Muda de visco 10w40 para 15w40

Boas.
Tenho uma dúvida a expor, já pesquisei um pouco e encontrei opiniões divergentes.

Será aconselhável mudar o óleo de um 10w40, que é o aconselhado pela marca para um 15w40?

O meu veículo conta com mais de 300 mil km, a pouco tempo atrás, começou a trabalhar um pouco mais em seco, adicionei lhe m aditivo no óleo e ficou bom, aconselharam me a mudar então para o 15w40.

Ontem começou me a trabalhar de novo em seco mas depois passou.
Sei que a alguns prós e contras.

Gostava me dessem umas luzes.

Obrigado
 
Acho um pouco grosso para os motores " modernos".... De manhã e principalmente com frio ainda vai "bater" mais....
 
Se já tiver muito consumo não vai adiantar muito por mais grosso. Até que a diferença é pouca... O bater em frio é a demora do óleo a chegar as tuches...
 
Oleo que não recomendado só piora a situação e desgaste prematuro. Mais grosso, nunca. Mais fino tambem nunca. Só o recomendado pelo motor.

O bater, tens de ver se não precisas mudar capas de biela e de cambota. Ver tambem folgas das touches.
Pelos kms, deverá ser apenas isso, e restaura o bom funcionamento do mesmo. Mudar oleo e por aditivos para esconder o problema nao resolve, e só te vai trazer desgostos a longo prazo.
Depois em vez de gastar 200€, gastas 1000€ ou mais.
 
Pois, fiquei mesmo com a sensação que é um problema que mais tarde ou cedo vou ter que amanhar. Ele com o óleo rocomendado andava a gastar 1lt aos 1000 mais ou menos coisa. Adicionei lhe o aditivo e estacou. Não consumiu mais.
Mudo de 10 e 10mil.
E não tinha visto o fórum durante o fim de semana, pois mudei-lhe para o 15w40. Vou falar com algum mecânico de confianca e verificar o prob do motor. Depois uso o recomendado.

É para além parece que tenho algum prob na parte da admissão de ar turbo tou bem fatiado
 
Pois na próxima conto já resolver o problema e voltar a viscosidade certa. Também o óleo não é muito diferente do 10w40 pela viscosidade. Pelo menos parece
 
Pois talvez. De manhã quando arrancar com ele irei notar pelo trabalhar dele. A lógica que fiz, é que para mim faz mais sentido era mudar o visco pela razão de ser um carro já com muitos quilómetros em cima. Creio que a recomendação da marca faz sentido até determinada altura. Porque não nem nunca ninguém deu a entender, que o visco é determinado por toda a vida que o motor tenha. O motor tem o desgaste que sabemos e o visco mais grosso creio que irá manter s agarrado aos componentes mais facilmente e compensar mais as deficiências do desgaste. Óbvio que não é tudo. Até porque os problemas acontecem. Verei como se comporta o motor e depois verei se é melhor mudar ou nao
 
Pois talvez. De manhã quando arrancar com ele irei notar pelo trabalhar dele. A lógica que fiz, é que para mim faz mais sentido era mudar o visco pela razão de ser um carro já com muitos quilómetros em cima. Creio que a recomendação da marca faz sentido até determinada altura. Porque não nem nunca ninguém deu a entender, que o visco é determinado por toda a vida que o motor tenha. O motor tem o desgaste que sabemos e o visco mais grosso creio que irá manter s agarrado aos componentes mais facilmente e compensar mais as deficiências do desgaste. Óbvio que não é tudo. Até porque os problemas acontecem. Verei como se comporta o motor e depois verei se é melhor mudar ou nao
Pensamento absolutamente errado.
Se o motor aceita 5w40 ou até 10w40, e porque achas que pelo desgaste, proteges melhor com 15w40, enganas te. Vai demorar muito mais a chegar em cima a frio. Mais dificuldade em manter a lubrificação nos cantos e recantos. Mais esforço do motor a frio para bombear oleo. O design interior do motor foi concebido para um calibre. E tu alteras o calibre.

Basicamente, notes ou não no dia a dia, vai é dar uma morte confortavel.
É como o familiar que diz ao medico para administrar uma droga ao doente, para este poder morrer suavemente.

Trata de reparar o que o motor precisa, e não de o matar de vez.
Até porque se for apenas capas de bielas e afins, touches, não vais ir a falência por isso.
Agora esquece este meu concelho, caso pretendas vender o carro em breve...
 
Não pretendo vender o carro. Gosto dele e quero obviamente estima-lo . Creio que as razões que metes em causa possam ser discutíveis.
Vamos por partes não é que queira fazer finca pé ou algo do género.
Estamos num fórum e algo construívo é sempre bom. Não sou mecânico, sou um leigo. Mas sigo uma lógica, os mecânicos têm a sua e também erram.
O motor pelo princípio que perde óleo é porque este é fino de mais para se segurar neste. Com o 10w40 como disse ele fugia do motor. 1000km 1lt mais coisa menos coisa. Se inserir-se 5w40 provavelmente perderia mais, e a viscosidade não seria o suficiente consistente para suportar a fricção dos componentes dando mais desgaste. Mesmo com o 10w40 havia fases em que o óleo faltava. Nessas fases aquela altura de falta, creio que é fatal ao motor, pois vai haver falta de óleo em algum lado, ajudando ao desgaste. O óleo que meti 15w40 não é muito diferente a nível de viscosidade pelo reparei. A razão porque têm capa biela ou alguma tuche gripada, não foi por ter mudado o óleo. Foi por provavelmente com a qualidade de óleo, pelas vezes que tenha trabalhado em seco somando os quilómetros que tem e ainda o tratamento que tenha tido na mão de outros proprietários, ;(. Obviamente que agora que o componente foi se, tenho de o substituir. Não a outra solução senão essa.
 
Last edited:
Capas de biela,, é por causa do uso, nao da muda de oleo. O resto tambem: uso.
Importante é o óleo chegar onde deve, quando deve, e não ficar onde pretendes o maximo de tempo.

Na maioria dos casos, capas, touches, e fugas pelo turbo.
No mais critico, segmentos.
Há que reparar se é para ficar.
Senão, é pôr patins no carro.
 
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