Montagem "Luzes Automáticas" Audi A6

Dá um trabalhão, mas, compensa . . . :D

Sensor de Luz "Valeo":
Mais uma vez, excelente manual: BRICO-SENSOR DE LUZ (VALEO) - Audisport Iberica


Coloquei um Led de Alto Brilho Amarelo directamente no suporte do botão.
Dá trabalho, mas fica melhor do que colar na tampa, pois assim poderemos tirar a tampa sem problemas tal como originalmente.

17092011875.jpg


Coloquei um temporizador regulador para 6 seg. à corrente de Chave de modo às luzes ligarem com atraso caso seja de noite, para não "maltratar" os balatros do Xenon.

17092011878.jpg


O Modulo de luzes Automáticas ficou alojado por trás da caixa dos fusiveis:

17092011877.jpg


A ficha para ligação do LED:

17092011876.jpg


O botão pronto a funcionar:

17092011879.jpg


O Final:

17092011887.jpg


A iluminação:

17092011886.jpg
 
Last edited:
Alguém já montou um sensor destes ???

Tenho agora um problema !!?

O sensor "Valeo" actua com muita luminosidade, ou seja está muito sensível.

Alguém sabe como poderei reduzir a sensibilidade do sensor para acender as luzes com maior escuridão ???

Obrigado.
 
Não estou a perceber, montas-te um sensor de luz no vidro, uma lâmpada amarela por trás da palavra AUTO ?! lool
 
se esse modulo for igual ao do egas ... é igual aos meus :D

a caixa tem um pequeno buraco num dos cantos... chave lá para dentro e roda o afinador ... só não sei para que lado...

e acho que o egas tb já não se deve lembrar :D
 
Fantastico manual.
Mas tenho 2 duvidas:
1- como gravas-te a palvra AUTO?
2- o botão roda para o lado AUTO ou não?
 
Fantastico manual.
Mas tenho 2 duvidas:
1- como gravas-te a palvra AUTO?
2- o botão roda para o lado AUTO ou não?

Vou responder pelo Vinny (que ele ñ me leve a mal):
1- Ele adquiriu um comutador já com o auto, basta procurar no ebay.
2- Ao rodar o botão para o lado Auto, como o nome indica, o sistema fica em iluminação automática, por sensor (aqui julgo eu que deveria ser assim, mas pela foto parece-me que no zero ele considera o sistema como automático, ou seja não roda para a palavra Auto). Para colocar em iluminação normal, basta rodar para o lado contrário como no mais vulgar comutador :D
 
Last edited:
Vou responder pelo Vinny (que ele ñ me leve a mal):
1- Ele adquiriu um comutador já com o auto, basta procurar no ebay.
2- Ao rodar o botão para o lado Auto, como o nome indica, o sistema fica em iluminação automática, por sensor (aqui julgo eu que deveria ser assim, mas pela foto parece-me que no zero ele considera o sistema como automático, ou seja não roda para a palavra Auto). Para colocar em iluminação normal, basta rodar para o lado contrário como no mais vulgar comutador :D

Ok, thanks pelo esclarecimento.
 
se esse modulo for igual ao do egas ... é igual aos meus :D

a caixa tem um pequeno buraco num dos cantos... chave lá para dentro e roda o afinador ... só não sei para que lado...

e acho que o egas tb já não se deve lembrar :D

Não vejo "buraco" algum no modulo !!!? :confused:
O teu módulo é da "VALEO" ??? :S
 
Vou responder pelo Vinny (que ele ñ me leve a mal):
1- Ele adquiriu um comutador já com o auto, basta procurar no ebay.
2- Ao rodar o botão para o lado Auto, como o nome indica, o sistema fica em iluminação automática, por sensor (aqui julgo eu que deveria ser assim, mas pela foto parece-me que no zero ele considera o sistema como automático, ou seja não roda para a palavra Auto). Para colocar em iluminação normal, basta rodar para o lado contrário como no mais vulgar comutador :D

Não levo nada a mal TugaFCP, mas, estás todo "baralhado".
1 - O Comutador não têm "AUTO". Mandei gravar a palavra "AUTO".
Não consegui encontrar nenhum comutador com "AUTO" para a A6 de 1999.
Se, por acaso, souberes de algum, continuo à procura !!!... 8):lol:

2 - Ora Bom. Explicação:

O Comutador continua com 3 Posições :
0 - Tudo Apagado
1 - Mínimos
2 - Médios / Máximos

Agora (com o sensor) as luzes automáticas apenas activam quando o comutador está na posição "0" e o interruptor do sensor está ligado.
Se o interruptor do sensor estiver desligado fica tudo com de Origem.
O sensor activa se o comutador das luzes estiver na posição "0".

Abraço,
Vinny
 
Não levo nada a mal TugaFCP, mas, estás todo "baralhado".
1 - O Comutador não têm "AUTO". Mandei gravar a palavra "AUTO".
Não consegui encontrar nenhum comutador com "AUTO" para a A6 de 1999.
Se, por acaso, souberes de algum, continuo à procura !!!... 8):lol:

2 - Ora Bom. Explicação:

O Comutador continua com 3 Posições :
0 - Tudo Apagado
1 - Mínimos
2 - Médios / Máximos

Agora (com o sensor) as luzes automáticas apenas activam quando o comutador está na posição "0" e o interruptor do sensor está ligado.
Se o interruptor do sensor estiver desligado fica tudo com de Origem.
O sensor activa se o comutador das luzes estiver na posição "0".

Abraço,
Vinny

Epah perdi um boa oportunidade para estar calado, só agora fui ver com olhinhos e reparei que estávamos a falar de um A6 e eu estava a falar de um A4, pois nesse modelo já eu tinha visto vários comutadores com inscrição "Auto" ou "DRL".

Meu caro admiro quem se dê ao trabalho de inovar, pois eu gosto sempre de investigar novidades, mas quando me tocar a tratar do assunto, tá quieto que tenho mais do que fazer lololol
 
Boas

Mais uma pequena Adenda a este [DIY] para ajustar a sensibilidade do Sensor de Luz (VALEO).

Soldei 3 resistencias de 1kOhm + 330 + 300 em serie com um potenciómetro de 220 ​​Ohm. Isolei tudo com manga térmica e colei o potenciometro à tampa da caixa do controlador do sensor.

08102011929.jpg


08102011930.jpg


Perfurei a caixa para ter acesso ao potenciometro de modo a poder ajustar a sensibilidade pelo exterior:

08102011932.jpg
 
Last edited:
Back
Top