Montar Engate Reboque Removível Original S3 \ QUATTRO \ FWD - Audi A3 8L

Este DIY serve para elucidar todos s que necessitem de informação sobre compatibilidades. Pesquisei na Internet sobre o assunto e não encontrei nada. A duvida era saber se os Engates de Reboque dos Tracção Integral (QUATTRO) se serviria nos FWD (traçã dianteira) porque existem 2 tipos de engates para cada modelo referido. Portanto, este DIY é a explicação de que é possivel montar o reboque removível do AWD nos FWD.

Material necessário:
Reboque Removivel Original - 8L0092156A (não traz ficha nem cablagem)
Ficha 7 PINOS ISO + Cablagem - Norauto (10€)
Chaves de Roquete
Berbequim
Prensa (fui a uma casa metalurgica aqui na zona) - 10€

Engate Reboque removível:

62783756.jpg

31569727.jpg

cccgn.jpg

ccccqp.jpg


1 - Desapertar e retirar o para-choques traseiro, desapertando os parafusos assinalados:

79687192.jpg

15740786.jpg


2 - Desapertar a barra de aluminio, tem 2 parafusos de cada lado:

85088130.jpg


3 - Como podem ver a barra tem uma inclinação maior que 90º, o que vai fazer com que a lança e a tomada depois de montado fique a forçar e muito o para-choques:

47966640.jpg


4 - Aqui é a parte que fui à Prensa, para na zona de dobra que o engate tem, com a prensa, fique direito e com isso faça ficar o angulo com o batente num angulo de 90º sensivelmente, tem de se prensar mesmo na zona que esta levantada junto ao batente metalico, em 10 minutos está pronto, basta prensar sem dar calor... muito rapido e util:

51875986.jpg


5 - Já o sitio pronto a verificar a marcação de aperto:

98296500.jpg


6 - Os rasgos de aperto da barra já estao feitos e tapados com um autocolante, basta retirar os referidos autocolantes. Como a prensadela fez com que a zona de aperto recuasse cerca de 1cm, entao é necessário alargar os rasgos, usei um berbequim e abri cerca de 1cm em cada rasgo. Tive de retirar as rodas e a forra de dentro para ter espaço e trabalhar à vontade. No fim aperta-se bem a barra:

55716579.jpg

87542970.jpg


7 - Colocar a tomada de 7 Pinos + cablagem e passar para dentro da mala usando o passa-fios ai existente para esse efeito:

46746963.jpg

62731520.jpg


8 - Retirei 3 fios (apesar das fotos so apresentarem 2) para ligar no farol direito (Verde, Vermelho e Castanho):


9 - Retirar a peça plastica para segurar e passar os fios para os 2 farois seguindo a cablagem original:

34001836.jpg

22817475.jpg


10 - Ligar na ficha de cada farol os fios, seguindo este esquem:

54203552.jpg


11 - O carro já traz o local especifico para arrumar o engate removível no pneu suplente junto com todo o material:

41315067.jpg


12 - Voila... Pronto e já no sitio:

67088505.jpg

86027255.jpg

10780974.jpg


E com o material arrumadinho fica assim:

44718333.jpg
 
Last edited:
Impecável...

Sempre pensei nessa mod, mas o receio de ir para um oficina para me tirar o couro e o cabelo...

Assim já dá uma pequena GRANDE ajuda.

Parabéns
 
Obrigado...

Relembro, a parte de prensar e anular o angulo mais aberto, foi só neste caso, porque é um reboque de QUATTRO e o meu é FWD.. Se fosse um reboque de FWD essa parte não era necessária... mas de resto é igual...
 
de valor este diy.... já tenho um gancho de reboque deste par amontar no meu á meses,mas como precisa de uma pintura e ainda não tive tempo........
diz-me uma coisa, esse esquema de ligaçações é o que utilizaste ou é o universal?
 
de valor este diy.... já tenho um gancho de reboque deste par amontar no meu á meses,mas como precisa de uma pintura e ainda não tive tempo........
diz-me uma coisa, esse esquema de ligaçações é o que utilizaste ou é o universal?

Boas..

Este é o Esquema Universal, ou seja, ISO..
 
thanks... já tinha procurado isto mas variam de uns para outros...

Variam???

Nao pode ser.. só existem 2 tipos.. ou de 7 pinos ou de 13 pinos..

a diferença é que o de 13 pinos é mais compelto porque esta vocacionado para caravanas maiores, onde tenham electrodomesticos e tem corente continua 12V para frigorificos, etc..

Mas tanto um como o outro, as ligaçoes sao sempre igauis.. so existem um esquema de ligaçao para cada ficha... esse esquema é ISO ou DIN.. nao tem que enganar...
 
Uma dúvida, o chassis não está reforçado quando o engate é OEM?

Nop.. quer dizer.. Yap.. mas todos já vem preparados para ter ou nao reboque.. a diferença, tal como expliquei é os que nao tem reboque tem a barra de protecção em aluminio e com reboque o proprio ja faz de barra de protecção..
Tanto que como ilustra uma foto, os rasgos de parafusos já vem feitos e so estao tapados para nao entrar lixo..
Quando se vai à marca meter este reboque, é precisamente isto, retirar a barra de aluminio e meter o reboque completo.. porque o carro já esta preparado para isso, seja ou nao de origem...
 
Nop.. quer dizer.. Yap.. mas todos já vem preparados para ter ou nao reboque.. a diferença, tal como expliquei é os que nao tem reboque tem a barra de protecção em aluminio e com reboque o proprio ja faz de barra de protecção..
Tanto que como ilustra uma foto, os rasgos de parafusos já vem feitos e so estao tapados para nao entrar lixo..
Quando se vai à marca meter este reboque, é precisamente isto, retirar a barra de aluminio e meter o reboque completo.. porque o carro já esta preparado para isso, seja ou nao de origem...
Isto em qualquer modelo? A6 por ex?
Reparei agora extintor na mala não seja o caso da caldeira pegar fogo lool
 
Isto em qualquer modelo? A6 por ex?
Reparei agora extintor na mala não seja o caso da caldeira pegar fogo lool

Boas..

Quando se diz ISO ou NORMALIZADO é para qualquer veiculo \ marca \ modelo..

tudo que seja automovel ou reboques tem sempre essa configuraçao... a diferença é se usa ficha de 7 PINOS ou de 13 PINOS... caso o carro seja de 13 e o reboque de 7 exsite um adaptador para esse mesmo efeito..

Abraço
 
Back
Top