A espace peca por muitas pequenas avarias electrónicas, e quando calha a algumas mecânicas mais complexas, o preço das peças e completamente absurdo. O meu pai teve uma durante 1 ano, posso adiantar-te que durante todo este tempo foi rebocada umas 4 ou 5 vezes por descarregar a bateria do nada, lembrava-se e pumba. Um espelho retrovisor que a minha mãe partiu uma vez a fazer uma manobra mal calculada, teve a sorte de partir somente os plásticos, ainda assim, estes ficaram próximo dos 600€, imagina o preço de um espelho completo. A derradeira situação que fez com que a vendêssemos, foi a caixa de direcção que rebentou, segundo a renault por ter umas jantes 16 ( averbadas por eles ) que em conjunto com todo o peso do motor e tablier em cima do eixo frontal, fez a caixa rebentar. O nosso mecânico disse logo que não faria a troca devido a complexidade da operação, fomos pedir orçamento na renault, ficaria por uns meros 2800€, pois tinham de tirar o motor fora e desmontar todo o tablier
De resto em questões de conforto, não tem comparação possível, a Espace é sem duvida altamente confortável, com um espaço a bordo enorme e uma modubilidade incrível. Para não falar no design, tanto exterior como interior completamente fora do normal. O motor, na nossa ainda era o dti, com 115 cv mexia-se muito bem para o peso da carrinha, na versão dci penso que ja tera 130cv.
Ou seja, no resumo isto e como a historia dos 2.0 TDI, podes ter a sorte de nunca acontecer nada, nem teres grandes problemas, como podes apostar numa carrada de dor€s de cab€ça das grand€s...
Boa sorte na decisão amigo.