Limpeza do liquido de refrigeração

Vou proceder a limpeza do circuito de agua de refrigeração do motor e queria tirar umas duvidas antes.

Já fiz limpezas anteriormente mas não neste carro.
Dado ao estado em que se encontra, LASTIMÁVEL queria fazer uma limpeza a fundo mesmo e queria saber se poderia limpar a parte de "dentro" do motor com aquele spray de limpar os fornos que normalmente se usa para limpar colectores e EGR, isto porque? porque o antigo dono queimou a junta da colaça e trocou o motor mas não devem ter lavado o resto do circuito, radiador vaso etc etc e então a agua é ferrugenta e preta :s

Qual será a melhor maneira de lavar o radiador e o interior do motor onde passa a água e as restantes peças?
As borrachas o que poderia usa? é que usando mistolim sai mas acho que vai acabar por danificar os tubos de borracha :s

Quero ter a certeza do que estou a fazer para depois não fazer asneiras.

Já agora o motor é um 2.5 V6 e gostava de saber onde se encontra ao certo o termo-estato e se é de fácil acesso.

Usar esse tipo de produtos acho que não é muito saudável para o motor.... principalmente para a junta, e para todos os retentores e tubos de borracha do circuito...
Pelo que tenho visto aqui no fórum, é retirar o tubo de retorno do vaso de expansão, ligar o motor e deixando correr a água velha para fora, e ir acrescentando a limpa no vaso, deixar sempre a correr até a água sair limpa no tubo de retorno... Depois G13 + Água destilada, andar algum tempo para que o resto da sujeira ainda restante que possa ter ficado levantar... e fazer o mesmo procedimento... deves de ficar com isso aceitavelmente bem limpo...

A usares químicos pode ser que tires algumas crostas que não deverias tirar...

Nesses motores o que provoca a ferrugem são os tubos de ferro exteriores da refrigeração, tira-os fora e ai podes limpá-los em condições

Infelizmente o termostato implica tirar a frente e tirar as correias de distribuição do motor, ou seja é o mesmo trabalho que fazer a muda da distribuição

Usar esse tipo de produtos acho que não é muito saudável para o motor....

Só para reforçar a ideia. O limpa fornos ataca o aluminio, logo não se pode usar para limpar o circuito de refrigeração. Tudo o que ataca borrachas também não. O que eu faço é usar agua destilada bastantes vezes até sair limpa. Já me aconteceu repetir o processo cerca de sete vezes, já pensava que devia ter uma nascente de sujidade, mas lá consegui. Depois é usar o liquido recomendado.

Mudas a agua.
Metes vinagre de maça e agua. Deixas andar assim 24h e fazes uns kms a deixar aquecer bem o motor.
Trocas de novo com agua.
48H depois trocas a agua de novo.
O vaso de expansao se tiver muito sujo tiras fora e tapas os furos. Metes petroleo e areia. Chocalhas durante 15min. Cansa mas dá resultados. Lavas bem e montas. Desta vez metes apenas g13 no circuito. Passado 1 ano, voltas a proceder ao mesmo, caso liquido fique demasiado turvo ou sujo.

Importante como te disseram, é pelo menos tirar os tubos de ferro e limpar bem. Mas o vinagre é bem capaz de resolver se nao estiver demasiado corroido.

Mudas a agua.
Metes vinagre de maça e agua. Deixas andar assim 24h e fazes uns kms a deixar aquecer bem o motor.
Trocas de novo com agua.
48H depois trocas a agua de novo.
O vaso de expansao se tiver muito sujo tiras fora e tapas os furos. Metes petroleo e areia. Chocalhas durante 15min. Cansa mas dá resultados. Lavas bem e montas. Desta vez metes apenas g13 no circuito. Passado 1 ano, voltas a proceder ao mesmo, caso liquido fique demasiado turvo ou sujo.

Importante como te disseram, é pelo menos tirar os tubos de ferro e limpar bem. Mas o vinagre é bem capaz de resolver se nao estiver demasiado corroido.

Pois é o que vou fazer, também vi que havia produtos que se deitam lá para fazer a limpeza e depois disso fazer as várias mudas de água. o mal é que isto está mesmo uma bosta. vou ter de me dedicar a isso, tenho de ver se tenho fácil acesso aos tubos para poder fazer isso rápido e fácil e bastantes vezes até ficar bem limpo.

- - - - - - - - - -

Nesses motores o que provoca a ferrugem são os tubos de ferro exteriores da refrigeração, tira-os fora e ai podes limpá-los em condições

Infelizmente o termostato implica tirar a frente e tirar as correias de distribuição do motor, ou seja é o mesmo trabalho que fazer a muda da distribuição

Pois estive a ver uns vídeos disso e realmente é uma porcaria :s da para tirar sem retirar a distribuição mas era se não tivesse aquelas protecções de plástico e o meu tem tudo lol. a distribuição foi mudada muito recentemente por isso vai mesmo ter de ser mudar aguas a barulho :S

- - - - - - - - - -

Usar esse tipo de produtos acho que não é muito saudável para o motor.... principalmente para a junta, e para todos os retentores e tubos de borracha do circuito...
Pelo que tenho visto aqui no fórum, é retirar o tubo de retorno do vaso de expansão, ligar o motor e deixando correr a água velha para fora, e ir acrescentando a limpa no vaso, deixar sempre a correr até a água sair limpa no tubo de retorno... Depois G13 + Água destilada, andar algum tempo para que o resto da sujeira ainda restante que possa ter ficado levantar... e fazer o mesmo procedimento... deves de ficar com isso aceitavelmente bem limpo...

A usares químicos pode ser que tires algumas crostas que não deverias tirar...

Pois o meu medo era esse e por isso é que preferi antes informar-me xD
Obrigado pelas dicas. lá vai ter de ser lavagem à "mão" hahaha xD

Back