Boas pessoal.
Antes de mais, peço desculpa pelo "desenterro" (ainda não passou um aninho né??
)
Então é o seguinte:
Actualmente tenho um A3 8L 130cv de 2002 (que era do meu pai). Na altura, ele tinha instalado um kit Xénon (desconheço a marca, sei apenas que as lâmpadas são de 6000k) e lembro-me bem de na altura vir aqui a este DIY ver a melhor forma de "esconder" os balastros :lol: :lol:.
Entretanto, sempre que ia à IPO, lá tinha ele de mudar as lâmpadas para evitar confusões.
Há algum tempo, fiquei com o carro, e na altura mudei as ópticas (são "iguais", mas não de origem) e mantive o halogeno. Como nos últimos tempos utilizo mais o carro à noite, em 3 meses já me queimou 2x o médio esquerdo (problema que persiste desde que o carro era do meu pai, e já foi revisto sem se descobrir o porquê...!) no passado fim de semana "ressuscitei" o Xénon.
Então, fiquei com as seguintes questões/conclusões:
- Percebi o "porquê" de o meu pai tanto refilar quando tinha que mudar as lâmpadas para a IPO :lol: (pouco espaço para se trabalhar, fios a ir para um lado e para o outro, enfim :lol: ) ;
- Para não danificar as tampas das ópticas, comprei umas usadas. Ao instalar, vi que uma das borrachas dos fios estava danificada, sendo que se partiu assim que lhe toquei. Resumindo, ficou uma óptica sem a borracha nos fios - é grave? Poderá originar algum problema?
- Esteticamente, as luzes dos mínimos (normais) ficam assim para o feio, que luzes me poderiam indicar (dentro da mesma tonalidade)? (Nota: o meu carro não tem luz de indicação de lâmpada fundida)
- No caso de ter os mínimos na tonalidade do Xénon, aquando da IPO, dá "direito" a alguma anotação? Sei que não tenho os "requisitos" para ir à IPO com o Xénon (lava-faróis + auto-niveladores + ópticas averbadas), e mesmo conhecendo praticamente todos os inspectores aqui do centro da zona, não arrisco
- Embora até não seja muitas vezes mandado parar pela GNR / Brigada de Transito, há risco de implicarem (+ coima)?
Peço desculpa pelo looongo texto, mas como sei que a rapaziada está sempre disponível para ajudar e partilhar informação, não poderia deixar de pedir a vossa opinião/ajuda!
Um excelente 2016 a todos!!!
Bruno.