Intercooler?????

Malta,
Sei que é um tópico muito antigo mas aproveito o conteúdo pra dar continuidade ao que o @Art diz.

Andei a pesquisar um pouco para perceber até que ponto me traria benefícios na troca de IC.
Falam muito bem dos FORGE mas essa marca não faz para os 2.0TDI. Nesse sentido temos de descer para o Wagner-tuning (que não são o top mas tb não são maus segundo vejo por aí).

O problema é que quanto mais se lê mais dúvidas se tem.

Falando directamente com o Wagner (o Sr Carsten é muito acessível) até fazem uns preços interessantes e é um produto 100% plug&play.
Contudo soube que os cores são feitos na China o que como toda a gente sabe, o controlo de qualidade não é tão fiável, levando a uma boa probabilidade de apanhar com um mau IC.

Esse é o primeiro ponto, que para um consumidor final, não terá como avaliar se esse IC está a trabalhar a 100%.

Saltando para a parte da prestação, eles anunciam valores brutais de intake.
200001045-Temp.jpg


Ora, andei a fazer medições no meu e nunca cheguei a ter valores acima de 30º, mesmo puxando por ele durante bastante tempo.
A temperatura sobe quando vamos a calcar mas é estável. E basta levantar o pé para o diferencial do intake andar na ordem dos 2Cº a 3Cº para a temperatura ambiente.

Minha dúvida prende-se então, para que serve o upgrade se não vou ter grandes diferenças no intake? Nem percebo como é que eles mostram até 60ºC naquele gráfico!

Outra ponto negativo é o peso, que para o meu caso, é praticamente o dobro! Passaria de 5Kg para quase 10Kg.

200001045-Airflow.jpg

Neste gráfico teoricamente poderiamos entender que o turbo iria trabalhar menos para atingir a mesma pressão. O que resultaria em mais cvs. Mas será mesmo assim? É que estamos a aumentar em muito a dimensão. O Lag em baixas certamente irá aumentar!

Mais valias então?
Sinceramente ainda não vi nada que justifica-se! Uma troca desta ordem só para quem irá andar com o motor sempre perto do redline durante muitos e muitos kilms... Para malta que faz umas AEs em PT não vejo o porquê da troca?!?

Por último e depois de ter olhado um bocado para a literatura da Audi, a potência do motor é gerada por 4 sensores
– Charge Air Pressure Sensor G31, Intake Air Temperature Sensor 2 G299
– Manifold Absolute Pressure Sensor G71, Intake Air Temperature Sensor G42

Não vou traduzir mas partilho a info:
Primeira combinação: Charge Pressure Sensor G31/Intake Air Temperature Sensor G299
Task: Measurement of pressure and temperature upstream of the throttle valve. This sensor is the boost pressure sensor and is used to control boost pressure. Its signal is not actually required at full open throttle because boost pressure will be the same as pressure in the intake manifold. However, in order to achieve a better response, boost control (measured by this sensor) becomes active even before the throttle valve fully opens.

Second Sensor Designation: Manifold Absolute Pressure Sensor G71, Intake Air Temperature Sensor G42
Task: Measurement of pressure and temperature in the intake manifold. This is referred to as the main charge sensor and replaces the hot-film air mass sensor. The air mass flowing through the engine is calculated at all operating points of the engine from signals generated by this sensor. The requisite amount of fuel is then injected


O que resumindo, garantir que os sensores estão a trabalhar/ler de forma correcta!
Dessa forma teremos a melhor gestão possível do motor. Obviamente cada carro é um carro mas para o meu, não vejo o porquê de alterar isto?!



Corrijam-me se estiver errado!!!
 
Não é só este factor que tens de ter em conta, todo motor funciona em conjunto...
mostram 60 graus porque o ar sobe pressão também altera de caraterística física.
 
Malta,
Sei que é um tópico muito antigo mas aproveito o conteúdo pra dar continuidade ao que o @Art diz.

Andei a pesquisar um pouco para perceber até que ponto me traria benefícios na troca de IC.
Falam muito bem dos FORGE mas essa marca não faz para os 2.0TDI. Nesse sentido temos de descer para o Wagner-tuning (que não são o top mas tb não são maus segundo vejo por aí).

O problema é que quanto mais se lê mais dúvidas se tem.

Falando directamente com o Wagner (o Sr Carsten é muito acessível) até fazem uns preços interessantes e é um produto 100% plug&play.
Contudo soube que os cores são feitos na China o que como toda a gente sabe, o controlo de qualidade não é tão fiável, levando a uma boa probabilidade de apanhar com um mau IC.

Esse é o primeiro ponto, que para um consumidor final, não terá como avaliar se esse IC está a trabalhar a 100%.

Saltando para a parte da prestação, eles anunciam valores brutais de intake.
200001045-Temp.jpg


Ora, andei a fazer medições no meu e nunca cheguei a ter valores acima de 30º, mesmo puxando por ele durante bastante tempo.
A temperatura sobe quando vamos a calcar mas é estável. E basta levantar o pé para o diferencial do intake andar na ordem dos 2Cº a 3Cº para a temperatura ambiente.

Minha dúvida prende-se então, para que serve o upgrade se não vou ter grandes diferenças no intake? Nem percebo como é que eles mostram até 60ºC naquele gráfico!

Outra ponto negativo é o peso, que para o meu caso, é praticamente o dobro! Passaria de 5Kg para quase 10Kg.

200001045-Airflow.jpg

Neste gráfico teoricamente poderiamos entender que o turbo iria trabalhar menos para atingir a mesma pressão. O que resultaria em mais cvs. Mas será mesmo assim? É que estamos a aumentar em muito a dimensão. O Lag em baixas certamente irá aumentar!

Mais valias então?
Sinceramente ainda não vi nada que justifica-se! Uma troca desta ordem só para quem irá andar com o motor sempre perto do redline durante muitos e muitos kilms... Para malta que faz umas AEs em PT não vejo o porquê da troca?!?

Por último e depois de ter olhado um bocado para a literatura da Audi, a potência do motor é gerada por 4 sensores
– Charge Air Pressure Sensor G31, Intake Air Temperature Sensor 2 G299
– Manifold Absolute Pressure Sensor G71, Intake Air Temperature Sensor G42

Não vou traduzir mas partilho a info:
Primeira combinação: Charge Pressure Sensor G31/Intake Air Temperature Sensor G299
Task: Measurement of pressure and temperature upstream of the throttle valve. This sensor is the boost pressure sensor and is used to control boost pressure. Its signal is not actually required at full open throttle because boost pressure will be the same as pressure in the intake manifold. However, in order to achieve a better response, boost control (measured by this sensor) becomes active even before the throttle valve fully opens.

Second Sensor Designation: Manifold Absolute Pressure Sensor G71, Intake Air Temperature Sensor G42
Task: Measurement of pressure and temperature in the intake manifold. This is referred to as the main charge sensor and replaces the hot-film air mass sensor. The air mass flowing through the engine is calculated at all operating points of the engine from signals generated by this sensor. The requisite amount of fuel is then injected


O que resumindo, garantir que os sensores estão a trabalhar/ler de forma correcta!
Dessa forma teremos a melhor gestão possível do motor. Obviamente cada carro é um carro mas para o meu, não vejo o porquê de alterar isto?!



Corrijam-me se estiver errado!!!

Esse gráfico está "dramatizado".
E esses 23° são simpáticos.. Num dia de verão, 40° lá fora, mais a pressão gerada pelo turbo, duvido muito desses 23°.
Se compensa, depende.. Um IC faz muita diferença num carro que não tenha IC.
Mas no teu caso, comparando com o teu IC oem, uma melhoria é possível, depende.. Quanto maior o IC, ou o numero de linhas, melhor é a refrigeração do ar.
A posição do IC também conta muito. Quanto mais linhas, maior é a restrição do ar, mas julgo que essa variável é um pouco desprezável.
Resumindo, se colocares um IC maior e numa posição frontal, vais ter melhorias, se o IC que falas é pra ficar na mesma posição oem, duvido que vás ter melhorias que sintas na tua condução do dia a dia.
 
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