INTERNET NO CAFÉ - COMO ???

boas caros amigos

um colega de trabalho colocou o MEO (tv+telefone+net) no seu café e a ideia era a seguinte.

ele pretende ceder GRATUITAMENTE o acesso à net por parte dos clientes que lá vão e que tem um pc portatil.

ponto 1: o café nao tem kk computador lá instalado, para além do pc pessoal dele, onde se encontra instalado o router wi-fi
ponto 2: a ideia é unicamente para aqueles clientes que tenham portateis e os queiram levar para o café e aceder à net.

mas como existe 1 predio lá ele quer configurar o acesso atraves de password que será mudada diariamente,para que outras pessoas nao tenham acesso à net de forma impropria.

a minha questao é esta: aqueles sistemas todos xpto que geralmente sao usados nos cybercafes com wi-fi permitem aos donos mudarem as passwords de acesso sempre que queiram.
há algum tipo de software que ele possa instalar lá para fazer esse controlo de acesso à net atraves da criaçao e alteraçao de passwords??
ou isso dá para fazer no proprio pc sem ser necessario recorrer a mais nada.

o portatil dele corre o windows vista. agradeço desde já se alguém puder ajudar nesta matéria, uma vez que até há por cá alguns informáticos.

É assim... a rede wirell da meo nao atinge um longo alcance.. pelo menos eu falo pelo que tenho.

Sobre gerenciar redes nao sei informar mas tenho a certeza que o pode fazer!

Pode sempre fazer o seguinte:

Para os clientes que sejam habituais ele que introduza a pass no portatil e que selecione a opçao de ficar sempre gravada (entao quando o cliente for ao cafe basta apenas ligar o wirell k ja a tem desbloqueada.se me faço entender). O utilizador ficará com a pass gravada mas nao saberá qual é!

Isto de forma a evitar que se saiba a pass! Eu tnh amigos que ja fiz o mesmo! Mesmo que eles venham para minha casa ou pra o cafe por baixo teem sempre a minha net! Embora a pass nunca a vao saber ;)

Jorge Ferreira disse:
Embora a pass nunca a vao saber ;)

eu nao tinha tanta certeza disso... :P :P

PEREIRA...

o que ele tem de fazer é aceder ao router... normalmente "http://192.168.1.1" , fazer login como Administrador...

e alterar as definiçoes do WLAN.... meter pass... WEP ou WPA.. e gravar...

repetir o mesmo passo todos os dias....

mas ... se o teu amigo nao percebe "nada" de informática.... :roll: :roll: :roll:

STronic disse:

PEREIRA...

o que ele tem de fazer é aceder ao router... normalmente "http://192.168.1.1" , fazer login como Administrador...

mas ... se o teu amigo nao percebe "nada" de informática.... :roll: :roll: :roll:

X2.

Mas agora os routers(modo de administração) tem todos um aspecto intuitivo, por isso ele deve safar-se, ou não :green:

eu percebi exactamente o que disseste.

a unica coisa que este sistema deixa a desejar é o facto de que pessoas "do lado" podem apanhar o sinal e aceder à net dele livremente, e mesmo, no café, ele vai colocar uma tarifa mínima "para ingles ver" mas que, aos clientes "da casa" nao será cobrada, pois sao aqueles clientes que consomem regularmente.

isto apenas para evitar que comece a vir para lá a canalhada toda das escolas apenas para usar a net de borla, e como é lógico, não vêm a consumir absolutamente nada, vindo apenas gerar confusao no café e ocupar lugares.

STronic disse:

PEREIRA...

nisso eu é que vou ter que dar lá uma ajudinha, mas como nunca fiz nada do género.... :oops:

PEREIRA disse:
eu percebi exactamente o que disseste.

a unica coisa que este sistema deixa a desejar é o facto de que pessoas "do lado" podem apanhar o sinal e aceder à net dele livremente, e mesmo, no café, ele vai colocar uma tarifa mínima "para ingles ver" mas que, aos clientes "da casa" nao será cobrada, pois sao aqueles clientes que consomem regularmente.

isto apenas para evitar que comece a vir para lá a canalhada toda das escolas apenas para usar a net de borla, e como é lógico, não vêm a consumir absolutamente nada, vindo apenas gerar confusao no café e ocupar lugares.

Isso das tarifas pra uns e nao pra outros eu axo k é uma má escolha!

Entao só dê a pass a quem for de confiança ou o dono k a intoduza

Jorge Ferreira disse:
Isso das tarifas pra uns e nao pra outros eu axo k é uma má escolha!

Entao só dê a pass a quem for de confiança ou o dono k a intoduza
isso já sao opçoes da gerencia. eu nao me meto.

Já frequentei um café que era assim e funcionava muito bem. Aqueles clientes mais assíduos era divulgada a WEP/WPA key para poderem aceder a net.
Basta que dês lá um salto de 15 em 15 dias para alterar a key e cobras uma mini e tá a andar:D

Dependendo da marca o ip do router pode ser o 192.168.1.1 ou 192.168.1.254.
Depois aquilo é intuitivo, na parte wireless tem la a parte da configuração.
Mas depois se não te safares, pedes aí ajuda ao STronic que já se ofereceu, e eu também estou dísponivel para qualquer dúvida.

Jorge Ferreira disse:
É assim... a rede wirell da meo nao atinge um longo alcance.. pelo menos eu falo pelo que tenho.

Sobre gerenciar redes nao sei informar mas tenho a certeza que o pode fazer!

Pode sempre fazer o seguinte:

Para os clientes que sejam habituais ele que introduza a pass no portatil e que selecione a opçao de ficar sempre gravada (entao quando o cliente for ao cafe basta apenas ligar o wirell k ja a tem desbloqueada.se me faço entender). O utilizador ficará com a pass gravada mas nao saberá qual é!

Isto de forma a evitar que se saiba a pass! Eu tnh amigos que ja fiz o mesmo! Mesmo que eles venham para minha casa ou pra o cafe por baixo teem sempre a minha net! Embora a pass nunca a vao saber ;)

Eu nao tinha mesma a certeza mesmo sem terem a pass guardada ;)

Quanto a pass se ele quiser é so fazer uma aplicação que faça isso sozinho porque mudar isso todos os dias, passado uns dias ja nem pass que se lembre.

Alguma duvida já sabes, basta questionar à familia audista

Krupel disse:
Eu nao tinha mesma a certeza mesmo sem terem a pass guardada ;)

Quanto a pass se ele quiser é so fazer uma aplicação que faça isso sozinho porque mudar isso todos os dias, passado uns dias ja nem pass que se lembre.

Alguma duvida já sabes, basta questionar à familia audista

Eu a nivel de redes o meu nivel e um pouco baixo..

Essas aplicaçoes eu n conheco ;)

Mas nao me preocupo,so um ou outro e k tem a pass metida no pc deles... ja gravada

Back