Pois e, aqui na Holanda o novo sistema de imposto auto ainda nao saiu e ja esta instaurada a polemica, o mesmo esta previsto para 20012.
O imposto actual de veiculos na holanda e cobrado pelo peso do carro e conforme a zona onde reside, actualmente estes impostos sao elevadissimos mas justificam-se pela ausencia de portagens nas auto-estradas e pela excelente manutencao de troda a rede viaria holandesa e todo o seu equipamento, quer de vigilancia quer de assistencia.
Por exemplo para terem uma ideia de como e actualmente, no caso da minha VW Passat:
Passat b5 Variant 1.8
Gasolina ---------------------------------- 150 euros por cada 3 meses
GPL (g3 - que e o meu caso)------ 210 euros por cada 3 meses
GPL (sistema convencional) -------- 290 euros por cada 3 meses
Diesel ------------------------------------- 340 euros por cada 3 meses
Isto sao valores aproximados e nao exactos.
O novo sistema visa a cobrar ao quilometro e trata-se de um sistema HIi-tech com contolo por gps,
tal sistema fez estourar a polemica porque o veiculo vai ser controlado em tempo real permitindo saber onde se encontra o veiculo, pois assim existe uma total perda de privacidade. Nao se sabe se em caso de roubo se podera ser utilizado para a deteccao do veiculo, se vao cobrar os quilometros feitos no estrangeiro, etc.
O que se sabe e que o proprietario do veiculo tera de comprar o equipamento do seu bolso, que sera cobrado no primeiro ano uma tarifa de 3 centimos por quilometro e a partir do 2o ano 6 centimos por quilometro, motociclos serao isentos deste sistema a priori continuando a pagar no actual sistema, ora eu faco cerca de 90 km por dia o que da no primeiro ano 2,70 eur por dia e no ano seguinte dara 5.40 euros por dia.
Isto vai compensar quem tem mais de 2 carros e para quem tinha carros a diesel e faz poucos quilometros.
Agora se a moda pega e chega a portugal mesmo que com valores mais baixos ui ui...
O imposto actual de veiculos na holanda e cobrado pelo peso do carro e conforme a zona onde reside, actualmente estes impostos sao elevadissimos mas justificam-se pela ausencia de portagens nas auto-estradas e pela excelente manutencao de troda a rede viaria holandesa e todo o seu equipamento, quer de vigilancia quer de assistencia.
Por exemplo para terem uma ideia de como e actualmente, no caso da minha VW Passat:
Passat b5 Variant 1.8
Gasolina ---------------------------------- 150 euros por cada 3 meses
GPL (g3 - que e o meu caso)------ 210 euros por cada 3 meses
GPL (sistema convencional) -------- 290 euros por cada 3 meses
Diesel ------------------------------------- 340 euros por cada 3 meses
Isto sao valores aproximados e nao exactos.
O novo sistema visa a cobrar ao quilometro e trata-se de um sistema HIi-tech com contolo por gps,
tal sistema fez estourar a polemica porque o veiculo vai ser controlado em tempo real permitindo saber onde se encontra o veiculo, pois assim existe uma total perda de privacidade. Nao se sabe se em caso de roubo se podera ser utilizado para a deteccao do veiculo, se vao cobrar os quilometros feitos no estrangeiro, etc.
O que se sabe e que o proprietario do veiculo tera de comprar o equipamento do seu bolso, que sera cobrado no primeiro ano uma tarifa de 3 centimos por quilometro e a partir do 2o ano 6 centimos por quilometro, motociclos serao isentos deste sistema a priori continuando a pagar no actual sistema, ora eu faco cerca de 90 km por dia o que da no primeiro ano 2,70 eur por dia e no ano seguinte dara 5.40 euros por dia.
Isto vai compensar quem tem mais de 2 carros e para quem tinha carros a diesel e faz poucos quilometros.
Agora se a moda pega e chega a portugal mesmo que com valores mais baixos ui ui...