Olá:
Após consultar os tópicos sobre o assunto que se encontram por este forum, decidi criar este post de modo a informar os utilizadores e potenciar discussões sobre este dispositivo, chamado FAP.
Antes demais posso adiantar que, considero que cada marca criou o seu FAP e, que em todos os casos são os proprietários que o ajudam a desenvolver derivado dos problemas que vão surgindo com a utilização da viatura. Convém também salientar que se trata de um dispositivo que permite reduzir as emissões de CO2 instântaneas, mas que obriga a ir para a estrada, para regenerar o filtro sempre que a luz acende. Como tal obriga a que cada condutor emita mais CO2 com estas deslocações que, de outra forma não seria necessárias.
O meu caso é razão para que se re-inicie esta discussão sobre este duvidoso dispositivo. Passo a descrever:
Comprei, semi-nova em Junho de 2009, a minha A4 2.0 TDI Sline ext de 06/2007 de 170cv, com apenas 20000km.Até Dezembro de 2010 era um prazer possuir esta viatura, e apenas tinha acendido por 3 vezes a luz do filtro de particulas, tendo apagado após realizar o procedimento recomendado pelo fabricante. O estilo de utilização semanal(+-250km) è de 60% em meio urbano e 40% em estradas.
A partir de Dezembro de 2010 è que conheci o verdadeiro FAP. Já com 44000km acendeu a luz do filtro e já não apagou tendo que ir para uma oficina da marca. Aí levou um sensor de pressão e foi feita a regenaração do filtro. Passados mais 3500km acendeu novamente a luz que já não apagou a não ser com a regeneração da oficina e uma actualização de software. Passados 4500km voltou a acender a luz e regressou novamente à oficina oficial tendo levado sensor de temperatura e mais uma regeneração. Passados 500km acendeu a luz e foi para a oficina onde foi feita limpeza de injectores e substituição de cablagem dos injectores. Actualmente com 55000km voltou a acender a luz que não apaga por mais kms que faça para regenerar o maldito FAP.
Resumindo em 10 000km já levou um sensor de pressão, um sensor de temperatura, limpeza de injectores e 5 regenerações na oficina. E não conseguem dar com o problema sem começar a substituir o FAP, ou até mesmo a consola de comando.
Não sei se alguém já passou pelo mesmo, ou se tem alguma sugestão, mas o que é facto é que estou mais saturado que o FAP com todo este problema. Hoje tenho a viatura parada sem saber o que lhe fazer.
A discussão...
Zd
Após consultar os tópicos sobre o assunto que se encontram por este forum, decidi criar este post de modo a informar os utilizadores e potenciar discussões sobre este dispositivo, chamado FAP.
Antes demais posso adiantar que, considero que cada marca criou o seu FAP e, que em todos os casos são os proprietários que o ajudam a desenvolver derivado dos problemas que vão surgindo com a utilização da viatura. Convém também salientar que se trata de um dispositivo que permite reduzir as emissões de CO2 instântaneas, mas que obriga a ir para a estrada, para regenerar o filtro sempre que a luz acende. Como tal obriga a que cada condutor emita mais CO2 com estas deslocações que, de outra forma não seria necessárias.
O meu caso é razão para que se re-inicie esta discussão sobre este duvidoso dispositivo. Passo a descrever:
Comprei, semi-nova em Junho de 2009, a minha A4 2.0 TDI Sline ext de 06/2007 de 170cv, com apenas 20000km.Até Dezembro de 2010 era um prazer possuir esta viatura, e apenas tinha acendido por 3 vezes a luz do filtro de particulas, tendo apagado após realizar o procedimento recomendado pelo fabricante. O estilo de utilização semanal(+-250km) è de 60% em meio urbano e 40% em estradas.
A partir de Dezembro de 2010 è que conheci o verdadeiro FAP. Já com 44000km acendeu a luz do filtro e já não apagou tendo que ir para uma oficina da marca. Aí levou um sensor de pressão e foi feita a regenaração do filtro. Passados mais 3500km acendeu novamente a luz que já não apagou a não ser com a regeneração da oficina e uma actualização de software. Passados 4500km voltou a acender a luz e regressou novamente à oficina oficial tendo levado sensor de temperatura e mais uma regeneração. Passados 500km acendeu a luz e foi para a oficina onde foi feita limpeza de injectores e substituição de cablagem dos injectores. Actualmente com 55000km voltou a acender a luz que não apaga por mais kms que faça para regenerar o maldito FAP.
Resumindo em 10 000km já levou um sensor de pressão, um sensor de temperatura, limpeza de injectores e 5 regenerações na oficina. E não conseguem dar com o problema sem começar a substituir o FAP, ou até mesmo a consola de comando.
Não sei se alguém já passou pelo mesmo, ou se tem alguma sugestão, mas o que é facto é que estou mais saturado que o FAP com todo este problema. Hoje tenho a viatura parada sem saber o que lhe fazer.
A discussão...
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