Motor fora do Ponto...

Boas!
tenho aqui um Golf III 1.9 GTD de 92 (com 290 mil KM) que tem um problema na bomba injectora...O carro já estava destinado para a sucata, e foi me "dado", guardei o carro pois o único problema era só a bomba injectora e um podre numa porta...
Decidi por a mão a obra
Comecei a desmontar até aqui tudo bem, até que fui desmontar a poli da cambota, tirei os 4 parafusos, e por estupidez minha tiro o parafuso do "centro", ora logicamente a correia veio atrás da poli...
Fui a ver e a poli das válvulas não tinha marcação nenhuma (Mais uma estupidez minha, pensei que ja estavam marcadas, mas a final não estavam)
la voltei a montar tudo, dei umas voltas ao motor a "mão"
Fui por o carro a trabalhar...Pegou, mas logo a seguir foi abaixo...fazia Fumo Branco (Provavelmente a bomba que também ficou fora do ponto) e fazia um barulho metálico...Coisa que eu já temia...
Não voltei a por o carro a trabalhar...
Alguém me sabe dizer (Diga se "Mecânicos" entendidos na matéria), como voltar a por aquilo no ponto?
Ja tenho feito varias Correias de Distribuição, inclusive fui eu que reparei o motor da minha Ex Audi 80 e nunca me tinha acontecido tal coisa :| ...
 
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Dependendo do 80 em que mexeste, até podes ter apanhado um motor semelhante, pois os motores GTD são partilhados pelos golfs e pelos 80, tanto os golfs 2 gtd, como 3 gtd (1.6TD/1.9TD).

Pessoalmente nunca me aventurei nessas andanças por medo mesmo de uma situação semelhante á tua, mas penso que as próprias polis têm marcação através de pequenos pontos e saliencias de modo a poderes voltar a acertar o ponto. Existem vários videos sobre este assunto e sobre esse motor, com pouca pesquisa encontras facilmente, pois esse motor é muito utilizado em várias plataformas, não só no golf, e muitos projectos têm esta base.
 
Nesses motores para o ponto da cambota tens um buraco na caixa de velocidades , por cima,tapado com um tampão de plástico normalmente verde. Desenroscando esse tampão deve ver-se um ponto no metal da caixa e tem de se rodar o motor até aparecer um ponto coincidente no volante do motor.
Para o ponto do veio de excêntricos tem de se tirar a tampa das válvulas pois o ponto é no topo do veio,tem um rasgo que tem de ficar na horizontal ao nível da face da cabeça,até com uma chave de bocas que caiba nesse rasgo podes confirmar esse ponto,se a chave entrar está no ponto.
Na bomba injetora é um orifício redondo no carreto que tem de se alinhar com um orifício semelhante no suporte da bomba
 
Boas, Obrigado desde ja aos 2 ;)
Dependendo do 80 em que mexeste, até podes ter apanhado um motor semelhante, pois os motores GTD são partilhados pelos golfs e pelos 80, tanto os golfs 2 gtd, como 3 gtd (1.6TD/1.9TD).

Pessoalmente nunca me aventurei nessas andanças por medo mesmo de uma situação semelhante á tua, mas penso que as próprias polis têm marcação através de pequenos pontos e saliencias de modo a poderes voltar a acertar o ponto. Existem vários videos sobre este assunto e sobre esse motor, com pouca pesquisa encontras facilmente, pois esse motor é muito utilizado em várias plataformas, não só no golf, e muitos projectos têm esta base.
O motor da minha "Ex" audi 80 era o 1Z, tinha feito a distribuição, troca da junta da cabeça etc...Mas tinha tudo marcado...
Este não deve de ser o 1Z (penso eu, pois a bomba injectora deste tem o acelerador por cabo e o da audi era "electrónico")

Nesses motores para o ponto da cambota tens um buraco na caixa de velocidades , por cima,tapado com um tampão de plástico normalmente verde. Desenroscando esse tampão deve ver-se um ponto no metal da caixa e tem de se rodar o motor até aparecer um ponto coincidente no volante do motor.
Para o ponto do veio de excêntricos tem de se tirar a tampa das válvulas pois o ponto é no topo do veio,tem um rasgo que tem de ficar na horizontal ao nível da face da cabeça,até com uma chave de bocas que caiba nesse rasgo podes confirmar esse ponto,se a chave entrar está no ponto.
Na bomba injetora é um orifício redondo no carreto que tem de se alinhar com um orifício semelhante no suporte da bomba
Obrigado :)
Essa tampa sei bem a qual é, Vou ver isso...
Quanto a marca na poli das válvulas,Aquilo tem uma "marca" no veio e na "cabeça" do motor?
 
Boas, Obrigado desde ja aos 2 ;)

O motor da minha "Ex" audi 80 era o 1Z, tinha feito a distribuição, troca da junta da cabeça etc...Mas tinha tudo marcado...
Este não deve de ser o 1Z (penso eu, pois a bomba injectora deste tem o acelerador por cabo e o da audi era "electrónico")


Obrigado :)
Essa tampa sei bem a qual é, Vou ver isso...
Quanto a marca na poli das válvulas,Aquilo tem uma "marca" no veio e na "cabeça" do motor?

Não é o 1Z, é o AAZ ... Sei bem pois foi o motor que acabei de fazer swap para o meu, e mesmo de um Golf 3 GTD.

Podes até pesquisar no youtube, há quem tenha videos a explicar passo por passo de como por estes motores no ponto.

Boa sorte
 
O ponto na cames é este,como podes ver o rasgo é descentrado com o centro do veio para que a chave só entre na posição correta que é esta da imagem. Não ligues ao veio partido na imagem isso deve-se a mau manuseamento.




O ponto na caixa é este que deve coincidir com um traço ou entalhe no volante do motor

 
Bem mais uma vez obrigado :)
Ja estou com as mãos na 'massa'
Bomba injectora no ponto...
ImageUploadedByTapatalk1371137473.848475.jpg
E aqui da para ver que esta mesmo fora do ponto...
ImageUploadedByTapatalk1371137508.223829.jpg
E aqui também...
ImageUploadedByTapatalk1371137583.250896.jpg

Agora vou acertar tudo e ver se consigo por tudo direito :)
 
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Bem...Meti o motor no ponto...Ficou tudo a trabalhar bem...
Fui dar uma volta com o carro e infelizmente tive outra surpresa...Junta da cabeça queimada...Os tubos da agua estavam inchados,e quando abri o vaso de expansão via se as bolhas de ar


Acho que não vale a pena...O que vou gastar nele,arranjo outro carro para o mesmo efeito ( era para um familiar, para andar na cidade)

é pena, pois o motor puxa bem..
 
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Sendo tu a fazer, mudar uma junta custa € muito pouco!... ;)
Ja la vão +/- 2 anos que vendi a minha Audi 80(tinha 234000KM,Hoje tem 280 Mil...E ainda esta pronta para outros tantos!), Na altura estava com a cabeça queimada, Desmontei tudo, mandei rectificar a cabeça, parafusos novos etc...e ficou me na volta dos 1500 euros(estou na Suíça!)...Fora as horas que la passei, com esse dinheiro arranjo um carro parecido que faz o mesmo trabalho,e também, o antigo dono era do tais que nem sabia abrir capo :|

Edit:Provavelmente já tenho em vista um negocio para uma Audi 80 Sedan 1.9 TDI motor 1Z com 165 mil KM :) e pelo o que ele esta a pedir pelo o carro...Ficava me mais caro arranjar este...
Vou entrar em contacto amanha com o homem :)
 
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Golf 3 é aquele carro facil de fazer brincadeiras para o stance, e se esse é GTD, então deve ter muito extra engraçado que os "normais" não têm.

Se tens os conhecimentos, acho que devias seguir com o arranjo, é um motor que dá para muitas brincadeiras e até aguenta bem algum abuso. Caso desistas, podes sempre vender isso ás peças que há sempre um mercado muito abrangente que quer esses extras todos, incluindo o motor, pois estão-se a tornar mais escassos e dificeis de arranjar.

Boa sorte
 
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