Zurzica,
O ET ou offset de uma jante é a distância que vai do meio da jante à zona que encosta no prato.
Podes ver aqui 2 explicações:
Wheel Offset Explained | Wheel Offset Guide | Discount Tire
What is a wheel offset explained
Para além do diâmetro e largura de uma jante, esta medida é muito importante quando se escolhe uma jante e pode variar muito de modelo para modelo. De modo simplista, quanto menor for o ET mais a jante fica para fora/mais à face do carro. Quanto maior mais a jante fica para dentro da cava da roda.
A título de curiosidade e para o caso do Q5, as jantes que vêm de origem são nas seguintes medidas:
17x8 ET39
18x8 ET39
19x8 ET39
20x8,5 ET33
Pessoalmente acho que têm um ET demasiado alto e são demasiado estreitas para este modelo, pelo que sou adepto das jantes dos modelos A5, A7, A8 por exemplo que por norma são mais favoráveis na largura e no ET, no que diz respeito a ajudar a jante ficar mais para fora.
Só a título de exemplo quando fiz a minha 1ª alteração de jantes passei de 19x8ET39 para 19x8 ET29. Esta pequena alteração de ET (no caso 10mm), permitiu que cada roda ficasse 1cm mais para fora, o que na prática me fez ganhar 2cm na largura de eixo. Notei uma diferença abismal para melhor na estabilidade do carro.
Quanto à jante a escolher, quanto maior melhor fica é certo, mas como já disse anteriormente, para quem tem 17 ou 18 no Q5 o ideal é mudar pelo menos para 19', já que por certo terá essa medida no DU e o custo dos pneus é equiparado, pois de 17 a 19 a medida homologada é sempre 235mm de largura. A partir de 20' é que as coisas começam a subir de preço, pois já temos que saltar para pneus 255mm de largura, no caso 20/45/255.
O ET ou offset de uma jante é a distância que vai do meio da jante à zona que encosta no prato.
Podes ver aqui 2 explicações:
Wheel Offset Explained | Wheel Offset Guide | Discount Tire
What is a wheel offset explained
Para além do diâmetro e largura de uma jante, esta medida é muito importante quando se escolhe uma jante e pode variar muito de modelo para modelo. De modo simplista, quanto menor for o ET mais a jante fica para fora/mais à face do carro. Quanto maior mais a jante fica para dentro da cava da roda.
A título de curiosidade e para o caso do Q5, as jantes que vêm de origem são nas seguintes medidas:
17x8 ET39
18x8 ET39
19x8 ET39
20x8,5 ET33
Pessoalmente acho que têm um ET demasiado alto e são demasiado estreitas para este modelo, pelo que sou adepto das jantes dos modelos A5, A7, A8 por exemplo que por norma são mais favoráveis na largura e no ET, no que diz respeito a ajudar a jante ficar mais para fora.
Só a título de exemplo quando fiz a minha 1ª alteração de jantes passei de 19x8ET39 para 19x8 ET29. Esta pequena alteração de ET (no caso 10mm), permitiu que cada roda ficasse 1cm mais para fora, o que na prática me fez ganhar 2cm na largura de eixo. Notei uma diferença abismal para melhor na estabilidade do carro.
Quanto à jante a escolher, quanto maior melhor fica é certo, mas como já disse anteriormente, para quem tem 17 ou 18 no Q5 o ideal é mudar pelo menos para 19', já que por certo terá essa medida no DU e o custo dos pneus é equiparado, pois de 17 a 19 a medida homologada é sempre 235mm de largura. A partir de 20' é que as coisas começam a subir de preço, pois já temos que saltar para pneus 255mm de largura, no caso 20/45/255.