Ida à inspecção. Resultado: CHUMBO!

• Thread starter Thread starter Tesla
  • Data de Início Data de Início
Olá pessoal das argolas.

O meu audi carocha (8N) foi hoje à inspecção e, de acordo com os doutores, os intestinos do meu carrinho estão todos mamados. Que é como quem diz... aquilo manda gases cá para fora cumó caraças! Resultado (está no titulo) um belo dum chumbo e uma folhinha vermelha a condizer, para compor o ramalhete.

Que sistemas do carro podem estar envolvidos nesta tão pobre performance? Catalisador? Sonda lambda? Quanto é que me pode vir a custar corrigir esta coisa? Algum de vós passou por uma situação igual?

Obrigado e abraço.

Não ando com ele assim há tanto tempo para notar.
A correcção deste problema pode sacar-me quantos euros do bolso? Tens alguma ideia? :S

Não ando com ele assim há tanto tempo para notar.
A correcção deste problema pode sacar-me quantos euros do bolso? Tens alguma ideia? :S
tens o carro há pouco tempo?
o custo depende da causa da avaria... se for apenas o katalizador, podes sempre optar por um de marca branca que deve andar pelos 350€ + mão de obra..

Como já foi dito, liga primeiro o VAG e vê se/qual erro/s que aparece/m.

Como estavam os valores de CO? altos ao relantim e em aceleração? e o valor lambda, dentro do normal ou muito baixo?

Sem mais dados é muito difícil saber o problema, pode ser sonda lambda, catalisador, maf, sensor temperatura, etc..

Como já foi dito, liga primeiro o VAG e vê se/qual erro/s que aparece/m.

Como estavam os valores de CO? altos ao relantim e em aceleração? e o valor lambda, dentro do normal ou muito baixo?

Sem mais dados é muito difícil saber o problema, pode ser sonda lambda, catalisador, maf, sensor temperatura, etc..

Olá.

Bom, não sou um expert, nem quando lá estava sabia o que era importante ou não, no entanto o Inspector disse-me que os valores estavam muito altos. Cerca de 3x mais altos que o normal. Deveriam andar pelos 0,5 e estavam nos 1,5 aproximadamente.
O problema, segundo ele, era patente tanto ao relantim como em aceleração. Ele falou-me em mais de um valor estarem altos e o CO era sem dúvida um deles.

Sei que não é muita informação, mas é o que me lembro. Se ajudar a pelo menos apontar para uma direcção mais concreta já fico contente.

Obrigado pela ajuda. :)

vick_79, o carro está comigo há um ano, só que estive no estrangeiro a maior parte desse tempo e só agora estou a ter mais contacto com o carro.

Assim muito por alto,

Se os valores de CO ao realantim e em aceleração eram praticamente os mesmos mas próximos do valor ideal, o problema passa pelo catalisador, pois basicamente já não está lá a desempenhar a sua função.

Se os valores CO estavam dentro dos parâmetros ao relantim, ou até elevados, e em aceleração oscilassem ou subissem bastante e o valor de lambda descer, é um indicador de que a sonda lambda não está a fazer a leitura correcta.

Pode ser também o conjunto dos problemas, catalisador e sonda lambda.

Os problemas mais comuns são estes, mas não quererá dizer que não possa ser outro o problema.

Fui a IPO com o meu ibiza 1.4 á pouco tempo e os gases acusava 9.... LOL!! o valor normal deveria ser 0.5...

Por acaso tinha la uma sonda lambda de um A4 1.6i coloquei, nem meia hora depois tava la novamente, resultado gases impecaveis . A partir dai começei a ver o meu ibiza a fazer consumos que ja nem me lembrava que existiam naquele carro.

Deverias ligar o carro ao computador e ver se aparece o erro da sonda lambda ( oxygen sensor o2 ) se o tiveres trocar a sonda.

Podes sempre por o carro numa oficina e pedir orcamento...

É isso Santinhos, mas como não tenho ideia do que possa ser, tudo o que me dissessem na oficina e iria aceitar. Pelo que preferi vir aqui pedir a ajuda de quem percebe muito mais que eu, para ter uma ideia de como a coisa pode evoluir.
Por exemplo, já sei que a brincadeira não vai ficar por menos de 350 euros. Depois, com a explicação técnica do armageddon estarei concerteza mais preparado para ouvir outros veredictos. :)

É uma questão de preparação e de pedir ajuda no trabalho de casa.

Já agora, deixo aqui uma mensagem de apreço e agradecimento ao fórum e aos seus participantes, dado que sempre me ajudaram de forma inestimável. Obrigado a todos. ;)

Abraço.

Back