Errado. A aba nada tem a ver com o ET, depende só do desenho da jante. A aba tem a ver, quando muito, com a largura da jante, embora não seja linear, p ex podemos ter uma jante de 9" com 1" de aba, e jantes de 8" com 2" de aba...tudo depende do desenho das jantes...
O ET só determina se a jante vai ficar mais dentro ou mais fora da carrroçaria, ah e quanto mais perto do zero, mais para fora fica. Ou seja, comparando jantes iguais, uma com ET 30 e outra com ET 35, as de ET 30 ficam mais fora.
não é tão linear como isso pq depende da cava da roda de cada carro..no mercedes em concreto tinha jantes de aba com ET 33 o que permitia ter 10" de largura atrás. Caso fosse subindo o nr do ET (ou seja, metendo a jante mais para dentro) permitia ter mais espaço do lado de fora para aumentar a largura da aba, no entanto corremos o risco de bater na parte de dentro da cava da roda... Com esta imagem já deves perceber bem como funciona o ET: