Há quem defenda que lavar motor a pressão é quase um crime e há quem diga que não faz mal nenhum. Eu apenas tenho a dizer que tive um ibiza 2000 e com 220.000km motor foi sempre lavado no elefante azul "n" vezes e nunca tive quais queres problemas de humidade. NOTA: claro que não vou meter a ponta do jacto em cima de uma ficha que por muito isolada que seja não foi feita para aguentar agua com pressão mas agora em plasticos, bloco motor e recantos toma lá "morangos"
Desde que tenho o B6 ja lavei o motor duas vezes e zero problemas.
TÉCNICA: com o motor "morno" lol aplicar WD40 com fartura em todo o motor, plasticos, recantos, fichas, etc, deixar actuar durante a noite ou umas 12h, depois no elefante azul lavar o motor com espuma aplicando bem o jacto nos plasticos e bloco e acabar com agua desmineralizada ("acabamentos") com alguma distancia para remover o produto de lavagem e não deixar manchas. Depois da lavagem capô aberto ao sol e motor a trabalhar um pouco e tá feito.
A limpeza/aparência do motor fica igual a de um detalhe de motor
Quanto a segurança o motor por si já é bem isolado mas o WD40 para alem de remover a sujidade também se entranha no material repelindo humidade assim como "renova" plastivos
É só mais uma opinião e minha, MAS cada um faz como bem entender!