brsampaio disse:Resistencias é pra meninos
secalhar não foste feliz na compra dos led´s
no exterior vá lá agora no interior :roll:
Eu tb gosto mas nunca ouvi falar em ter que meter resistencias no interior :roll:marcoA3 disse:eu gosto no interior, se calhar os leds nao valem nada vou exprimentar outros. mas na mala teve mesmo que levar resistencias.
brsampaio disse:Eu tb gosto mas nunca ouvi falar em ter que meter resistencias no interior :roll:
na matricula sei que a maioria põe por causa do erro de luz fundida , já á led´s que não é preciso
PEREIRA disse:a tensao k chega à iluminaçao nos pedais pode mt bem ser diferente da k chega à luz de matricula.
se usares uma resistencia mt forte numa tensao muito baixa já sabes o que vai acontecer... (ou melhor, o que NAO vai acontecer...)
plainas disse:Bem, vou tentar seguir uma logica ver s dá resultado.
A tensão de alimentação é 12v, penso q as lampadas normais sejam de 5w, então:
I=P/U :arrow: I=5/12 :arrow: I=0,417A = 417mA
R=V/I :arrow: R=12/0,417 :arrow: R=28,78ohm
S os calculos não falham a lampada normal tem uma resistencia de 28,78ohm.
S no led quiser q circule uma corrente de 417mA então R=V/I :arrow: R=12/0,417 = 28,78ohm
Em principio terá d s usar uma resistencia de cerca de 28ohm. Para os calculos desprezei os 20mA consumidos pelo led.
Para a quem acontece meter resistencias e o brilho das lampadas diminui, é pq meteu as resistencias em serie com a lampada, o q origina queda de tensão aos terminais da lampada, logo esta diminui o brilho, a resistencia deve colocar-se em paralelo com a lampada para q esta seja alimentada com 12 v.
Alguem q possa confirmar isto pf
Cumps
plainas disse:Já agora, a não ser q haja algum problema no circuito tipo mau contacto, falta de massa etc, a tensão q chega a qquer lado é sempre a mma, 12V quer seja ms lâmpadas d matricula, na alimentação do rns-e à luz dos pedais ou aos médios.
O q varia é a corrente que circula em função da resistência e da potência absorvida pelo equipamento em questão.
PEREIRA disse:faz umas mediçoes primeiro e depois percebes o que se passa num circuito electrico de um automovel.
nem tudo recebe 12v de tensao, e isso acontece propositadamente!
nao ligues my friendplainas disse:Podias dar aí exemplos d lampadas de iluminação de um automovel (tirando xenon) que recebam tensão diferente de 12V p o pessoal ficar a saber, não conheço..
coragem disse:nao ligues my friend
pois tb temos um super pro em electricidade auto
MR PEREIRA