Motor 1.9Tdi AFN custa a pegar a frio

Boas pessoal,

queria opinião de quem tem o mesmo motor e já passou pelo mesmo.

A minha mãe tem um A4 1.9Tdi com o motor AFN, e ultimamente tem custado a pegar a frio. De imediato lembrei-me de trocar as velas todas e depois de testar as velhas, vi que 2 já estavam mortas, e outra pa lá caminhava. Fiquei convencido que o problema estaria aí, mas o facto é que o problema persiste. Já tenho lido que as velas só acendem de 8º pa baixo. Isto é verdade?

Já agora, se calhar importa referir que o turbo está com a geometria presa, e como tal, no vag-com aparece lá aquele erro "intake manifold pressure", mas é o unico erro que aparece.

Quem tienha o mesmo motor e já tenha passado pelo mesmo, comente sff.
Obrigado
 
Olá :) liga a chave e deixa apagar a luz amarela, volta a desligar e liga novamente e deixa apagar a luz e da a chave, se pegar melhor é o comando que da corrente as velas que tem um temporizador ;) abraço
 
Olá :) liga a chave e deixa apagar a luz amarela, volta a desligar e liga novamente e deixa apagar a luz e da a chave, se pegar melhor é o comando que da corrente as velas que tem um temporizador ;) abraço

Ok, vou testar isso :) obrigada pela sugestão :)

já agora, se o problema for esse, aonde devo "atacar"?
 
e posta aqui o erro com exactidao pra te podermos ajudar, abraços

Ainda à pouco tive a fazer experiências e posso dizer-vos que o problema não está no sensor da temperatura nem no relé das velas.

Com o motor frio, fui ao vag-com verificar a temperatura do liquido de refrigeração e ele dizia 21º, quando o sensor que está no painel de instrumentos dizia 19º, portanto julgo que não seja por aí. Quanto ao relé das velas, tirei-o e quando liguei o vag-com, ele já dava erro por causa do relé. Testei o relé (estava bom) montei no sitio, apaguei o erro e ele nao tornou a aparecer, daí ter concluido que tambem não é do relé. A minha próxima investida vai ser no filtro de gasóleo, que nunca foi trocado desde que o carro veio para a nossa mão, ou seja, uns 5 anos e 40000km :assobio:

Assim que for avançando no diagnóstico, vou postando aqui para que quem tenha o mesmo problema ficar a saber como o resolver :)
 
Troca o filtro de gasoleo e a valvula de retorno do filtro se não resolver troca a valvula da bomba injectora

Abraços
Qualquer coisa apita
 
Troca o filtro de gasoleo e a valvula de retorno do filtro se não resolver troca a valvula da bomba injectora

Abraços
Qualquer coisa apita

Socorro! Troquei o filtro de gasóleo e agora o motor não pega!

A minha mãe vai-me dar 1 tiro! Please help...
 
tens ke sangrar nos injectores,desapertas um bocado um injector e das a chave ate sair gasoleo depois apertas e fazes assim com todos ate ela pegar
 
Socorro! Troquei o filtro de gasóleo e agora o motor não pega!

A minha mãe vai-me dar 1 tiro! Please help...
Para quem não sabe mudar um filtro abusas bastante :green:

eu iria dizer que essa correia de distribuição deve precisar de muda..... mas se tiveres3vag-com, verifica o ponto da bomba injectora..... deve estar adiantado. se não sabes como o fazer, aconselho a procurares ajuda.

A minha B5 AFN depois de mudar a correia nunca mais pegou bem a frio, resumindo... correia larga, angulo da bomba injectora ok!

mudei a correia, e ai descubri que só uma vela, (1) sim apenas 1! funcionava, ou seja, velas novas.
se resolveu? claro que não!

Angulo da bomba injectora...... ;)

Troca o filtro de gasoleo e a valvula de retorno do filtro se não resolver troca a valvula da bomba injectora

Abraços
Qualquer coisa apita
Perca de tempo.... acredita.... só a valvula do filtro são 25€..... que foi para o lixo.... ;)
 
Last edited:
Eu sei mudar filtros, só não estava é à espera de ter de desapertar o tubo dos injectores, porque tenho (ainda) um fiesta 1.8D, e quando lá troquei o filtro, não tive de fazer nada, o sistema sangrou sozinho. Foi só meter o pé a fundo quando o motor começou a soluçar, e em menos de 10 segundos, o motor já estava a trabalhar bem.
 
Eu sei mudar filtros, só não estava é à espera de ter de desapertar o tubo dos injectores, porque tenho (ainda) um fiesta 1.8D, e quando lá troquei o filtro, não tive de fazer nada, o sistema sangrou sozinho. Foi só meter o pé a fundo quando o motor começou a soluçar, e em menos de 10 segundos, o motor já estava a trabalhar bem.

Pois... mas o fiesta 1.8D tem uma bomba mecanica...... o AFN tem bomba eletrica e se faltar o gasoleo é ligeiramente diferente.
para a proxima rapaz enche o filtro de gasoleo antes de o apertar.....

Só dei uma critica construtiva ;)
 
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