Legalização de atrelado

Tópico em 'Consultório Jurídico' iniciado por Outcast, 6 Jan 2021.

1. Outcast

Outcast

17 Jul 2014
    Gostos Recebidos:
    78
    Boas.

Eu estou em vias de comprar um atrelado usado. Acontece que o proprietário não tem documentos do mesmo, parece que já o comprou assim. É possível legalizar um atrelado nessas condições? E quais serão as possíveis consequências de não o legalizar? É que tanto o proprietário como várias pessoas que eu conheço com atrelados me dizem que tanto quanto sabem e pela experiência que tiveram com operações stop, não tem problema nenhum, desde que tenha a chapa de matrícula do veículo que reboca, as luzes a funcionar, e esteja averbado no seguro do carro.

Será?

2. BlueA4

BlueA4

3 Fev 2011
    Gostos Recebidos:
    2 152
    O reboque tem menos de 300kg ? Se sim a chapa de matrícula é a mesma do carro, e penso que apenas necessitas de ter seguro de reboque na apólice do carro

3. Outcast

Outcast

17 Jul 2014
    Gostos Recebidos:
    78
    Acho que tem mais...

4. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    918
    Se tiver mais de 300kg tem que ter matrícula e seguro. Sem documentos, não consegue fazer seguro nem alterar o reboque de proprietário.

5. Sergio Fininho

Sergio Fininho

11 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    1 370
    No seguro precisas que esteja descrito com letra F

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk

6. Outcast

Outcast

17 Jul 2014
    Gostos Recebidos:
    78
    Obrigado a todos pelas dicas.

O negócio acabou por não se concretizar, outra pessoa chegou-se à frente mais depressa. E sendo assim, vou mesmo procurar um que tenha documentos. Depois actualizo quando houver novidades.

No meio de tudo isto, fiquei com uma dúvida que não consegui esclarecer. Alguém que faça um em casa, como é que o legaliza? Ou será que não legaliza, tem que andar ilegal, ou desfazer-se dele?

7. BlueA4

BlueA4

3 Fev 2011
    Gostos Recebidos:
    2 152
    Desde que o reboque tenha menos de 300kgs penso que não sejam necessários quaisquer documentos.
    Basta ver os reboques que os caçadores usam.

8. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    918
    Não tem que ter documentos com menos de 300Kg, mas o atrelado tem que ser homologado. Mesmo que se mande fazer, há regras que têm que ser cumpridas. Luzes trazeiras, reflectores, local para aposição da chapa de matrícula caso tape a chapa do veículo tractor, dimensões de eixo, etc...
    Há casas especializadas no fabrico de atrelados e reboques homologados.

9. Outcast

Outcast

17 Jul 2014
    Gostos Recebidos:
    78
    Quando falamos em 300 Kg, estamos sempre a falar em peso bruto, certo? E o atrelado para ser homologado, tem que ter a chapa metálica com indicação do peso bruto, certo? Se não tiver, está ilegal? É aqui que a minha dúvida reside...

10. Sergio Fininho

Sergio Fininho

11 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    1 370
    ..
    agora fiquei curioso .. O meu tem um n° gênero de numero de chassi e nao tem nada de chapas ... Depois tem os pesos e as homologações na zona se reboque como na foto..

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
    [​IMG][​IMG]

Last edited: 12 Jan 2021

Partilhar esta página