MIDAS, NORMAS e OLEOS...

neljoe

Moderator
Desde que comprei a minha B5, fiz-lhe uma Revisão (15.000kms) onde levou os 4 Filtros e Oleo. Na altura questionei o Gerente da Midas (Castêlo da Maia) sobre as normas do Oleo que utilizavam... se era compatível com um PD... se cumpria a Norma VW505.01... ao qual ele respondeu-me:

"Sim, claro! Esteja descansado! Temos imensos clientes com Tdi´s de 2001+ com PDs. Todos eles utilizam este Oleo. Acha que iriamos correr riscos? Eu até utilizo no meu Skoda que também é um PD... por isso."

Lá fiz a revisão. E agora passados 15.000km está quase na altura de fazer outra (faltam 300km). Desta vez, liguei á Midas para perguntar EXACTAMENTE qual o Oleo que utilizam para uma revisão de 15.000kms, ao qual responderam:

"Galp Fórmula TD Plus"

Agradeci, desliguei e fiz umas pesquisas. Afinal esse Oleo NÃO CUMPRE a norma VW505.01...

http://www.galpenergia.com/Galp+Ene...el+Ligeiros/diversos/Galp+Formula+TD+Plus.htm

E dentro dos Galp (oleo utilizado na Midas) o mais indicado seria este:

http://www.galpenergia.com/Galp+Ene...Diesel+Ligeiros/diversos/Galp+Formula+505.htm

Lá enviei um e-mail á Midas Portugal:

Bom Dia.

Venho por este meio pedir um esclarecimeto aos Senhores:

Chegou á altura de fazer uma Revisão (15.000kms) ao meu automóvel (Audi A4 1.9 Tdi 115cvs Motor PD - ano 2001). Este Motor necessita Oleo que cumpra as normas VW505.01...

Pelo que me explicaram, a Midas utiliza o Oleo Galp Fórumla TD Plus:

http://www.galpenergia.com/Galp+Ene...el+Ligeiros/diversos/Galp+Formula+TD+Plus.htm

e pelo que li no Vosso Site, esse mesmo Oleo não cumpre essas Normas.

O Oleo que penso ser mais correcto sería o Galp Fórmula 505:

http://www.galpenergia.com/Galp+Ene...Diesel+Ligeiros/diversos/Galp+Formula+505.htm

e pelo que li no Vosso Site, já cumpre as ditas Normas.

Peço aos senhores um esclarecimento acerca deste assunto.

Cumprimentos,

Nelson Azevedo.



E passados 5 minutos, lá responderam:


Caro Nelson Azevedo

Efectivamente até início de Abril apenas tínhamos essa oferta, o que nos impossibilitava de satisfazer a 100% as suas necessidades. Actualmente já temos disponíveis nos centros Midas produto específico para a Norma VW505.01, pelo que poderá assistir a sua viatura em qualquer um dos nossos centros

O Óleo que utilizamos para satisfazer essa necessidade é o ELF Excellium DID 5W40

Acrescento também que a nossa oferta em termos de óleo Sintético, deixou de ser o Formula TD Plus para passar a ser o Energy Plus,um produto mais abrangente a nível de aplicações.

Sem outro assunto.

midasportugal


E agora? Andei 15.000kms com um oleo que cumpre apenas a norma 505.00, quando a minha B5 SEMPRE levou 505.01. Não tenho queixas nem notei nada de normal ao longo destes 15.000km... mas que riscos corri/corro? Qual a Vossa opinião desta "novela"?

:roll:
 
Consumiu oleo? como mudas-te de oleo podia ter acontecido isso!

Segundo penso que 15mil km não seja grave pro motor, pode ter causado um maior desgaste e tudo depende se fizes-te viagens longas ou se andas-te a 200km/h vários km's!!

De resto aconselho a mudares rapidamente para o oleo correcto e verificares eles a meterem mesmo o oleo que eles dizem porque podem estar a dizer que metem um e meter outro oleo...

abraço e boa sorte ;)
 
ProBoarder disse:
Consumiu oleo? como mudas-te de oleo podia ter acontecido isso!

Nos primeiros KMs tive que atestar 1 vez apenas... desde aí, nunca mais.

Segundo penso que 15mil km não seja grave pro motor, pode ter causado um maior desgaste e tudo depende se fizes-te viagens longas ou se andas-te a 200km/h vários km's!!

Durante a SEMANA, a B5 pertence á Maria. São sempre viagens curtas... 4x 5kms diarios a 60/70 kmh. Ao FDS, anda mais um bocado... mas nada de velocidades (Martim in the back seat :wink: ).

De resto aconselho a mudares rapidamente para o oleo correcto e verificares eles a meterem mesmo o oleo que eles dizem porque podem estar a dizer que metem um e meter outro oleo...

Logo que possa, vou mudá-lo. E desta vez, vou verificar EU MESMO o Oleo... seguindo a mangueira até o depósito (bidão de 200(?)lts para ver o autocolante.

abraço e boa sorte ;)
 
Então acho que não tem grandes problemas!!

Agora se continuases a usar ai sim podia agravar o desgastes das peças percebes?

Como já alguem disse nunca se brinca com o sangue do bicho ;)

Se eles não deixarem ver a troca do oleo vai guardando as facturas e vai pedindo o oleo que eles tiram para depois um dia mais tarde alguem assumir as culpas por algo que possa acontecer, isto é um concelho!!
 
ProBoarder disse:
Então acho que não tem grandes problemas!!

Agora se continuases a usar ai sim podia agravar o desgastes das peças percebes?

Como já alguem disse nunca se brinca com o sangue do bicho ;)

Se eles não deixarem ver a troca do oleo vai guardando as facturas e vai pedindo o oleo que eles tiram para depois um dia mais tarde alguem assumir as culpas por algo que possa acontecer, isto é um concelho!!

A Factura da 1ª muda (505.00) está junto aos outros documentos de TUDO que o carro levou até hoje. Se não me deixarem ver o depósito do Oleo... não mudo lá o Oleo e vão ter problemas comigo por causa da tal 1ª muda.
 
15 mil km acho que nao é grave....
Estes motores que foram os primeiros PD a aparecer
Qd sairam em muitos lugares nao sabiam que tinham de levar o oleo com a norma 505.01 ate pk demorou a chegar ca este oleo e a haver a respectiva informaçao.
Chegaram a fazer muitos km assim ate que se descobriu que tinham de levar oleo com a norma 505.01

Por essas e por outras é que sou eu que trata de tudo na minha... assim nao á falhas
 
No seguimento da troca de mais alguns e-mails, aqui vão:

"Mais uma vez obrigado pela resposta rápida. Agora, explique-me uma coisa:

A última revisão foi feita na Midas (Castêlo da Maia) onde sou cliente... ou seja, com o Galp Fórmula TD Plus (que NÃO é compatível). Na altura questionei o Gerente sobre o Oleo... garantiu-me que era compativel... até o "colocava no Skoda dele" que também tinha um (PD 100cvs)... inclusivé mostrou-me o depósito donde era "bombado" o Oleo para a "mangueira".... para não me preocupar... nunca a Midas arrisacaria semelhante.

Como resolvo esta situação?

Cumprimentos,

Nelson Azevedo."


e lá respondeu:

"Caro nelson

Pergunto-lhe se a sua viatura tem filtro de particulas?

midasportugal


ao qual respondi:

"Não. Não tem... o FAP só saiu no Grupo VAG muito mais tarde(2006?), nos motores 170cvs. Os PUG´s é que já tinham FAP mas em finais de 2001... o Peugeot 307 Hdi salvo erro.

Cumprimentos,

Nelson Azevedo."


e lá veio ele:

"Caro Nelson

Penso que com o TD Plus não teve problema algum, certo?

Este tema das normas dos óleos é algo que as Marcas automóveis lançam em que os produtores de óleos têm de pagar para que estes tenham uma determinada certificação, mas isso não significa que tecnicamente os produtos não respondam às necessidades, é tudo uma questão financeira. Pela nossa experiência, nos carros que assistíamos anteriormente nunca houve qualquer problema em colocar o Formula TD Plus nos carros que tinham como norma recomendada a 505.01 (fizemos bastantes e nunca tivemos qualquer queixa).

Pode perguntar, então o porquê de terem agora um produto especifico? É simples, entretanto apareceu uma nova geração de carros com Filtro de Partículas, em que, pela nossa análise, não temos certeza que funcione o TD Plus ou o energy Plus e por essa razão procuramos alternativa no mercado que cobrisse este especificidade. Claro que a partir daí iremos colocar o 505.01 em todas as viaturas com e sem filtro de partículas com esta especificações.

Em conclusão: Colocávamos o Formula TD. Visto que pela nossa analise técnica o óleo tinham as mesmas características, apenas não tinham a certificação, e agora surgiram novos carros com filtros de partículas para os quais achamos que existe uma alteração técnica relevante e como tal procuramos nova oferta que tb as outras viaturas vão usufruir.

Penso que fui explicito em relação às nossas razões técnicas, não tem que se preocupar, o óleo que colocamos garantidamente não deu, nem dará problemas.

1 abraço

midasportugal


Não me convenceu... mas pronto.

8)
 
neljoe disse:
No seguimento da troca de mais alguns e-mails, aqui vão:

"Mais uma vez obrigado pela resposta rápida. Agora, explique-me uma coisa:

A última revisão foi feita na Midas (Castêlo da Maia) onde sou cliente... ou seja, com o Galp Fórmula TD Plus (que NÃO é compatível). Na altura questionei o Gerente sobre o Oleo... garantiu-me que era compativel... até o "colocava no Skoda dele" que também tinha um (PD 100cvs)... inclusivé mostrou-me o depósito donde era "bombado" o Oleo para a "mangueira".... para não me preocupar... nunca a Midas arrisacaria semelhante.

Como resolvo esta situação?

Cumprimentos,

Nelson Azevedo."


e lá respondeu:

"Caro nelson

Pergunto-lhe se a sua viatura tem filtro de particulas?

midasportugal


ao qual respondi:

"Não. Não tem... o FAP só saiu no Grupo VAG muito mais tarde(2006?), nos motores 170cvs. Os PUG´s é que já tinham FAP mas em finais de 2001... o Peugeot 307 Hdi salvo erro.

Cumprimentos,

Nelson Azevedo."


e lá veio ele:

"Caro Nelson

Penso que com o TD Plus não teve problema algum, certo?

Este tema das normas dos óleos é algo que as Marcas automóveis lançam em que os produtores de óleos têm de pagar para que estes tenham uma determinada certificação, mas isso não significa que tecnicamente os produtos não respondam às necessidades, é tudo uma questão financeira. Pela nossa experiência, nos carros que assistíamos anteriormente nunca houve qualquer problema em colocar o Formula TD Plus nos carros que tinham como norma recomendada a 505.01 (fizemos bastantes e nunca tivemos qualquer queixa).

Pode perguntar, então o porquê de terem agora um produto especifico? É simples, entretanto apareceu uma nova geração de carros com Filtro de Partículas, em que, pela nossa análise, não temos certeza que funcione o TD Plus ou o energy Plus e por essa razão procuramos alternativa no mercado que cobrisse este especificidade. Claro que a partir daí iremos colocar o 505.01 em todas as viaturas com e sem filtro de partículas com esta especificações.

Em conclusão: Colocávamos o Formula TD. Visto que pela nossa analise técnica o óleo tinham as mesmas características, apenas não tinham a certificação, e agora surgiram novos carros com filtros de partículas para os quais achamos que existe uma alteração técnica relevante e como tal procuramos nova oferta que tb as outras viaturas vão usufruir.

Penso que fui explicito em relação às nossas razões técnicas, não tem que se preocupar, o óleo que colocamos garantidamente não deu, nem dará problemas.

1 abraço

midasportugal


Não me convenceu... mas pronto.

8)

Ele podia era ter escrito menos para nao se enterrar tanto...
Quer dizer, como os PD nao tem filtro de particulas, ja pode andar á vontade. Ou seja pelo que entendi a norma 505.01 deve ser o que eles estao a usar agora em apenas os FAPs...
Das duas uma, ou estao um bocadinho atrazados no tempo, ou não pescam nada do assunto que é o que me parece ao longo desta esplicaçao!
Mas neste tipo de oficinas nao me admiro nem um bocadinho...
 
epa tive a ver aqui pela zona de Évora e:

Audi: é o q se sabe :shock:
Bosch Car Service: esticam-se um bocada c a mão de obra :?
StationMarché: é competitivo e tens escolhas entre marcas
Midas: compete com o Stationmarché mas menos marcas

Preços: na Midas +-= StationMarché

Qualidade: Acima da Média, Abaixo da Bosch e da Audi.

Técnicos: qq uma com Técnicos "que percebem daquilo :!: "
 
Isso ate da vontade de rir.... Entao se o oleo tem as mesmas caracteristicas porque que nao o continuam a utilizar??? Sera que pk os automoveis agora vem com FAP o oleo passou a ser diferente??? Como diria o meu Avô isto sao desculpas de mau pagador!!!

Cumps
 
Também vinha de Long-Live (30.000 km) e mudei para 15.000 km
Eu mudei, quer dizer, mandei mudar, no STATIOMARCHE. Paguei pela mudança 70 e tal Euris por Oleo e Filtros. Sendo 35.90 Euris só para o Oleo da MArca deles. O resto foram os filtros de gasóleo e oléo. Ja fiz quase 10.000 km com esses Oleo e não gastou uma pinga até agora.

Recomendo o serviço. Na Midas e similares o funcionamento deve ser identitico.
 
neljoe disse:
Desde que comprei a minha B5, fiz-lhe uma Revisão (15.000kms) onde levou os 4 Filtros e Oleo. Na altura questionei o Gerente da Midas (Castêlo da Maia) sobre as normas do Oleo que utilizavam... se era compatível com um PD... se cumpria a Norma VW505.01... ao qual ele respondeu-me:

"Sim, claro! Esteja descansado! Temos imensos clientes com Tdi´s de 2001+ com PDs. Todos eles utilizam este Oleo. Acha que iriamos correr riscos? Eu até utilizo no meu Skoda que também é um PD... por isso."

Lá fiz a revisão. E agora passados 15.000km está quase na altura de fazer outra (faltam 300km). Desta vez, liguei á Midas para perguntar EXACTAMENTE qual o Oleo que utilizam para uma revisão de 15.000kms, ao qual responderam:

"Galp Fórmula TD Plus"

Agradeci, desliguei e fiz umas pesquisas. Afinal esse Oleo NÃO CUMPRE a norma VW505.01...

http://www.galpenergia.com/Galp+Ene...el+Ligeiros/diversos/Galp+Formula+TD+Plus.htm

E dentro dos Galp (oleo utilizado na Midas) o mais indicado seria este:

http://www.galpenergia.com/Galp+Ene...Diesel+Ligeiros/diversos/Galp+Formula+505.htm

Lá enviei um e-mail á Midas Portugal:

Bom Dia.

Venho por este meio pedir um esclarecimeto aos Senhores:

Chegou á altura de fazer uma Revisão (15.000kms) ao meu automóvel (Audi A4 1.9 Tdi 115cvs Motor PD - ano 2001). Este Motor necessita Oleo que cumpra as normas VW505.01...

Pelo que me explicaram, a Midas utiliza o Oleo Galp Fórumla TD Plus:

http://www.galpenergia.com/Galp+Ene...el+Ligeiros/diversos/Galp+Formula+TD+Plus.htm

e pelo que li no Vosso Site, esse mesmo Oleo não cumpre essas Normas.

O Oleo que penso ser mais correcto sería o Galp Fórmula 505:

http://www.galpenergia.com/Galp+Ene...Diesel+Ligeiros/diversos/Galp+Formula+505.htm

e pelo que li no Vosso Site, já cumpre as ditas Normas.

Peço aos senhores um esclarecimento acerca deste assunto.

Cumprimentos,

Nelson Azevedo.



E passados 5 minutos, lá responderam:


Caro Nelson Azevedo

Efectivamente até início de Abril apenas tínhamos essa oferta, o que nos impossibilitava de satisfazer a 100% as suas necessidades. Actualmente já temos disponíveis nos centros Midas produto específico para a Norma VW505.01, pelo que poderá assistir a sua viatura em qualquer um dos nossos centros

O Óleo que utilizamos para satisfazer essa necessidade é o ELF Excellium DID 5W40

Acrescento também que a nossa oferta em termos de óleo Sintético, deixou de ser o Formula TD Plus para passar a ser o Energy Plus,um produto mais abrangente a nível de aplicações.

Sem outro assunto.

midasportugal


E agora? Andei 15.000kms com um oleo que cumpre apenas a norma 505.00, quando a minha B5 SEMPRE levou 505.01. Não tenho queixas nem notei nada de normal ao longo destes 15.000km... mas que riscos corri/corro? Qual a Vossa opinião desta "novela"?

:roll:

Enfim...o normal. Depois quem se queixam são as Cames. :wink:

Abraços
 
Back
Top