Infelizmente é o que temos... felizmente a minha B6 que é nacional de 6/2004 ainda paga o imposto antigo...
Quanto ao novo e como sabem, sofrem grandes alterações para carros matriculados a partir de 07/2007 em diante....
Está tudo aqui:
Tabela Imposto Único Circulação (IUC) 2011 - Tabela Imposto Único de Circulação - Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação
Porquê das diferenças de valores entre carros com as mesmas características? Porque a formula que calcula o imposto tem em conta o ano em que foi importado (1º matrícula em PT), e para anos diferentes tem um coeficiente diferente, que é mais alto quanto mais recente for o ano de importação:
2007 1,00
2008 1,05
2009 1,10
2010 1,15
2011 1,15
Ou seja, deve-se multiplicar a taxa da cilindrada pela a das emissões de CO2, e a esse valor multiplicar pelo coeficiente do ano de importação...
Quanto aos valores praticados, também sou da opinião que são completamente absurdos, chegando em muitos casos a ultrapassar o valores que essas pessoas pagam de selo... Por isso é que uma pessoa deve fazer todas estas contas quando faz a aquisição de um automóvel, se quando procura um carro com cerca de 4-5 anos deve fazer o esforço possível para comprar algo que no máximo tivesse sido matrículado em 06/2007, para apanhar os valores antigos...
Tenho um grande amigo que trouxe o ano passado um carro de fora e claro trouxe um bom carro, mas não estava a par destas leis... conclusão, pagou pela 1ª vez em Dez de 2010 o IUC e até ia caindo para o lado quando viu que no caso dele era 667€....