Limpa para-brisas chocam um com o outro

Bom dia,

Aqui há tempos, cheguei ao carro ao fim do dia para voltar para casa e quando liguei os limpa para-brisas eles chocaram um com o outro. O do condutor ficou entre a borracha e o plástico do do passageiro. Ficaram a meio do percurso na ascensão.

Foi a primeira vez que vi isto, desliguei o carro e trouxe-os para baixo à mão.
Tentei novamente, mesmo resultado. Mas desta vez o do passageiro partiu.

Fui ao continente comprar escovas novas. Montei as duas, ficou bom.
Calculei que algum palhaço me tinha trocado as escovas por tamanhos que nao são compativeis ou só tinha invertido o esquerdo e direito.

Entretanto, ontem aconteceu-me a mesma coisa. Mas o carro até estava noutro local, desta vez foi em casa. Chego ao carro de manhã e estão novamente a chocar.
Substitui novamente as escovas mas desta vez não solucionou.

Já estou meio maluco com isto, quando ligo os limpa para-brisas com as escovas "no ar" eles parecem-me perfeitamente sincronizados.

Já alguém teve semelhante situação?
Obrigado desde já.
 
Não será melhor fazer um seguro para os limpa para brisas ?? :lol: Desculpa a ironia

- - - - - - - - - -

1- Limpa brisas mal apertados
2- Acertar movimentos de distância
 
Esqueci-me de dizer, é um A4 B5.

Não sei exatamente o que querem dizer com apertar as hastes. Quando sair olho para aquilo à procura de onde apertar!

Eu dou noticias!
 
boas

no eixo de rotação tem normalmente uma tampa plástica, que se forçar um pouco consegue levanta-la, depois tem uma porca, que será necessário apertar
 
Já estive a ver, estava bem apertado. Mas mesmo desapertando as hastes não mexem portanto não sei se é por aí.

Deixo aqui 3 fotografias. Descrevem bem o que se está a passar.
daddwad - Album on Imgur

A olho vejo que o angulo das hastes nao é o mesmo mas também não sei se não será mesmo assim, até certo ponto claro.
 
Para tirar as.hastes, tens de usar um saca. Mas tenta mexer o braco para o vidro e para fora varias vezes a ver se solta. Se levantares o plastico na base do parabrisa, poderas ver os tirantes. Um deles esta partido ou solto.
 
sim, a haste como faz força no vidro, encavalita e parece que está bem apertada.
o saca é em ultimo caso. desaperta a porca, levanta a escova e com ela no ar, a agarrar a parte que está horizontal (agarrado à base) dá uns safanões/torção e vais ver que solta.
já tirei muitas hastes e felizmente nunca precisei de saca.
 
Obrigado a todos pelas respostas, antes de mais.

Qual dos dois consideram que tem que ser ajustado? Condutor ou Passageiro?

Depois de desapertar e tentar soltar a haste, como sei a posição correta para poder apertar novamente?
 
Pelas fotos dá logo para ver que estão mal colocados,ou seja o do lado do pendura deve estar por baixo do lado do condutor

Deixa para já o do condutor como está na foto e coloca o outro a meio da faixa escura do vidro e vê qual é o comportamento
Nota: O motor limpa brisas deve estar mesmo entre o sentido descendente ascendente,ou seja quando começar a rodar deve subir logo
 
Pelas fotos dá logo para ver que estão mal colocados,ou seja o do lado do pendura deve estar por baixo do lado do condutor

Deixa para já o do condutor como está na foto e coloca o outro a meio da faixa escura do vidro e vê qual é o comportamento
Nota: O motor limpa brisas deve estar mesmo entre o sentido descendente ascendente,ou seja quando começar a rodar deve subir logo

As fotos devem ter gerado confusão.

As 3 fotos são durante o período de ascensão.
Nas fotos que se vê sobreposição, fui eu que desenvencilhei uma haste da outra e as coloquei assim para se perceber onde as hastes estão exatamente. Porque na foto que está uma dentro da outra vê-se que a do condutor já está torta e a ser atrasada pela outra e portanto nao está onde estaria caso não houvesse impedimento.

Quando as hastes estão em repouso estão ambas cá em baixo. Com todo o aspecto de estar OK. E repousam onde está sujo, como que "sempre foi aqui que ficaram".

Quando ligo os limpa-parabrisas com as hastes no ar eles parecem movimentar-se sincronizadamente. Mas, quando as hastes estão para baixo, a resistência da borracha no vidro parece estar a atrasar o do condutor.

Para já resolvi a questão colocando temporariamente uma haste mais pequena no lado do condutor.
 
Last edited:
As fotos devem ter gerado confusão.

As 3 fotos são durante o período de ascensão.
Nas fotos que se vê sobreposição, fui eu que desenvencilhei uma haste da outra e as coloquei assim para se perceber onde as hastes estão exatamente. Porque na foto que está uma dentro da outra vê-se que a do condutor já está torta e a ser atrasada pela outra e portanto nao está onde estaria caso não houvesse impedimento.

Quando as hastes estão em repouso estão ambas cá em baixo. Com todo o aspecto de estar OK. E repousam onde está sujo, como que "sempre foi aqui que ficaram".

Quando ligo os limpa-parabrisas com as hastes no ar eles parecem movimentar-se sincronizadamente. Mas, quando as hastes estão para baixo, a resistência da borracha no vidro parece estar a atrasar o do condutor.

Para já resolvi a questão colocando temporariamente uma haste mais pequena no lado do condutor.

Pelo que descreves não passa de meras afinações e talvez ajuste das hastes na pressão com o vidro
 
Back
Top