SIM, Pedro... Definitivamente!
Dizes que não ahas grande piada ao animal_gato e eu digo-te, sem dúvidas nenhumas, que basta gostares sinceramente de animais que tendo um gato passas a adorá-los!
Comigo foi assim, até ser adulta tinha um medo incrivel de gatos, não confiava minimamente neles, e apesar de sempre ter tidos imensos animais, nunca consegui superar esse sentimento... até ter tido o meu!
Hoje em dia ADORO gatos, aprendi a entender e lidar com a natureza muito prórpia deles e deitei por terra vários conceitos errados que tinha sobre estes meninos...
Vantagens de ter um gato:
-Limpeza e Higiene
-Independentes sem serem distantes ou alheios...
-Carinhosos, mas por norma não gostam cá de grandes apertos... quando querem vem buscar festas e atenção
-"Manutenção" económica, mesmo depois de castrado se quiseres dar racção para esterilizados ou renal, não te sai nada caro...
-Não gastas nada em brinquedos pois preferem sempre as coisas mais simples, um papel amassado, uma caneta, uma carica (grande para não engolirem...)
-Não precisas de vir o passear à rua, logo, não te condiciona nem te impõe horários rigidos para o efeito... claro que se os quiseres passear eles também gostam
ÚNICA desvantagem:
-Pêlo... mas se optasses por um cão até seria pior, eventualmente.
O gato perde pêlo, mais numa alturas do que noutras, naturalmente... mas nada que uma limpeza regular da casa não ultrapasse
Diziam-me que o devia castrar, eu dizia que não, porque alterava a personalidade dele, tornava-o mais apático, menos brincalhão e pestinho... Tudo treta! Tive de o castrar, pois começou a urinar fora do sítio e... nada mudou, continuou exactamente igual ao que era... A minha pestinha!
e a questão da higiene resolvida!
Para teres uma nocção das despesas, por cá a esterilizaão do macho anda nos 45/50€ e da fêmea nos 80/100€. É obrigatório!
Dizem que as fêmeas são mais ariscas que os machos, mas sinceramente não acredito... tem tudo a ver com a personalidade de cada um, e nunca com o sexo... exactamente como nós!
De raças não posso falar, nem gosto... com tantos gatinhos abandonados para adoptar, para mim deixou de fazer sentido falar de raças... mas claro, que isso fica ao critério de cada um.
Em relação às férias, suportam muito melhor a ausencia dos seu donos que um cão, nem tem comparação possível... Se não o puderes levar o ideal é deixa-lo em casa no seu meio, e pedir a algum amigo/familiar que possa lá ir alimentar e limpar... com alguns gatos tirá-los do seu meio não funciona muito bem!!! Os gatos são extremamanete sensiveis à mudança...
Se ponderasses adoptar um gato adulto indicava-te um sitio fantástico para o fazeres aí para baixo
Não dúvido que vais passar a adorar gatos quando te permitires partilhar a vossa vida com um! Nao penses mais!!!