Manete ca i za velocidades - ajuda

Boa tarde
Tenho um Audi A4 Avant 2.0 tdi 2005
Gostaria de ajuda sobre como posso resolver o problema da manete de velocidades. Esta a passar ate a posiçao da marcha atrás quando quero meter a primeira velocidade .ao sincronizar a 1 velocidade por vezes encontro me na posicao de marcha atrás
Até já tive um pequeno susto que por sorte não se traduzia num embate na viatura que estava logo atrás de mim.
A pergunta é s seguinte:
Se alguém da comunidade ja esteve como esse problema, como resolveu?
Consultei um mecano ele foi de opiniao que teria de substituir toda o grupo da alavanca completa sendo o seu custo ns ordem dos 160 € + iva
Por favor agradecia uma opinião vossa
Obrigado
 
Last edited:
Deves ter a patilha de segurança solta ou partida.
Removendo o saco da manete, consegues visualizar a dita.
Vê se da para reparar, ou se tens de substituir os casquilhos ou mesmo o grupo de nylon.
Quando presionas para baixo, a manete tem um perno que deslisa numa calha.
Daí conseguires engatar a MA. Quando a manete esta em cima na posição normal, o perno não deixa que a alavanca se mova mais a esquerda.
Pode ser daí o stress. Caso nada de anormal aconteça aí, podes então verificar os cabos e casquilhos da manete e caixa, que podem estar partidos, gastos ou apenas desafinados.
 
Last edited:
Obrigado pela ajuda (madlima29)
Ja agora se for os casquilhos ou mesmo o grupo nylon onde posso adquirir? Ja perguntei no concessionario mas dizem que tenho que adquirir o grupo completo (manete toda completa)
Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda
 
pode ser um casquilho no selector ja não era o primeiro
quanto a afinação
tira o saco da manete tem uma argola tipo em borracha levanta
o ferro da manete tem um furo de 5mm por baixo tem outro
enfia ai uma broca para trancar a manete no centro
depois no selector da caixa tem um grampo para trancar a caixa roda para cima e pressiona até trancar
nos cabos do selector de mudanças tem duas rodas com umas molas roda para a esquerda tranca e puxa para tras
vai aliviar os cabos depois é só voltar a rodar para a direita e deixar a mola afinar
volta a destrancar a caixa e a manete das mudanças e experimente
 
Obrigado Rafael
Vou tentar executar o que acabou de referir. Vou pedir ajuda a alguem pois nao sou muito habilitoso nesta area.
Mais uma vez obrigado
Tentarei dar algum feedback
 
Back
Top