Importar carros

Boas pessoal!
Ando com ideias de ir à Alemanha comprar um novo brinquedo "semi-novo", mas a minha dúvida é o que é que tenho de fazer para importar o carro e como é que o legalizo?
Como sei se estou a fazer bom negócio? Dar umas voltas, livro de revisões e fazer a vistoria habitual basta?
 
Não acho grande ideia fazer isso mas é a minha opinião já agora qual é o carro que queres ir buscar e que cilindrada?
 
Atenção á declaração de compra se for particular e se for stand atenção á factura pois se não colocar lá o iva tens de o pagar cá sobre o valor de compra (existe muita gente a ser vigarizada nesses campos ) ;)
De resto é trazer O livrete grande, o pequeno e se conseguires o COC pois lá custam cerca de 60€ e aqui 120€.
Depois para legalizar se vieres a rolar no carro tens de ter matriculas vermelhas (as amarelas são ilegais na Europa ou seja só dão para circular na Alemanha) se vier de camião pedes a factura e o CMR.
Depois os passos são:

- Ir ao IMTT buscar o modelo 9
- Ir á inspeção B carimbar o modelo 9 e aqui precisas dos livretes e do COC
- Ir ao IMTT pedir o numero de homologação.
- Ir ao IMTT buscar o numero de homologação (isto se não passarem no mesmo dia)
- Ir á Alfandega pedir as matriculas (antes disso tens de comprar os impressos e preencher para tirares fotocopia tanto aos impressos como o resto de documentos)
- Ir á Alfandega buscar as matriculas
- Ir ao IMTT colocar a matricula no sistema
- 10 dias depois ir á conservatória emitir o DU
- Ir ás finanças pagar o selo

E tens tudo tratado ;)
Se fosses aqui do Porto como trato de legalizações podia-te tratar disso ;)
 
Legalizar ate nem é muito difícil só que depois pagar o iuc de um carro importado é que não é nada fácil um amigo meu comprou ca em Portugal num stand um Mercedes 320cls de 2005 com 300 e tal cavalos a gasolina e era importado da Alemanha vindo todo personalizado muito bonito por sinal mas adiante ele teve de o vender porque o que pagava de iuc eram 800 e tal € e enquanto um carro igual ao dele mas nacional pagava 400 ou 500€ nem tanto se calhar, por isso poupa se na compra mas depois paga se em impostos
 
Paga-se mais IUC, é verdade... Mas pode-se sempre fazer bons negócios. Se encontrares um que esteja a bom preço que um nacional (coisa que não é muito difícil) e poupares uns 3000 mil euros e o selo é 100-200€ mais caro, tens muitos anos pela frente... Até lá na maioria das vezes já se vende o carro. Por isso.. Quem souber fazer, faz e bem.
 
Atenção á declaração de compra se for particular e se for stand atenção á factura pois se não colocar lá o iva tens de o pagar cá sobre o valor de compra (existe muita gente a ser vigarizada nesses campos ) ;)
De resto é trazer O livrete grande, o pequeno e se conseguires o COC pois lá custam cerca de 60€ e aqui 120€.
Depois para legalizar se vieres a rolar no carro tens de ter matriculas vermelhas (as amarelas são ilegais na Europa ou seja só dão para circular na Alemanha) se vier de camião pedes a factura e o CMR.
Depois os passos são:

- Ir ao IMTT buscar o modelo 9
- Ir á inspeção B carimbar o modelo 9 e aqui precisas dos livretes e do COC
- Ir ao IMTT pedir o numero de homologação.
- Ir ao IMTT buscar o numero de homologação (isto se não passarem no mesmo dia)
- Ir á Alfandega pedir as matriculas (antes disso tens de comprar os impressos e preencher para tirares fotocopia tanto aos impressos como o resto de documentos)
- Ir á Alfandega buscar as matriculas
- Ir ao IMTT colocar a matricula no sistema
- 10 dias depois ir á conservatória emitir o DU
- Ir ás finanças pagar o selo

E tens tudo tratado ;)
Se fosses aqui do Porto como trato de legalizações podia-te tratar disso ;)

Quanto a parte do COC, a pessoa que me tratou da papelada na alemanha (e quem encontrou o carro) disse me que la o COC é um documento que tem de acompanhar o carro e que eles não pagam para o ter, agora se é verdade ou não, não sei... @ricgermany...é verdade?
O meu A3 ja o trazia, não precisei de o comprar
A minha A6 foi comprada nova na Alemanha pelo antigo dono (que depois a importou para França e por fim para a suíça), no livrete tenho uma alínea que me obriga a andar com o COC no carro por este ter sido importado da alemanha(foi o que me foi explicado aqui na suíça), paguei 50 euros em julho deste ano
Aqui
https://coc.volkswagen-konzernlogistik.de/jctvwtcocwebprd/COCWeb/startPage.do?method=english
(O Preço ja subiu...ainda tenho a fatura do meu)

Quanto ao resto...ainda se consegue poupar algum dinheiro, no meu caso consegui poupar
 
Last edited by a moderator:
Só paga mais IUC se for carros anteriores a 2007... agora se for carros recentes, seja nacional ou importado, é tudo a mesma coisa...

A minha é de 2012, importada este ano, e fosse nacional ou importada, pagava o mesmo.
 
Quanto a parte do COC, a pessoa que me tratou da papelada na alemanha (e quem encontrou o carro) disse me que la o COC é um documento que tem de acompanhar o carro e que eles não pagam para o ter, agora se é verdade ou não, não sei... @ricgermany...é verdade?
O meu A3 ja o trazia, não precisei de o comprar
A minha A6 foi comprada nova na Alemanha pelo antigo dono (que depois a importou para França e por fim para a suíça), no livrete tenho uma alínea que me obriga a andar com o COC no carro por este ter sido importado da alemanha(foi o que me foi explicado aqui na suíça), paguei 50 euros em julho deste ano
Aqui
https://coc.volkswagen-konzernlogistik.de/jctvwtcocwebprd/COCWeb/startPage.do?method=english
(O Preço ja subiu...ainda tenho a fatura do meu)

Quanto ao resto...ainda se consegue poupar algum dinheiro, no meu caso consegui poupar
És obrigatório levar pelo menos uma cópia do coc no carro. Porque agora só no coc é que vêm as medidas dos pneus que estão legalizadas para o teu modelo. Comprando um carro, vem sempre com coc. Menos nos antigos. Ainda agora tive que pedir à Rover Mini um Coc para o Cooper de 2000 e paguei 220€. Mas isso depende de fabricante para fabricante.
 
Last edited by a moderator:
Só paga mais IUC se for carros anteriores a 2007... agora se for carros recentes, seja nacional ou importado, é tudo a mesma coisa...

A minha é de 2012, importada este ano, e fosse nacional ou importada, pagava o mesmo.

paga mais! não será menos?
 
paga mais! não será menos?

Não me expliquei bem... o que quis dizer foi que não compensa importar carros fabricados antes de 2007 ( por exemplo B6, B7, A3 etc etc etc ) pois uma B6 importada depois de meio de 2007 paga mais de selo versus uma B6 nacional.

Agora um modelo fabricado depois de 2007, por exemplo uma A4 B8, importada ou nacional, em termos de IUC é tudo igual.
 
Não me expliquei bem... o que quis dizer foi que não compensa importar carros fabricados antes de 2007 ( por exemplo B6, B7, A3 etc etc etc ) pois uma B6 importada depois de meio de 2007 paga mais de selo versus uma B6 nacional.

Agora um modelo fabricado depois de 2007, por exemplo uma A4 B8, importada ou nacional, em termos de IUC é tudo igual.
agora entendi ;)
 
Desde já obrigado pelas respostas!
O carro que quero é um Mercedes Benz E 250 CDI a partir de 2010.
Já agora Jimy, em quanto é que ficou no total a legalização do teu carro? Se quiseres envia pm
 
La sao obrigados a ter o coc mas ao vender nao sao obrigados a entregar daí eu dizer que se tem de pedir e a diferença de valores...ha outro pormenor quando for á inspecao B o melhor é ja levar o numero do motor pois se nao tiver uma placa á vista vai ficar a inspecao B suspensa ate ter-se o numero do motor...ai ou se mete o carro ba marca e paga-se um balurdio, ou conhece la alguem ou pede-se a um mecanico que vai desmontar meio motor (em certos carros) para ver o numero ;)
 
Back
Top