e o carro trabalhou verificou-se que ainda estava pior que a minha que já tinha lavado a caixa toda de gasoleo...quanto a pedir €€...vai ser dificil eles quererem gastar quase 200€ como já sube na leiridisel e eu n vou ficar errascado á espera que apareça outra do céu para me enviarem....
 
Back
Top