Ligações bluetooth em A4 B7

ola companheiros,

apenas estou a aguardar que cheguem as chaves para "tentar" fazer a instalação do modulo bluetooth na minha A4.
Mas entretanto e como já tenho a cablagem de ligação e depois de ler e reler alguns posts sobre este tipo de instalações, eis a 1ª duvida:
- da cablagem que recebi, existem 3 pontas de cabo para ligar ao quad lock do rns-e que não têm os terminais de ligação, ou seja, vieram tal e qual como na figura abaixo, a saber:

- can high, can how e diagnose.



a minha duvida é: terei de comprar os terminais para estes 3 fios ou encaixam mesmo assim??
Se tiver de comprar, alguem sabe os part number??
Obrigado
Cumps.
 
boas amigos,

então depois de retirar o meu rns-e eis que ainda fiquei mais confuso em relação á montagem do modulo bluetooth.
Porque o raio da minha A4 trazia um kit nokia e nas trazeiras do rns tem este aparelho:



Depois no quadlock do rns-e, todas as posições onde supostamente deveriam encaixar os cabos que comprei, estão ocupadas (verifiquei uma a uma):




Conclusão: preciso que alguem me dê uma ajuda na montagem do meu bluetooth, please!!
 
mas o modulo bluetooth é de origem???

é que sendo é mais o trabalho de mão de obra na montagem e congiduração que nas ligações

digo eu......
 
e tens o modulo e cabelagem necessária??

se tiveres é só fazer a instalação, programação e ligação da ficha ao radio ;)
 
Ora bem, vamos a ver se consigo ajudar sem baralhar mais...

Começando pela cablagem da Kufatec, os fios que têm terminais na ponta são para inserir directamente nas fichas do quadlock.(no caso da alimentação +12V, penso que a cablagem vem preparada para fazer a ligação na caixa de fusíveis, mas para simplificar a instalação, este fio pode ser ligado na própria alimentação do RNS-E, usando uma derivação)
Quanto aos três fios que vêm sem terminais na ponta, terão de ser ligados nas linhas correspondentes do RNS-E (CAN High, CAN Low, Diagnostic) usando derivações.
O fio de massa GND, poderá ser ligado a um ponto qualquer da chapa do chassis que esteja "à mão".

Agora, relativamente ao módulo da caixa preta que aparece na foto, creio que seja um kit de telefone after-market, e daí as ligações do quadlock do RNS-E onde se devia ligar o BT, estarem ocupadas.
Aqui, a única solução é mesmo desligares este módulo e libertares os pinos das fichas ocupados para poderes ligar o módulo BT.

!!!ATENÇÃO!!!
Ao desactivares o módulo antigo, se por acaso deixares alguma cablagem que não seja possível retirar, certifica-te de que os cabos são todos bem isolados individualmente.

Espero ter ajudado.
 
A minha sugestão é olhares para a ficha quadlock e veres onde precisas ligar os fios do módulo bluetooth, se precisares ligar em algum sitio q esteja vazio (sem terminal) usas os terminais q vieram na cablagem, se o sitio onde precisas ligar os fios já estiverem ocupados, usas derivações (canH, canL e diagnose quase de certeza q já estão ocupados) nesses fazes derivação.. Na etiqueta por cima do rns-e tens lá o esquema de ligações com a indicação das funções de cada terminal..
Esse módulo para nokia, dps de desligares a bateria do carro, podes cortar tdos os fios e saca-lo fora, se der para usares algum fio para o módulo q queres instalar, fixe :p senão corta-os o mais rente q der ou isola-os com fita isoladora e deixa ficar..

Qtos fios traz a tua cablagem para ligar ao rns-e?
 
Last edited:
A minha sugestão é olhares para a ficha quadlock e veres onde precisas ligar os fios do módulo bluetooth, se precisares ligar em algum sitio q esteja vazio (sem terminal) usas os terminais q vieram na cablagem, se o sitio onde precisas ligar os fios já estiverem ocupados, usas derivações (canH, canL e diagnose quase de certeza q já estão ocupados) nesses fazes derivação.. Na etiqueta por cima do rns-e tens lá o esquema de ligações com a indicação das funções de cada terminal..
Esse módulo para nokia, dps de desligares a bateria do carro, podes cortar tdos os fios e saca-lo fora, se der para usares algum fio para o módulo q queres instalar, fixe :p senão corta-os o mais rente q der ou isola-os com fita isoladora e deixa ficar..

Qtos fios traz a tua cablagem para ligar ao rns-e?


Cuidado com os cortes "à campeão" de cablagens nos carros sem saber exactamente de onde vêm os fios, para onde vão e o que fazem ao certo!

O ideal numa situação destas é remover todos os fios, que já não são usados, desde o ponto de origem. Se isto não for possível ou for complicado de fazer, então a melhor solução é isolá-los muito bem, e neste caso o ideal será colocar um pedaço de manga termo-retráctil na ponta de cada fio cortado e depois então usar fita isoladora.
 
A minha sugestão é olhares para a ficha quadlock e veres onde precisas ligar os fios do módulo bluetooth, se precisares ligar em algum sitio q esteja vazio (sem terminal) usas os terminais q vieram na cablagem, se o sitio onde precisas ligar os fios já estiverem ocupados, usas derivações (canH, canL e diagnose quase de certeza q já estão ocupados) nesses fazes derivação.. Na etiqueta por cima do rns-e tens lá o esquema de ligações com a indicação das funções de cada terminal..
Esse módulo para nokia, dps de desligares a bateria do carro, podes cortar tdos os fios e saca-lo fora, se der para usares algum fio para o módulo q queres instalar, fixe :p senão corta-os o mais rente q der ou isola-os com fita isoladora e deixa ficar..

Qtos fios traz a tua cablagem para ligar ao rns-e?

Cuidado com os cortes "à campeão" de cablagens nos carros sem saber exactamente de onde vêm os fios, para onde vão e o que fazem ao certo!

O ideal numa situação destas é remover todos os fios, que já não são usados, desde o ponto de origem. Se isto não for possível ou for complicado de fazer, então a melhor solução é isolá-los muito bem, e neste caso o ideal será colocar um pedaço de manga termo-retráctil na ponta de cada fio cortado e depois então usar fita isoladora.

.......... ;)
 
obrigado companheiros pelas vossas dicas,

hoje à noite vou sacar aquela peça preta e desligar todos os fios que ligam ao rns-e e depois verificar quais as entradas que me liberta no quadlock depois dos fios desligados. Porque as ligações daquela caixa estão a ocupar-me as entradas onde deveria ligar os cabos do módulo bluetooth. Se repararem estão lá (caixa preta) ligados 6 fios, que devem estar tambem ligados no quadlock do rns-e a ocuparem posições do módulo bluetooth.
Espero amanha dar mais noticias.
Cumps.
 
Qtos fios traz a tua cablagem para ligar? No meu caso trazia 8 fios..

Traz 3 fios já com os terminais (Nf+, Nf- e Stummschallung), 3 sem terminais (can H, can L e diagnose), depois a massa e também 12 V, ambos com os terminais tambem nas pontas dos fios (8 no total);

Cumps.
 
Traz 3 fios já com os terminais (Nf+, Nf- e Stummschallung), 3 sem terminais (can H, can L e diagnose), depois a massa e também 12 V, ambos com os terminais tambem nas pontas dos fios (8 no total);

Cumps.

É isso, a minha cablagerm tb trazia 8 fios para ligar, pegas no quadlock e no esquema por cima do rns-e para identificar o sitio dos pinos e ligas:
12V -> D15
Massa -> D12
canH -> D9
canL -> D10
K-line/diagnose -> B5
Stummschallung/MUTE -> D11
Tel NF+ -> C12
Tel NF- -> C6
 
Eu tenho estado a tentar conter-me para não dar com a língua nos dentes mas...



...este tópico não devia ter já sido actualizado??? :D :D :D :D
 
Back
Top