Marcha atrás

Boas a todos,

Como disse na apresentação, sou o semi-feliz proprietário de uma Audi A6 2.5 tdi quattro ,

Os dois problemas que me "assombram"..

Apenas tenho uma chave, e a parte sem fios não funciona..
Já troquei as pilhas mas não tranca nem destranca..
Mas liga bem o carro e funciona bem pela porta..

Já ouvi falar num módulo que está por baixo do volante, que é o que faz a leitura com a parte electrónica da chave, e podia substituir o mesmo e assim resolvia a situação, mas já vi também dizerem que tinha de ser reprogramado (o módulo).

Tenho um amigo meu, com um módulo destes, e 2 chaves electrónicas + a chave de segurança que fica na carteira..
Mas ao mudar o módulo, apenas precisava da parte electrónica da chave, senão teria de mudar as lâminas e também os canhões.. correcto? Será mesmo plug and play?

A outra questão, os sensores de marcha atrás não funcionam, as luzes de marcha atrás não acendem.. As lâmpadas estão OK, o fusível também, o que me leva a pensar no sensor que fica localizado na caixa de velocidades..
Na laguna, os fios deste sensor já me deram problemas e tive de trocar a ficha (descarnaram e faziam contacto acendendo as luzes e sensores em andamento)..

Pelo que assumo ser problema da ficha.. Haverá forma de descobrir qual é, sem a remover? (teria de tirar as protecções inferiores e conseguir tirar, e o espaço de Manobra não é muito)..
Assim quando fosse para trocar a ficha, fazia tudo de uma vez , ao invés de tirar para ver qual é, voltar a colocar, para voltar a retirar e aí sim substituir..

Cumprimentos a todos e desde já obrigado :)

chave:

tens de arranjar outra chave para meter na ignição.. para depois programar o comando.... sem isso, não e possível...

marcha atras:

tal como disseste, sera seguramente a válvula da caixa.. ou desengatada ou danificada... da uma olhadela...

Obrigado pela resposta.
Quanto à chave, neste caso, mantinha a mesma lâmina mudava apenas os comandos, ao substituir a tal unidade de controlo. Será plug and play ou será que necessita de levar um flash aos dados por vir bloqueada ao imobilizador?

Quanto à ficha, vou tentar ver a mesma, primeiro tirar os Resguardos, algo que com o macaco nao da muito jeito. Acho vou mesmo ter de ir a uma oficina para ver a mesma..

Com o vag com consigo ver se com o comando que tenho que não está a funcionar, se o mesmo funciona??
E consigo ver se as luzes da marcha atrás será problema da válvula ou ele não detecta erro na válvula?

Vou tentar ver se ainda esta semana compro uma vagcom, entretanto já pedi a um amigo que me empreste uma na 5a feira.. Quanto à chave, estou a ponderar fazer uma nova para ter duplicada e verificar a situação da programação (chave desprogramada ou o próprio carro).. Soubesse eu que era só trocar o módulo, e ficava com dois comando e era só mandar fazer a chave..

Pois é malta, meti a peça nova, mas as luzes não acendem. Fez-se um shunt, as luzes não acendem. Viu se o fusível, as luzes não funcionam.. Tal como as luzes, o Cruise control e sensores também não.. Ideias?

Boas,

Liguei a Vag e fiz o scan e não detectou erros também..

Na oficina falaram num cabo que vai até às luzes,que pode estar partido, mas eu desconfio mais no tal cabo que liga na ficha....

No entanto, tirei a lâmpada de marcha atrás, liguei a marcha atrás e mesmo assim, nenhum erro acusa no quadrante.. podia acusar da lâmpada mas nada..

Viva pessoal, bem sei que já passaram quase 4 meses mas só hoje finalmente resolvi o problema da marcha atrás.

Vamos por partes, no início falei na marcha atrás e no comando, quanto ao comando resolvi logo em Março, programei um "novo" e até hoje está a trabalhar bem.

Marcha atrás, problema Mais complexo..
Ontem dediquei - me à procura do problema mais um amigo meu, e percebeu-se que chegava energia à valvula e até à ficha abaixo da Centralina, mas daí para a frente nada.. Ao desligar a ficha abaixo da Centralina, verificou-se que o pino respectivo, na cablagem fêmea não existia. Solução, procurar o cabo, algo que não tivemos sucesso.
Próximo passo, passar um cabo novo, até ao fusível, e testar. Assim se fez, sem sucesso.
Alternativa, passar um cabo novo até à porta traseira e aí ligação directa até ao cabo vai ao farolim. E voilá ficou a trabalhar (sensores e luz). Mas, não ficou a 100%, tinha de se colocar um fusível uma vez que o circuito já não ia estar de origem. Como não tínhamos um porta fusíveis e nas redondezas ninguém tinha, tive de adiar para hoje. Entretanto o fusível se 15 amperes de origem rebentou, lá fiquei sem luzes (não sei bem porquê, mas como um dos cabos vai à Centralina, deve ter sido esse que tem passagem pelo fusível de origem).. Hoje comprei um porta Fusíveis e vários Fusíveis, e fui fazer a instalação do fusível na caixa da Centralina. Pensei em Colocar o fusível na bagageira, mas como era um grande comprimento de fio, preferi colocar na caixa da Centralina. Iniciei o teste com um fusível de 7,5, ao fim de 2x lá se estoirou, avancei para um de 20 e até agora tudo ok.

Ao fim deste tempo todo, lá está a solução..

Entretanto também aproveitei, e fiz a instalação da 2a luz de nevoeiro num audi a6 mas carro, de um familiar meu, que tinha ficado sem a luz de nevoeiro (fios partidos na tubagem de borracha da mala) e visto tínhamos estado a mexer lá, colocámos um casquilho que ele tinha da luz de nevoeiro a mais, e fez se o corte e instalou-se, ficando agora com as duas luzes de nevoeiro a trabalhar (algo que também quero aplicar no meu).

Votos de boa semana a todos :D

de qualquer das formas eu ficava preocupado, as 2 lâmpadas de marcha atrás não devem passar dos 5A, por isso tens ai qualquer coisa a consumir em demasia..

Boas, correcto, mas, não esquecendo que ele passava ao fusível da caixa de Fusíveis, algo que neste momento já não está, pois esta a ir directamente às luzes, pelo que tive de colocar um fusível pelo meio, e ainda tem a caixa dos sensores e respectivos senores
. Sem o fusível lá, ele rebentava o de 15 amperes de origem, e com ele lá, está tudo a trabalhar na perfeição..

Mas para rebentar o fusível algo está mal, logo tens algum problema... e estares a forçar isso com fusíveis mais fortes para isso se manter não é de todo o mais correcto... Sujeitas-te a algo mais grave, do que não ter a luz de marcha atras...

20A é já muita xixa.
Meia volta deves ter o circuito a funcionar, e como tens outra linha de alimentaçao, estoura o fusivel. É perigoso.

Back