Todos negócios têm custos...
Eu sei que a embraigem completa para o meu motor anda à volta 400 euros, mas eu chego a uma oficina e dizem: 670 euros mais mão de obra... e tu ficas tá muito fora...
e vou mais longe... as oficinas têm descontos... dos 400 euros a 15 % ou seja a embraiagem a 340 euros...
quanto é que já vamos na peça???
uma diferença de 330 euros
e vai mais mão de obra... 40 euros à hora.. que sejam 3 horas... 120 euros
Valor de oficina 790 euros... com peça compraste 520...
faz uma diferença enorme!
cativem os clientes como quiserem!
Peço desculpa mas estás errado.
Hoje em dia compras uma peça a preço de revenda. Antigamente um particular nao podia comprar uma peça a preço de revenda, hoje pode.
Ainda existem uma ou duas casas (zona norte) que fazem tipo, 30% de desconto a oficina, e a cliente final fazem 20%.. Mas se fores cliente habitual, fazem-te ao mesmo preço de oficina.
Hoje em dia vais ao autodoc e compras tu o material lá, ao mesmo preço que eu, profissional, numa casa de peças.
Antigamente, o preço p.v.p. de um kit de embraigem era suponhamos, 200 euros.
Eu, como mecanico chegava la, comprava a embraiagem por menos 50%. Ficava-me a 100 euros.
Chegava ao cliente, e se nao fosse cliente "paraquedista" do preço p.v.p. ainda lhe fazia um desconto de 25%. Ou seja em vez de cobrar 200, cobrava 150 pelo kit de embraigem. Mais mao de obra.
Na peça lucrava 50 euros.
Achas muito?
Se a embraigem der raia? A quem vais pedir a garantia? A casa de peças? Ou a mim? Vens a mim.
Tenho de tirar a caixa de borla, levar a embraiagem de borla a casa de pecas, tenho de meter outra embraiagem do meu bolso, e 6 meses depois a casa de peças diz-me que a embraiagem nao tem defeito nenhum.
Isto só para tu entenderes que se eu te vender uma peça eu tenho de ter lucro na peça. Para te dar garantia da peça eu tenho de ter lucro nela. Nao vou assumir a responsabilidade de garantir-te uma peça se não tiver lucro nela. Porque se nao for assim, mais vale nao vender-te peça nenhuma.
Outra coisa, todos têm os mesmos custos, não amigo..
Muitas oficinas são negócios familiares, muitos nem fazem descontos, muitos tem oficinas imundas que nem pagam a uma mulher a dias ir la uma vez por semana limpar aquilo, muitos fazem servicos sem factura pra nao pagar iva, muitos andam com maquinas de diagnostico piratas, sem licenças, muitos nao fazem reciclagem dos oleos usados nem do material usado.
Os custos nao são os mesmos pra todos.
Uma maquina Bosch fora o computador, custa 1000 euros mais licenca anual.. Com o software basico.
Uma estacao Bosch com osciloscopio, etc, custa quase 10 mil euros.
E muita malta ai que eu conheco anda ai com copias chinesas da Delphi e depois vem-me pedir a mim pra programar uma caixa automatica porque a Delphi nao dá..
Os custos não são os mesmos não!