Quanto ao sistema lava-farois parece-me estranho uma vez que numa anterior discussao que tive sobre o tema foram referenciados carros equipados com xenon de origem e sem o dito sistema.
Quanto as lampadas o que e que entendes por homologaçao original, obriga-te a ter lampadas de halogenio ou tem de ser lampadas H1, H4 ou H7?
A mim parece-me mais que so fosse esse o caso teria mais logica nao poderes alterar o tipo de lampada (H) e nunca se a lampada e de halogenio, xenon, ou de outra merd@ qualquer
Ja levei 3 carros diferentes a IPO diferentes e em nenhum tive stress e isto de à 4 anos para cá.
Como já referi perguntei aos inspectores se havia stress e responderam-me que não, aquilo que a lei obriga é a luz ser branca ou amarela e ao consultar o site da DGV sobre a legislaçao aplicar foi o que verifiquei.
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/portaria_851_94.pdf
-Artigo 5
-Artigo 26
Quanto a homologaçao europeia nao posso responder sobre isso por desconhecimento de causa, mas o que me apontaram para a obrigatoriedade dos lava-farois foi no caso dos paise nordicos onde a queda de neve e frequente como o xenon nao tem produção de calor quase nenhuma e a sua luz e muito clara, nao consegue penetrar atraves da neve que se acumula nos farois com o carro em andamento.
Esta foi uma explicaçao que me deram que nao deixa de ter logica.
Mais se considerarmos a alteraçao de halogeneo para xenon uma alteraçao das caracteristicaas do veiculo então imagina o que pode ser considerado:
-Luzes interiores em LED (para nao falar nos minimos, stops, etc)
-Estofos em pele
-Jantes
-Manetes
-Etc, Etc.