Novamente Filtro de Partículas A3 1.6 TDI 2019

Não fiques assustado eu tenho um com 250 mil km com muitas muitas regenerações interrompidas que a minha mulher interrompe por impossibilidade superveniente de as concluir no momento e o FAP nunca nos deu qualquer problema. Nesses dias simplesmente quando se vem para casa, em segurança quanto a velocidade, mas a rotação maior na ordem das 2000rpm ele conclui bem a regeneração interrompida e tá feito. E se achar adequado com muitas interrupções substitu o óleo com menos km para não propiciar aqueles outros problemas. Uma outra estratégia é se ele está a fazer regeneração se estacionares e o colocares por volta das 2000 rpm em volta de 5/10 minutos ele conclui e não é por chegares 5min atrasado ao trabalho ou até porque podias ter vindo ou cehgado 5 ou 10 minutos mais cedo. Outra estratégia é ao fim de semana, vais dar uma volta por uma estrada boa a mais de 1500rpm ai volta de 1 hora ele irá em principio se precisar fazer regenerações e mais dificilmente vais o apanhar a fazer regenerações naqueles dias de semana, etc etc. E mesmo que o FAP um dia te começe mesmo a andar saturado, podes fazer uma regeneração forçada com um programa de diagnóstico. Se mesmo assim não ficar bom, podes colocar um produto especifico dentro do FAP com acesso pela sonda lambda. Se mesmo assim não resultar podes ir a uma empresa especializada e eles limpam-te o FAP, e como já há várias empresas, os preços são mais concorrenciais. No limite dos limites podes ter de substítuir o FAP. Pois, remover o FAP é ilegal, se fores apanhado vais ter de pagar uma bela multa e o carro pode ficar apreendido até estar conforme, logo irá ficar mais caro!
 
@SrgCrv tal como já foi dito pelos colegas, não há necessidade de se preocupar tanto.

Os carros já estão preparados para andar a interromper regenerações. Se der para continuar ótimo. Se não der, fica para uma próxima.

A questão do gasóleo no óleo já não é tão comum nos modelos atuais. Aliás, esse é um problema mais popular/conhecido no grupo PSA.

O ideal é evitar interromper as regenerações mas se não der, ele retoma na vez seguinte.

Duas dicas: tentar andar sempre com o motor em torno das 2.000rpm (ajuda a ganhar mais temperatura e é mais saudável de forma em geral) e reduzir as trocar de óleo para intervalos de 10.000km ou 1 ano!
 
@SrgCrv tal como já foi dito pelos colegas, não há necessidade de se preocupar tanto.

Os carros já estão preparados para andar a interromper regenerações. Se der para continuar ótimo. Se não der, fica para uma próxima.

A questão do gasóleo no óleo já não é tão comum nos modelos atuais. Aliás, esse é um problema mais popular/conhecido no grupo PSA.

O ideal é evitar interromper as regenerações mas se não der, ele retoma na vez seguinte.

Duas dicas: tentar andar sempre com o motor em torno das 2.000rpm (ajuda a ganhar mais temperatura e é mais saudável de forma em geral) e reduzir as trocar de óleo para intervalos de 10.000km ou 1 ano!
Sim senhora fiquei mais descansado com os vossos esclarecimentos
 
Boas, comprei a 15 dias um audi A3 30 1.6 TDI de 2019, tenho uma dúvida em relação a regeneração/filtro de partículas que é a seguinte (já procurei no manual, YouTube e Google, mas prefiro a opinião de quem realmente percebe e tem os carros). Eu faço 4x por dia cerca de 8km estrada nacional (60 a 90km por hora), quando chego ao trabalho e noto que ele está a fazer a regeneração (rotação mais alta, consumos, ventoinhas a trabalhar) não posso estar a ir dar mais uma “voltinha” caso interrompa esse ciclo pode haver algum problema? É que nunca tive um carro com filtro de partículas é a primeira vez sei que se fizer AE ele automaticamente faz sem problema, pelo que dizem, mas não faço AE todas as semanas.

Desculpem mais uma vez voltar a este tema, mas nem a pessoa que me vendeu o carro me sabe explicar ao certo isto
Depois de ter o motor a 90 graus deve fazer cerca de 15 minutos de condução com a rotação superior a 2300 rpm, por exemplo em 3 velocidade a cerca de 80 km hora, é o ideal, só assim é que consegue fazer a limpeza do filtro de partículas. Saliento que só deve fazer isso após o motor estar a 90 graus.
 
Boas, comprei a 15 dias um audi A3 30 1.6 TDI de 2019, tenho uma dúvida em relação a regeneração/filtro de partículas que é a seguinte (já procurei no manual, YouTube e Google, mas prefiro a opinião de quem realmente percebe e tem os carros). Eu faço 4x por dia cerca de 8km estrada nacional (60 a 90km por hora), quando chego ao trabalho e noto que ele está a fazer a regeneração (rotação mais alta, consumos, ventoinhas a trabalhar) não posso estar a ir dar mais uma “voltinha” caso interrompa esse ciclo pode haver algum problema? É que nunca tive um carro com filtro de partículas é a primeira vez sei que se fizer AE ele automaticamente faz sem problema, pelo que dizem, mas não faço AE todas as semanas.

Desculpem mais uma vez voltar a este tema, mas nem a pessoa que me vendeu o carro me sabe explicar ao certo isto
Basicamente, estás lixadissimo. Um diesel moderno não serve para essa utilização. Nem tão pouco poupas nada em combustível só por ser diesel. 8kms, o carro quase nem aquece. E por isso mesmo só começa a regenerar depois de aquecer o suficiente. O problema é que chegando a hora, já tu chegaste ao destino. Havias de ter optado por um a gasolina.
Agora ou remover a FAP, ou mudas de estratégia de condução.
 
SrgCrv, não é puxar nada pelo motor, ele aguenta perfeitamente, está preparado para regimes de 6000 RPM sem danos! (LEIA O LIVRO DE INSTRUÇÕES DO SEU CARRO - RUBRICA FILTRO DE PARTÍCULAS).
Tenho um A1 1.6 TDI de 116 CV que está a ser usado pela minha esposa para fazer 5,5 KMS por dia e tenho de fazer isso sempre que noto o ralenti mais alto e durante cerca de 15 dias não volta a fazer.
Já agora fica aqui a informação para quem é pseudo mecânico:
Os automóveis mais recentes a gasolina também têm esse problema, pese embora mais espaçado devido a aquecerem mais rápido e terem rotações mais altas.
Resumindo, devido á condução em curtos percursos e em baixas rotações, as partículas acumulam-se no filtro sem serem queimadas / braseadas o que provoca o entupimento do filtro, por isso existe a necessidade, após o motor estar a 90 graus, em que todo o conjunto de motor, escape e gases estão mais quentes fazer 15 minutos aproximadamente de condução contínua acima das 2300 RPM (para ter pressão suficiente de gases de escape que consigam, além de queimar, desentupir o filtro).
Cumprimentos.
 
Acho que é mais que opiniões, mas sim senso comum quase.
Um motor tem a temperatura de serviço 90°.
Demora 4 ou 5 km's a atingir essa temperatura em condições normais. Nessa temperatura é que os componentes e lubrificantes se encontram na plenitude das funções.
Se fazes um trajeto de 8km's significa que mais de metade da utilização desse carro significará num maior desgaste das peças, motor, etc.
Um A3 para ter essa utilização e um desperdício.
Mas cada um sabe da sua carteira. A Audi agradece. Coitado é do gajo que for comprar esse carro depois.
 
Last edited:
Sempre podes fazer uma limpeza profunda quando começar a dar problemas, custa a volta de 150 euros se nao me engano. Ou entao como ja disseram, remover. A ultima vez que me interessei por isso, vi valores a cerca de 350-400 euros, mas ja nao estou a par dos preços.
A mim pediram-me 600€. Retirar miolo do FAP, anular EGR e a consequente repro por causa da ausência de FAP.
Quando o FAP berrar logo penso nisso. Enquanto der vou andando, já volai com 240mil e nem sequer acede luz.
 
Já estou a ver que isto há opiniões de todos os géneros mas atenção que eu não faço só essas ditas viagens de 8km
Só porque a malta gosta de dramatizar o que não precisa de ser dramatizado. Os cuidados a ter já foram explicados. Tu já disseste que fazes outro tipo de viagens para além das curtas, portanto não há com que preocupar.

Os carros são para usar. Fazer viagens curtas com um diesel é mau, é daí? É o dia-a-dia dos carros que andam por Lisboa. Além disso, cada vez mais se usa óleo 0wX portanto a lubrificação a frio está sempre garantida.

Se te tranquilizar, tenho na família um Mercedes c220d de 2019 comprado novo. O dia-a-dia daquele carro são duas viagens de 6km para cada lado no meio de cidade. Está com 37.000km e nunca acendeu a luz do Fap. A regra é sempre a mesma. Se chegar a casa a regenerar e houver tempo, lá se vai passear o bicho. Se não, fica para o dia a seguir. Pelo meio há umas viagens maiores mas nada significativo.

Moral da história, aproveita o carro e faz o dinheiro gasto, render!
 
Back
Top