O sensor provavelmente está bom.. o termostato como é um componente mecânico que actua constantemente tende a falhar com o tempo.. fica "pasmado".. ou seja paralisa numa posição.. se ficar aberto, a água fica em circulação e arrefece o motor antes do necessário.. isto provoca que o motor varie de temperatura assim como a água que nele circula.. o termostato abre e fecha de forma a que a temperatura fique num determinado intervalo de graus celsius.. mais ou menos nos 90º.. esta é a temperatura de serviço esteja sol ou frio, verão ou inverno.Quando está demasiado calor, aí a ventoinha do radiador é accionada de modo a arrefecer a água para a temperatura de serviço.
O facto de o motor estar abaixo da temperatura ideal afecta os consumos.. pois o sensor detecta a temperatura baixa, informa a centralina e esta faz com que seja injectado mais combustível de modo a obrigar o motor a aquecer até atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Tendo este problema, não convém andar muuuitos km com o carro.. pois obrigar o motor a trabalhar a frio muito tempo, provoca um desgaste prematuro dos seus componentes internos pois haverá mais fricção entre eles, altera a viscosidade do óleo do motor, etc.
Por isso nestes casos é quase certo, problema: TERMOSTATO.