Inspecção Periódica - Audi 8L, chumbou por causa das luzes

Caríssimos Audistas,

Estou inconformado, frustrado e danado com o que se passou na passada 6 Feira.
Fui a inspecção periódica com o meu 8L de 1999 (modelo de 1997 até 2000) e o inspectou chumbou-o por causa da falta das luzes de nevoeiro dianteiras. Eu bem tentei explicar-lhe que o carro não trazia de origem as luzes, que eram um extra na altura da compra em 1999, ele teimou que o modelo do meu carro trazia os faróis no para-choques e não acreditou que isso acontece no modelo seguinte ao meu (2000 até 2003) o chamado reestiling.

Tentando por um pouco de água na fervura ainda lhe perguntei o que devia de fazer, de forma a manter o carro original, para que o mesmo fosse aprovado. Respondeu-me que devia aplicar os faróis de nevoeiro ou então alterar a instalação eléctrica de forma que apenas acenda a luz de nevoeiro traseira quando os médios estão ligados.

Bem isto leva-me a fazer alterações ao carro, para a 1ª opção tenho de comprar um para-choques e faróis do reestiling e partindo que é tudo plug & play, aplico (o que acho que me deve custar algumas centenas de eur, até porque vou ter de pintar os para-choques). A 2ª Opção leva-me a ter de comprar um novo comando das luzes que não tem posição para luzes nevoeiro dianteiras e apenas as traseiras, segundo a minha oficina custa aprox 90€+50€ (mão de obra) + IVA.

Teimoso, decidi ligar para o IMTT visto que é a entidade que regula os Centros de Inspecção, contei o sucedido ao técnico, e não é que me disse que o inspector estava certo.

Ao que chegamos, uma viatura homologada e aprovada para circulação na data de compra, agora já não é sem ter de efectuar alterações, parece-me uma grande estupidez
 
:wow: A minha alma está parva! :wow:
Já te tentas-te informar se o carro não trazia mesmo os farois? Mas mesmo que viessem lá montados sempre pensei que á frente fosse opcional!...
 
Isto é perfeitamente normal...O teu problema não está em ter farois de nevoeiro o teu problema é que ja tiveste farois de nevoeiro...ou seja em antes de mudares para as restyling tinhas na optica os FN;)
 
Provavelmente, pelo nº de chassi, viram que trazia os farois de nevoeiro e por seguinte, chumbaram pela falta dos mesmos.
 
É opcional, mas se os tens, têm que funcionar..

O meu é um restyling de 2001 e não tem farois de nevoeiro de origem, mas o comando só tem para os de tras..

Supostamente deverias ter os farois lá.. Alguem bateu de frente e pra ficar mais barato meteu um choques mais barato..

Compraste-o novo?
 
Não os tem montados! Ele diz que o carro nunca teve! Acho estranho, pois então o botão não devia ter tambem a posição para ligar os da frente? Mas não tem!... Ele não deve ter comprado o carro novo!
 
o meu a4 b5 tem o comando das luzes de nevoeiro a frente e no xokes nao tem la as luzes e passa sempre no ipo. sempre pensei que as luzes so tem de funcionar se tiver no carro.....
 
boas

o meu A3 tb é de 99 e tens as luzes de nevoeiro nos farois onde tem os maximos, nunca tive problemas com a inspecção,mas atenção que os farois do meu são os antigos antes do restyling, se o teu tem os farois do mod.de 2001 entao não tens luzes de nevoeiro e talvez por isso eles chumbem o carro
 
já tive uma anotação semelhante, quando tinha a B5, ou seja, tinha os faróis antigos com nevoeiro incorporado e depois passei para uns aftermarket, restyling sem faróis de nevoeiro incorporados. A carrinha na altura chumbou e não foi só por isso, mas o gajo disse-te, que bastava eu "tapar" o botão dos faróis da frente (nevoeiro que eram à parte junto aos 4 piscas) que não haveria problema. Assim é como se não existisse, visto não ser obrigatório. Por isso se conseguires esconder o avisador da frente, que nesses não me recordo onde é, será o suficiente, visto à frente serem opcionais. O que ele podia ter explicado é que, tendo tu a informação nos manómetros da existência dos mesmos, induz em erro. Logo tem que levar a anotação encarnada...
 
É pá manda o inspector à lá m€rd%$#", aconteceu-me algo muito semelhante em 2006 com o meu antigo 8L de 2000, tinha o interruptor dos modelos a seguir mas não tinha os faróis de nevoeiro, o chô inspector também vinha com essa balela, mas depois bem teve de meter folhinha verde... e sem anotações...

PS: no meu caso, e é o que pode ter acontecido, o meu manipulo estava estragado, foi umas das minhas anotações quando experimentei o carro e o vendedor colocou lá um novo e esse novo foi do novo modelo.
 
Last edited:
Caríssimos,
1 - Não comprei o carro novo, é importado de França.
2 - Ao ver a ficha do carro (com o nº de quadro num stand audi) verifiquei que o carro saiu da fábrica sem os faróis de nevoeiro dianteiros.
3 - Ainda tenho os faróis originais do carro, não tem luz de nevoeiro incorporada.

Acho que o mais simples seria comprar o raio do interruptor das luzes, mas é caro como o raio, alguém tem uma coisa dessas?
Acham que tenho hipótese de obter a declaração da Audi com a informação de que a viatura originalmente não tem faróis de nevoeiro dianteiros, depois ir ao IMTT fazer o averbamento no livrete?
 
Caríssimos,
1 - Não comprei o carro novo, é importado de França.
2 - Ao ver a ficha do carro (com o nº de quadro num stand audi) verifiquei que o carro saiu da fábrica sem os faróis de nevoeiro dianteiros.
3 - Ainda tenho os faróis originais do carro, não tem luz de nevoeiro incorporada.

Acho que o mais simples seria comprar o raio do interruptor das luzes, mas é caro como o raio, alguém tem uma coisa dessas?
Acham que tenho hipótese de obter a declaração da Audi com a informação de que a viatura originalmente não tem faróis de nevoeiro dianteiros, depois ir ao IMTT fazer o averbamento no livrete?

Prontos mas se tens o interruptor com ligação para os FN frontais é o bastante para reprovar;)
 
Back
Top