Kawasaki Ninja ZX4-RR

Apresento-vos a minha nova viatura, desta vez não é um carro, é uma mota... E que mota!

Kawasaki Ninja ZX4-RR!

IMG_20241010_151104025_HDR.jpg

Já há muito tempo que desejava ter uma mota, uma boa mota, já há muito que falo nisso, e finalmente passei das palavras aos actos.

E que mota é esta? É portanto uma Kawasaki Ninja ZX4-RR, nova, 0 KMS, matrículada este mês de Outubro, chegou a minha casa precisamente no dia 10, dia do meu aniversário! Rica prenda que dei a mim próprio. Também mereço, acho eu lol.

IMG_20241010_151057777_HDR.jpg

Este modelo da Kawasaki é novo, saiu em finais de 2023, o motor é completamente novo, não há mais nenhuma mota da Kawasaki com a este motor, é um motor de 4 cilindros em linha, 399cc, potência máxima de 80 cv, e 39 Nm. O redline é às 16000 rpm!! Este menina berra!
Tem ABS obviamente, controlo de tracção, modos de condução, modos de potência, suspensão totalmente ajustável atrás (pré carga, tensão, compressão) e ajustável à frente (pré carga). Faróis e farolins em LED, quickshifter pra cima e pra baixo com auto bliper.

IMG_20241010_151111793_HDR.jpg

Painel de instrumentos é um ecrã TDT a cores, como é normal hoje em dia. E tem muitos mais pormenores interessantes que agora me estão a escapar!

A escolha foi difícil e demorada, primeiro tinha de perceber que tipo de mota eu desejava mesmo, uma Cruiser? Uma ADV? Uma desportiva mais pra cidade? Uma super desportiva? Uma Naked? Muita coisa me passou pela cabeça ao longo dos últimos dois anos, mas acabei por me convencer que o que eu queria mesmo era uma super desportiva.
Esta moto, não é uma super desportiva pura, no sentido em que a posição de condução não é muito agressiva, como uma 1000 ou uma 600, se bem que hoje em dia, as super desportivas estão bem mais confortáveis do que há uns anos, por exemplo uma ZX6-R ou uma CBR600RR, oferecem hoje em dia mais conforto para viagens do que há uns anos atrás, algo que o mercado já exigia na medida em que as super desportivas puras, próprias para pista tem vindo a vender cada vez menos, não só pela falta de conforto, mas também pela potência inadequada para uso em cidade.
Acabei por decidir então que queria uma mota desportiva, que fosse confortável para viagens maiores. coloquei de parte toda e qualquer mota com menos de 3 cilindros.. com excepção da Aprilia RS660. Mas esta ficou de parte por alguns motivos: o motor de 2 cilindros apesar de ser muito potente, e a mota ser muito bonita e ter muitos extras, a fiabilidade da Aprilia deixa muito a desejar, e não é uma mota barata, cerca de 12 mil euros.
Sobrava então a Triumph Daytona 660, Honda CBR650R.
Pensei na Triumph Daytona 660:

Q4UEXVEETVAKFP4JRYX2NUVKAM.jpg

E na CBR650R:

6338273x1024x0_FFFFFF_L_0.jpg

Estas eram as duas opções mais realistas, todas à volta dos 10000 euros.

Mas, ainda ponderei por 12000 euros a Honda CBR600RR:

honda-cbr600rr-2024-1.jpg

Esta era o sonho, e por 12000 euros, mais de 1500 euros mais barata do que a sua concorrente, a Kawasaki ZX6-R, está seria o grande objectivo, mas ganhei juízo, pois para primeira mota, uma 600cc com mais de 120 CV, é simplesmente infantil e irracional.
Talvez um dia no futuro quando eu tiver mais experiência.

Então a escolha final seria a mais sensata, menos potente, mais confortável, mais barata, a CBR650R.
Esta era a decisão final...
Mas entretanto comecei a olhar para outras opções da Kawasaki, por mera curiosidade e uma mota despertou-me a atenção, A ZX4-RR. Exactamente o mesmo preço, mas uma mota muito diferente da Honda. Mais desportiva, mais leve, com quickshifter de série, menos 15 CV, mas mais fácil de conduzir, motor mais rotativo e um trabalhar de sonho que atinge as 16000 rotações, patamar digno de uma Yamaha R6 ou da CBR600RR.
Ou seja uma mota com tudo o que uma super desportiva tem, com excepção da velocidade louca e o medo iminente de morrer!

how-much-power-does-the-2023-kawasaki-ninja-zx-4rr-make.jpg

E pronto, comecei a procurar concessionários com esta mota, e encontrei uma (a última) na Antero Motorcycles. Estamos no final do ano, e as novas para 2025 estão prestes a chegar, a diferença do modelo de 2025 para a de 2024 é simplesmente as cores, em vez do verde lima, vermelho e preto, impera o verde lima, o branco, amarelo e preto...

sddefault.jpg

Opiniões valem o que valem mas prefiro as cores de 2024.

Ainda havia a hipótese de uma ZX4-RR, uma edição especial a comemorar os 40 anos da Ninja:

cq5dam.web.1280.1280.png

Uma mota muito bonita, com um estilo a lembrar os anos 80 e 90... Mas não é algo que me atraia muito.


E pronto, foi uma correria para conseguir a última de 2024, com a cor que eu queria, todo o processo correu bem, foi rápida a entrega, agora só falta um pormenor! A carta!! Lol
 
Last edited:
Muitos parabéns pela compra e boas curvas..
Os gostos são gostos como disse mas essa CBR e a Daytona também as acho muito bonitas..
Agora desfrute bem dela.. Quando tiver a carta :)
Abraço

Sim, se formos a falar de design, a escolha é muito complicada, acho a CBR a mais bonita e a Triumph e a Kawasaki ali as duas a disputar o segundo lugar, mas lá está a Honda faz motos excelentes, muito fiáveis, mas é um pouco conservadora, joga pelo seguro, não arrisca muito, o que gosto da Kawasaki como fabricante é que não tem medo de inovar, lançou há uns anos a Ninja H2R, uma 1000 com turbo, e agora lança a ZX4-RR, uma mota desportiva de cilindrada relativamente baixa e 4 cilindros, não há mais nenhuma assim. A Kawasaki não tem medo de fazer coisas diferentes e o verde lima é imagem de marca. Quando uma mota verde lima passa, toda a gente, mesmo que não percebe muito, lembra-se logo da Kawasaki.
 
Back
Top